sábado, 5 de julho de 2014

Dahmer pede a implantação de unidade do Instituto Federal de Educação para Esteio

   
Leonardo Dahmer , participou de reunião no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
“Nosso município possui cerca de 90 mil habitantes e nenhum curso técnico federal, as cidades próximas já possuem. Temos um índice de muitas inscrições para poucas vagas"


   O presidente da Câmara, vereador Leonardo Dahmer (PT), participou no dia 19, de  reunião no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -  IFRS - com a presença dos pró-reitores da entidade, Hamilton Figueiredo e Osvaldo Pinto; da pedagoga e coordenadora dos cursos de pós-graduação, Margarete de Quevedo; do diretor do campus de Viamão, Alexandre Vidor; da vereadora de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), e do  comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes.  Na pauta,   a implantação de uma unidade do IFRS em Esteio e a a criação de um curso de tecnólogo em segurança pública  voltado para a qualificação dos integrantes da Brigada Militar.  “Nosso município possui cerca de 90 mil habitantes e nenhum curso técnico federal, as cidades próximas já possuem. Temos um índice de muitas inscrições para poucas vagas", comentou o vereador. A ideia do vereador é conhecer as exigências do instituto e construir uma proposta técnica viável para que seja criado um campis no município, com aprovação do Ministério da Educação.

  O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampus para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões. Possui 17 câmpus: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão e, em processo de implantação: Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.

  Atualmente, o IFRS conta com cerca de 20 mil alunos, em 110 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil, Proeja e Formação Inicial Continuada (FIC). Tem mais de 620 professores e 550 técnicos administrativos, estando entre os dez maiores institutos federais do Brasil em número de alunos e servidores. Dos docentes, 92% são mestres e doutores. Conforme dados divulgados em dezembro de 2013 pelo Inep/MEC, o IFRS conquistou a quarta colocação nacional na avaliação da qualidade dos cursos (IGC), entre 180 institutos e centros de ensino superior do Brasil, públicos e privados.   (Terezinha Bobsin)




Nenhum comentário: