As apresentações dos Vovôs Alegres de Esteio adotam um estilo musical leve e alegre, isso traz saúde, bom humor e alegria de viver.
Recentemente os Vovôs Alegres lançaram o segundo Cd do grupo com a participação dos músicos e cantores; Reni Camargo, Luiz Carlos Soares de Jesus, Carlos Helfensteller, Ivo Somavilla e Artur Pereira. O novo Cd “Recordar é Viver” não está à venda, segundo Carlos a gravação é dedicada aos familiares e amigos. O grupo musical há muito tempo se tornou um dos líderes em popularidade na região metropolitana. Os músicos, apesar de terem uma média de 70 anos, não faltam seus compromissos com o público e não cobram pelas apresentações locais. “Quando temos que viajar para alguma apresentação só cobramos o custo do deslocamento e a diária de hospedagem”, disse Carlos. Eles transmitem energia, atuando sempre com muito entusiasmo e vigor, cativando os fãs graças à simplicidade e sinceridade dos integrantes. Ao mesmo tempo, ninguém, pode pôr em dúvida o profissionalismo com que se enquadram no mundo musical. São músicos experientes e tocam por prazer. Estamos convencidos de que Os Vovôs Alegres é um grupo musical da “velha guarda” bem sucedido.
Na capa do novo Cd os Vovôs Alegres Reni, Luiz , Carlos, Ivo e Artur |
Várias pessoas que assistiram as inúmeras apresentações do grupo têm a certeza absoluta de que se trata de amigos bem sucedidos porque fazem exatamente o que gostam. O mais importante é que os Vovôs Alegres sejam encarados sob um prisma bem diferente. Todos são artistas amadores e quem já assistiu suas apresentações não pode dizer que eles são um grupo exclusivo de músicas antigas, sertanejas ou folclóricas gaúcha, pelo que o repertório dos bons velhinhos é muito mais vasto. Em suas apresentações eles tocam de tudo um pouco, interpretam um leque de temas musicais que são do agrado da maioria, principalmente dos “jovens” da terceira idade.
O grupo é dirigido pelo mais idoso Carlos Heifensteller, 87 anos, ao contrário de Ivo Somavilla o mais novo com 58 anos. Os ensaios são realizados antes das apresentações em estúdio acústico próprio na Avenida Presidente Vargas, centro de Esteio.
O início: Euclídes Roxo no acordeon e Carlos Heifensteller no violão. |
Carlos Heifensteller ( o Carlão), compositor, músico e cantor, conhecido no meio musical, carinhosamente por Carlão, começou sua carreira de instrumentista de forma precoce. Em 1932, já tocava música sopro e cantava no coral da escola. Depois foi envolvido pelo trabalho, constituiu família e abandonou o meio musical. Carlos se aposentou aos 48 anos e dois anos depois decidiu aprender a tocar violão. Em 1958, quando seu amigo Euclides Roxo (falecido) fundou um grupo musical, ele participou com muitos outros músicos, em um excesso de confiança em suas possibilidades, Carlos fez seu “rentrée” no cenário musical esteiense em 2008 com a criação da nova composição do grupo “Os Vovôs Alegres”, com uma série de apresentações em que despontou como gênero musical variado e contagiante, dos velhos e deliciosos bons tempos. O grupo sempre foi composto por músicos experientes, entre eles destacamos; Euclides Roxo, Manoel e Ironi Azevedo, já falecidos, que sempre se dedicaram a composição e execução de muitas músicas antigas e algumas modernas, sempre para animar e agradar o pessoal da velha guarda.
A nova composição do grupo Os Vovôs Alegres cantam e tocam juntos há vários anos em asilos, casas geriátricas, igrejas, clubes, festas populares, feiras e bailes. O público gostou dos vovôs alegres, tendo lhes surgido então à possibilidade de fazer apresentações por toda região.
Segundo especialistas, atualmente qualquer gênero da arte musical carece de individualidade invulgar, mas, o êxito dos Vovôs de Esteio se deve a não ter um estilo específico.Eles também têm algo extraordinário, vivem divulgando a música em instituições beneficentes e filantrópicas, por isso são vencedores e com o sucesso levam gratuitamente um pouco de alegria e felicidade a todos.
O Grupo Vovôs Alegres continua atuando em toda região do vale dos sinos, animando eventos e conseguindo criar uma expectativa em torno deste nome, ou mesmo em torno dos próprios componentes, pois o público gosta de ver os músicos animando eventos por esse Rio Grande afora.
Os Vovôs Alegres levam alegria e ensinam a viver |
Segundo Carlos, um dos representantes do grupo, Os vovôs se preocupam em manter e levar ao público, uma proposta de músicas antigas, levando cultura, aprimorando, desenvolvendo e inovando sem perder as raízes do Rio Grande do Sul, principalmente para provar que possuem características maravilhosas, desde suas apresentações onde sempre passam alegria e bom humor ao publico de forma muito comunicativa. Eles sempre transmitem energia positiva a quem assiste as apresentações, mas a característica mais importante do grupo é manter boa qualidade de vida onde mesmo fora dos palcos, eles mantém amizade sincera, em um alto nível de relacionamento.
Vale lembrar que Carlos Heifensteller foi o fundador da tradicional empresa Refrigeração São Carlos, em 1958. Atualmente a empresa é propriedade do seu filho Sérgio. A São Carlos Thermal Systemé a única empresa nacional no seu segmento de atuação com as certificações de qualidade ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Carlos é casado há 64 anos com Neci com quem teve dois filhos; Sérgio (casado com Dione) e Sonia (casada com Gilberto), cinco netos (Daniel, Vanessa, Roger, Leonardo e Adriano) e um bisneto (Pedro).
"Recordar é Viver": o novo CD dos Vovôs Alegres de Esteio
Músicas do novo Cd:
História da Minha Vida – Carlos;
Tempo dos Carretões – Carlos;
Vida de Gaúcho – Desconhecido;
Saudades, tenho saudades – Leonildo Krey;
Veio Pai - Tonico e Tinoco;
Chão de Goiás – Raul Torres;
Cana Verde - Tonico e Tinoco;
Faz um ano – Tonico e Tinoco;
Cancioneiros das coxilhas – Os Serranos;
As mocinhas da cidade – Nhô Belarmino;
Que linda Morena – Autor Desconhecido;
Luar do Sertão – Catulo Cearense e
Graças dou por esta vida – Hilário Luterano.
Para contato com o grupo de músicos que encantam o público com apresentações em eventos, anote os telefones:(51) 3473-5827(Artur) ou (51) 3473-6766 (Carlos). “Não carregamos tristeza; transmitimos só alegria; se gostaram, nos convidem; que voltamos outro dia”, trecho da música “Tempo dos Carretões” de autoria do compositor Carlão.
Artur Pereira: o vovô alegre alegre que é vocalista, toca acordeon e violão |
Arquivo 2001:
Os Vovôs Alegres de Esteio fazem sucesso
Com o lema: Levar alegria a todas as pessoas, em especial as da boa idade, o Conjunto musical Vovôs Alegres está conquistando o coração de todos na Grande Porto Alegre. Fundado em 1984 o conjunto é formado pelos jovens vovôs: Carlos Helfensteller, Renaltino Prass, Reni Camargo, Manoel Osório Campos e Gildo Cardoso, que trazem alegria, descontração e entretenimento, alegrando aniversários, festa colegiais, bailes de terceira idade, igrejas, asilos e muitos outros eventos sociais. O talento da “moçada” e a alegria contagiante fazem o sucesso de todas as suas apresentações.
Para contato com a gurizada da foto acima ligue para os fones: 473-6766, 473-8648 e 458-6746.
(Publicado na Revista Popular - outubro de 2001)
Nenhum comentário:
Postar um comentário