domingo, 7 de março de 2010

O estranho desaparecimento de uma placa de bronze que estava localizada na entrada do antigo posto policial da Brigada Militar no Bairro Novo Esteio

No posto policial desativado havia uma placa de bronze e hoje não existe mais. Desapareceu. Se a placa está na prefeitura, na brigada ou em outro lugar no município ou fora dele, que ela seja recolocada em seu devido lugar. “Sumiu a placa. Se essa placa não aparecer, peço que o responsável pelo prédio faça uma ocorrência policial para resolver o caso”, disse um esteiense.
 
O prédio público na Avenida Celina Kroeff, 389, no Bairro Novo Esteio, foi idealizado e construído para atender reivindicação dos moradores do bairro, com recursos do CONSEPRO, Prefeitura Municipal de Esteio e comunidade, em um terreno destinado pela Secretaria da Agricultura do Estado, a pedido do atual diretor do Parque Assis Brasil Paulo Demoliner e inaugurado no ano de 1991, para  sediar um posto policial da Brigada Militar. Atualmente o  prédio  serve de moradia para uma família, que vive no imóvel há vários anos.
 
Pertencente ao governo do Estado, o imóvel foi repassado para ao 34º BPM, sediado em Esteio, quando surgiu a intenção de receber a unidade policial militar. Segundo informações, devido a questões operacionais e técnicas o posto foi desativado. Mas agora, a comunidade do Bairro Novo Esteio está novamente reivindicando, em um Abaixo Assinado, por falta de segurança, a reabertura do antigo posto policial, que deveria abrigar uma unidade de policiamento comunitário. Moradores afirmam que a iniciativa foi do Cel Jorge Luiz Agostini, em 2009, quando era o titular do Comando de Policiamento Metropolitano – CPM, na presença e concordância do atual prefeito de Esteio Gilmar Rinaldi (PT). 
 
O prédio construído e inaugurado na administração do  então prefeito Clodovino Soares, com a presença de várias idealizadores da obra. Entre eles destacamos a presença do próprio prefeito Clodovino Soares, Rafael Ortiz, na época  presidente do CONSEPRO, Cel Antonio Carlos Maciel comandante Geral da Brigada Militar e comandante da unidade da Brigada Militar em  Esteio, Ten Carlos Adriano Klafke dos Santos.
 
O mais curioso é que o prédio foi descaracterizado. Embora ainda mantenha a torre com a antena dos rádios de comunicação da polícia e o pedestal destinado a solenidades de hasteamento das bandeiras, a placa de bronze, colocada no dia da inauguração e o brasão da Brigada Militar sumiram. O prédio, pelo que parece, não recebe manutenção, pintura e vários vidros das abertura estão quebrados.
 
Um antigo morador
diz que, logo após a saída do posto policial da Brigada Militar do imóvel, o prédio foi cedido à família de um soldado que foi morar no prédio para ajudar a cuidar do patrimônio. Depois com a troca do comandante do 34º BPM/Esteio, a família do soldado foi substituída pela família de um sargento. Todos moradores sabem que terão de sair quando o Estado resolver usar novamente o prédio. 
A placa de bronze que ficava na entrada do prédio público não está mais lá, desapareceu. Contava um pouquinho da história do lugar. Sumiu. A placa de bronze dava informações sobre os idealizadores, a data de inauguração, entre outras.

Nenhum comentário: