sábado, 19 de julho de 2014

A saúde pública em Esteio precisa ser prioridade de fato e de direito porque é necessária

Fechada há quase dois anos a farmácia Popular do Brasil aguarda abertura para a próxima semana, dizem. Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 16 julho de 2014, na avenida Padre Claret, 646,centro de  Esteio.


O descalabro na saúde pública, certamente poderá ocasionar danos irreparáveis, ruínas e muitas desgraças. 

  O governo municipal deveria se preocupar mais com a saúde pública, pois sem grandes investimentos e qualificação técnica dos servidores o “nosso” hospital e as unidades básicas não conseguem garantir saúde e dar respostas satisfatórias à população. Mesmo ciente disso (imagino), o governo também não vem adotando medidas de investimentos que atendam as necessidades da população e que visam valorizar o trabalho dos servidores. E o problema continua.

  Entretanto, acredito que as coisas podem mudar, com investimentos urgentes na rede municipal de saúde, incluindo a melhor remuneração dos seus servidores. O primeiro passo é que os atuais administradores reconheçam à importância e a necessidade urgente de corrigir essas distorções que, nos últimos anos, tem causado muitos transtornos a comunidade esteiense.

  Certamente que a conscientização deve ser por parte de todos os segmentos da sociedade, mas começa pelo governo municipal a quem cabe, com bons projetos (depois o governo estadual e federal) a responsabilidade de garantir, no mínimo, saúde básica de qualidade a todos. Em minha opinião, a saúde pública em Esteio precisa ser prioridade de fato e de direito porque é necessária, principalmente as pessoas que não tem acesso ao atendimento particular.

  Nem tudo está perdido, mesmo com as dificuldades que são de conhecimentos da população e (suponho) da administração municipal ainda há esperança, mas somente com a mudança radical de postura dos atuais governantes. Sem uma nova visão administrativa, com mudanças radicais, inclusive de gestores e com grandes investimentos financeiros não é possível fazer saúde de qualidade para todos, cumprindo as promessas que foram feitas em época de eleições. Sem mudanças urgentes o governo municipal está prestando um desserviço a nossa comunidade, acumulando prejuízos financeiros para a cidade, políticos para o seu partido (eleito) e seus aliados, ou seja, com a má gestão atual na saúde pública, quem acaba sempre perdendo é a população.

  É preciso rever, com a máxima urgência, a situação da saúde pública em Esteio, e o primeiro passo é remunerando os servidores de forma justa, investindo nas estruturas dos prédios, equipamentos e medicamentos, para que a população possa ser atendida com dignidade. Dinheiro é o que não deve faltar. Afinal, grande parcela da população esteiense nas últimas eleições, a pedido dos eleitos, apostou no alinhamento das “estrelas” municipais, estaduais e federais... continua observando o céu, mas, ainda estão a ver estrelas.




Nenhum comentário: