quarta-feira, 24 de março de 2010

Enchentes em Esteio atingiu residências, derrubou muros, ruas e avenidas ficaram intransitáveis em vários pontos da cidade. Agora aumenta muito o risco de Leptospirose.

O aumento das chuvas e enchentes nos últimos dias provocou um salto no número de pontos de alagamento registrados e têm assustado a população do município de Esteio. Moradores de várias vilas e bairros que não costumavam alagar tiveram que conviver com enchentes nestes primeiros meses deste ano, aumentando a preocupação referente a leptospirose, considerando que o  menor contato com água infectada, como a das enchentes, por exemplo, já oferece risco de contaminação.

A forte chuva provocou alagamento na via pública. A água atingiu residências, derrubou muros e muitas ruas e avenidas ficaram  intransitáveis em vários pontos da  cidade. Algumas galerias e bueiros entupidos bloquearam a circulação em vias importantes no interior de bairros e vilas que não recebem atenção da municipalidade. Foram verificados vários pontos de alagamento com vias intransitáveis, quando as ruas ficam total ou parcialmente bloqueadas pela água, impedindo a passagem de pedestres e veículos. 



A chuva também causou transtornos na Rua Dias e Travessa Planalto na Vila Boqueirão, no Bairro Jardim Planalto em Esteio. Os moradores dizem que não recebem a menor atenção do Poder Público Municipal. Os bueiros e canos da rede de esgoto estão entupidos, as ruas esburacadas, cheias de mato e alguns postes da rede elétrica estão podres, quase caindo. Mas a principal preocupação dos moradores é a contaminação pelo contato com a urina de  ratos, presente no valão, esgotos e bueiros que cortam a vila. A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, encontrada principalmente na urina de ratos e transmitida aos humanos através da mistura da urina de ratos às águas das chuvas, enxurradas e lamas de enchentes. 

Segundo especialistas:“Qualquer pessoa que tiver o mínimo contato com a água infectada, pode ser contaminada pela bactéria. A leptospira penetra no corpo através da pele, geralmente, se o indivíduo tiver algum tipo de lesão.  Frieiras, cortes, unhas encravadas, arranhões, ferimentos e lesões, podem ser uma porta de entrada para a leptospirose”.

Com as fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Esteio a Vila Boqueirão voltou a sofrer com os estragos causados pela chuva. Dessa vez, a situação ficou ainda mais crítica, pois os canos do valão que corta a Rua Dias estão entupidos e transbordaram, inundando todas as residências. 


Até as residências mais altas foram atingidas pelas águas da enchente. Ao lado do Colégio Estadual Planalto e na Rua Dias, a força das águas derrubou  muros inteiros. Muitos moradores passaram o dia  todo  ilhados. Em várias residências, moradores precisaram resgatar pessoas que passaram mal e auxiliar vizinhos durante a enchente. “Da prefeitura de Esteio não apareceu ninguém por aqui”, disse uma moradora indignada com o descaso da municipalidade.

Não é de hoje que em Esteio, as enchentes sempre se constituíram em um fator emblemático.  Na Vila Boqueirão (Ex-COHAB) todos os anos durante o período de chuvas a vila assemelha-se a um arquipélago, com todos os quarteirões inundados onde algumas casas ficavam ilhadas. Depois fica como triste memória a lembrança das trágicas enchentes que periodicamente atingem a vila, causando prejuízos a quase todos os moradores.

Nenhum comentário: