sexta-feira, 4 de julho de 2014

Esteio: Projeto Confeccionando Sonhos

O Projeto Confeccionando Sonhos busca trazer a transformação de um grupo de mulheres garantindo que elas desenvolvam melhores condições de vida para si, suas famílias e comunidade. 



O aprendizado do Confeccionando Sonhos, a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), começou em abril do ano passado.


Dignidade, conquista de um lugar no mercado de trabalho parecem sonhos possíveis que para muitas mulheres ainda encontra-se muito distante.

 Na busca de soluções para este problema social é necessário encontrar alternativas para geração de renda. O Projeto Confeccionando Sonhos busca trazer a transformação de um grupo de mulheres garantindo que elas desenvolvam melhores condições de vida para si, suas famílias e comunidade. 

  O Confeccionando Sonhos segue movimentando as tardes na sala no antigo espaço da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, junto à usina de reciclagem e ao horto da cidade, em Esteio. Depois de vencida a etapa de costura básica, que teve formatura com pompa e circunstância no início do ano, desde o início do mês as mulheres estão aprendendo os macetes para costura de malhas.

  Os novos exercícios com as máquinas de costura reta, overloques e galoneiras ainda vão até a metade do ano. Depois, os passos seguintes serão as aulas de modelagem, a capacitação em cooperativismo e empreendedorismo e a criação de uma marca própria. Enquanto isso, a rotina do projeto foi registrada no mês de março por uma equipe de produção do Rio de Janeiro (fotos), que está preparando um material audiovisual sobre os projetos sociais da Petrobras (patrocinadora do Confeccionando Sonhos).

ETAPAS

  O aprendizado do Confeccionando Sonhos, a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), começou em abril do ano passado. Mas as atividades vêm de antes, desde janeiro. As mulheres passaram primeiro por uma etapa de acolhida, com a participação de uma psicóloga. “Foi um trabalho motivacional e para dar foco ao seu aprendizado, com as oficinas de Inteligência Motivacional e de Projeto de Vida”, assinala a coordenadora geral do projeto, e também presidente da Associação para Projeto Pesquisa e Ação Ambiental e Social Abrasinos Marilene Kostelnaki.

   “Compramos também uma elastiqueira, para confecção de lingeries e biquínis. Depois do curso, tudo ficará para a cooperativa que elas formarem”, acrescenta Marilene. O Confeccionando Sonhos é uma iniciativa da Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental e Social (Abrasinos), com patrocínio da Petrobras, através do programa Integração Petrobras Comunidade (IPC). Além do Senac, a ação tem a parceria também da Prefeitura de Esteio e do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul - Sescoop.  (Marilene Kostelnaki)




Nenhum comentário: