sexta-feira, 28 de maio de 2010

Terrenos baldios e calçadas se transformam em depósito de lixo

Em Esteio os pedestres caminham no meio da rua por causa do lixo no passeio público

O Clíck indiscreto do dia-a-dia desde janeiro de 2009 , veja no blog: HTTP://esteiodobrasil.blogspot.com/ vem comentando sobre a inexistência de gestão de resíduos no Município de Esteio. O lixo é descartado na via pública ou em terrenos baldios e também pode se ver que os contêiner metálicos estacionários são colocados em cima do passeio público, em prejuízo do pedestre.

O lixo, na maioria das vezes, é jogado na via pública e algumas caçambas ou contêineres ficam vários dias com lixo acima do limite permitido na legislação, sem que se tenha sido tomadas as devidas providências para a sua retirada. A própria prefeitura de Esteio para evitar que o lixo seja  descartado na via pública, está (inutilmente) obstruindo as calçadas com toneladas de aterro. Algo está errado, ou não? Falta ou não gestão de resíduos em Esteio? Olhe as fotos e tirem suas próprias conclusões.

Vários  terrenos baldios, sem muros, abandonados, se transformam em depósitos de lixo no Município de Esteio. A equipe do Clíck indiscreto foi às ruas e encontrou alguns exemplos na zona central da cidade. Um transtorno para quem tem, ao lado de casa, um lixão como vizinho. É horrível porque nas casas tem rato, barata, tudo quanto é inseto!

Em Esteio a lei municipal é desrespeitada. Os terrenos baldios também deveriam estar limpos e toda área cercada ou muranda. Na maioria das ruas o lixo ocupa o que seria o passeio público. As pessoas que depositam o lixo aproveitam as áreas vazias, e as mais prejudicadas, na ausência do poder público, são as que moram em residências ao lado..

Esgoto a céu aberto em vila popular de Esteio

O descaso da prefeitura e a ausência de saneamento básico em uma vila popular de Esteio, afeta a vida dos moradores que não agüentam mais o mau cheiro, ratos, mosquitos e o perigo a que são expostas as crianças que passam pelo local.

Não é de hoje que o esgoto a céu aberto, localizado em frente às residências de uma vila popular esteiense está expondo ao risco de doenças, crianças, adolescentes, adultos e idosos que moram nas redondezas.

O mau cheiro do esgoto a céu aberto e o acúmulo de lixo que está ocorrendo ao lado do esgoto tem revoltado os moradores. A situação foi constatada pelo Clíck indiscreto do dia-a-dia em 2009, pedindo providências urgentemente, mas até hoje (maio de 2010) os órgãos responsáveis - prefeitura, secretaria de obras e meio ambiente de Esteio - não tomaram providência. Nenhuma atitude concreta foi realizada até o momento.

O esgoto a céu aberto em Esteio é uma falta de respeito e consideração com os moradores. Eles esperam que os responsáveis possam solucionar o problema, o mais rápido possível, para que não afete mais ainda suas vidas e o meio ambiente.

Lixo eletrônico descartado em local inadequado em Esteio

Descartado na via pública, em um terreno baldio defronte a escola Eva Karnal os eletrônicos poderão prejudicar o meio ambiente, porque são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez que foram descartados de forma incorreta, em local que não é apropriado tornam-se problema de maior gravidade.

O Clíck indiscreto do dia-a-dia aborda a questão do lixo eletrônico descartado no passeio público defronte a Escola Municipal Eva Karnal Johann, assunto que vem preocupando cada dia mais à comunidade que reside no bairro, trabalha ou estuda na escola e coloca em risco as crianças que transitam pelo local. É preciso alertar as autoridades municipais e, principalmente a população para o cuidado na hora de descartar esse tipo de material no meio ambiente.

Muitos esteienses desconhecem o impacto dos resíduos eletrônicos formado por artigos eletrônicos que não podem mais ser utilizados, como  televisores, notebooks,  computadores (PCs),  impressoras, câmaras  digitais, celulares , MP3 player, microondas, geladeiras, entre outros  que são descartados em Esteio.  A prefeitura, pelo que parece, não sabe que medidas podem  ser  tomadas para prevenir o descarte clandestino, na via pública, dos eletrônicos usados.

Alguns aparelhos eletrônicos que não têm mais serventia estão sendo descartados junto com outros lixos comuns na via pública defronte a escola. No local, aos poucos está se formando um novo lixão.

Segundo os maiores especialistas o lixo eletrônico descartado em local inadequado causa sérios danos ao meio ambiente devido à grande quantidade de metais pesados, como: alumínio, arsênio, cádmio, cobre, mercúrio, cromo, níquel, prata, manganês, bário zinco, chumbo, titânio e esses metais, ao serem jogados na via pública, vão se deteriorando com o passar do tempo, levando à contaminação do solo, rios e lençóis freáticos, causando sérios danos a saúde pública através da contaminação dos alimentos, da água e do ar.

(Fotos capturadas em Esteio, quarta-feira, dia 26 de maio de 2010)

sábado, 22 de maio de 2010

A propaganda é boa, mas na prática...

Moradores  do bairro Votorantin continuam reclamando da situação de calamidade da rua Bruno Sperb 

Desde que postamos no Clíck indiscreto do dia-a-dia (06/05/2010) as fotos do descaso da Prefeitura de Esteio com os moradores da rua Bruno Sperb, bairro Votorantin, a máquina da secretaria de obras já passou duas vezes na referida rua, mas parece que eles combinam com São Pedro, a máquina passa e no mesmo dia volta a chover. Como simplesmente passam a máquina e não colocam saibro ou brita (dizem que não tem), vocês podem adivinhar como fica o estado da rua.

Morador do bairro Votorantin, que não deseja ser identificado, acompanha as postagens deste blog cidadão e remeteu via e-mail um folheto da campanha eleitoral de 2008 em Esteio, onde está claramente prometido, pelos candidatos Gilmar e Costelinha (prefeito e vice, respectivamente), a solução do problema da rua. Pelo jeito, que anda a atual administração, até agora tudo ficou só na promessa dos políticos.

Veja o folheto enviado por um morador do bairro Votorantin em Esteio:
Leia o que diz o folheto de propaganda eleitoral
eleições municipais 2008:
 
“COMPROMISSOS: A rua Bruno Sperb, entre outras, será regularizada e receberá nova pavimentação, oferecendo melhores condições para o tráfego de pedestres e veículos...”

Para ampliar o texto basta clicar o cursor do mouse em cima da foto.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A população não tem tempo de sentir "saudades" de um buraco e já aparece outro.

Os buracos da Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, em frente ao número 150 estão de volta, apenas poucos dias depois de terem sido fechados.

A buraqueira na maioria das ruas da cidade atrapalha o trânsito de veículos e pedestres. Muitos trechos asfaltados estão prestes a ceder, mas entre os que voltaram a ser problema para  motoristas e pedestres está um buraco muito bem localizado, exatamente em frente ao Paço Municipal Clodovino Soares, sede do governo de Esteio.

Vamos combinar que ele (o buraco) ainda  é  muito pequeno, está em fase de crescimento, mas  representa a situação em que se encontram a maioria das ruas do Município. Os buracos nas ruas e avenidas em Esteio são um problema freqüente para a população.

A maioria das ruas está em péssimas condições, com  buracos, valetas, crateras, entulhos e áreas de terra. Os motoristas precisam ter muita perícia e paciência ao volante para circular pela cidade, mesmo assim a buraqueira ainda danifica os veículos.

Infelizmente grande parte da população aceita tudo sem reclamação. Muitos já chegaram à conclusão de que é melhor não protestar em frente da prefeitura para não cair nos buracos que lá estão.

Posto de saúde abandonado pela Prefeitura de Esteio

O posto de saúde do Bairro São José (antiga Vila Cruzeiro) está abandonado, vândalos estão destruindo e furtando o que sobrou. Moradores querem saber por que a Prefeitura de Esteio abandonou o prédio?

Moradores do Bairro São José em Esteio reclamam do fechamento do posto de saúde da Cruzeiro, Rua Ortêncio Guilermino, 52, (antiga Vila Cruzeiro). O posto realizava satisfatoriamente os atendimentos em um prédio com amplas e modernas instalações. Segundo alguns moradores do bairro o prédio ainda está completamente abandonado. Vândalos quebraram a maioria dos vidros,  pixaram as paredes, os ladrões furtaram, entre outras coisas, as postas internas, alguns móveis e divisórias. O portão de ferro ficou vários meses caído no passeio público, agora desapareceu.


O posto de saúde da Cruzeiro não tem a menor condição de funcionamento e a comunidade está sem atendimento médico naquele local. Em 2008, funcionários do posto foram orientados a informar os usuários que o prédio sofreria algumas reformas e ampliação, mas que em breve (em uma semana) voltaria as atividades normais, o que até hoje (maio de 2010) ainda não aconteceu. Os funcionários desapareceram, logo depois vândalos tomaram conta da área . 


A irresponsabilidade da Secrtetaria Municipal de Saúde com o dinheiro público poderá ser constatada no material de consumo, sem ser utilizado e que está abandonado no prédio. A população prejudicada reclama do descaso com que a Prefeitura de Esteio tem tratado a comunidade e pede solução urgente para o problema.