sexta-feira, 4 de julho de 2014

O difícil cumprimento da lei

Quando o povo  não gosta da lei, até é compreensível, mas o sacerdote rejeitar a lei do Senhor é a instalação do falso profeta no lugar santo. A lei estabelece limites e disciplina ao grupo. A lei não privilegia classe social ou cultural, contudo o ser humano ama privilégios e regalias especiais.


                                                                                                                         José Mazzarollo

   A lei é o instrumento de ordem indispensável a todas as instituições. Sem lei não há família, nem governo e muito menos igreja. A tentação de burlar a lei impera em todos os segmentos, portanto a culpa não é das instituições, mas está no coração do homem e seu desejo nato de desobedecer.  Pesadas multas e detenção, são instrumentos que os governos tentam aplicar para coibir a proliferação dos desobedientes.  A transgressão da lei divina leva ao pecado e o pecado causa a morte espiritual. Desde os passado, quando o mundo era bem  mais obediente os profetas clamavam:.  “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu, te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus. também eu me esquecerei dos teus filhos” (Os 6.4).

José Mazzarollo
  Quando o povo  não gosta da lei, até é compreensível, mas o sacerdote rejeitar a lei do Senhor é a instalação do falso profeta no lugar santo. A lei estabelece limites e disciplina ao grupo. A lei não privilegia classe social ou cultural, contudo o ser humano ama privilégios e regalias especiais.  Por isso a lei deve ser aplicada com imparcialidade par estabelecer a verdadeira justiça. No entanto o sacerdote movido  pelas amizades e interesses terrenos abandonou a lei do Senhor, tornou-se mais amigo dos amigos do que amigo da lei.

  Vivemos a geração  que clama por plena liberdade de ação, um fazer o que se quer, e ai daqueles que desejarem conter os ímpetos desenfreados da multidão. Os governos multiplicam leis, muito mais para favorecer direitos do que para responsabilizar deveres. O mundo espiritual anda em conformidade  com o mesmo ditado. Já que a lei de Deus não pode alterada, pois as  tábuas de pedra são eternas, então surgiram no meio religioso  os interpretadores da lei, e a interpretação teológica reza a anulação da lei. Hoje, prega-se uma salvação pela fé, como se a fé também não precisasse de leis para ser alcançada.

  O profeta clama; o meu povo está sendo destruído pelo desconhecimento da lei do Senhor. A lei nos indica com segurança os perigos do pecado. Uma lei ignorada é suficiente para por no abismo toda a carreira humana. Infelizmente a aversão aos deveres, tem produzido pastores mercenários e interesseiros. Agora tudo é pela Graça, não há mais o ensinamento da lei, e Deus reafirma, se te esqueceres da minha lei, eu também me esquecerei dos teus filhos. 

  Tomemos esta advertência como regra para a nossa vida espiritual, saber o que é virtude e o que é pecado decorre exclusivamente do conhecimento da lei. Realmente o povo está sendo destruído por desconhecer os perigos de pecado.


José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min; E na TV Urbana, assista ao Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 22h às 22h 30min na TV Urbana (UHF 55 e NET 11); Leia também  o livro “Receitas Espirituais”, disponível em todas as livrarias.


Nenhum comentário: