sábado, 20 de março de 2010

Barricada fecha a Rua Roque Gonzáles, no Bairro Santo Inácio em Esteio, porém abre caminhos para solução dos problemas com enchentes.

Em Esteio, grande parte dos moradores da Rua Roque Gonzáles, no Bairro Santo Inácio, saiu às ruas para protestar contra o descaso da municipalidade com a situação das enchentes no bairro, principalmente nos dias de chuva.

O protesto contra as enchentes foi pacífico e iniciou na madrugada de sexta-feira para sábado (20/3) quando os moradores do Bairro Santo Inácio sofreram com mais uma enchente e, assim que pararam as chuvas, iniciaram os protestos. Os móveis, eletros-domésticos, materiais escolares, roupas e alimentos danificados pela enchente foram colocados no meio da rua para paralisar o trânsito e chamar a atenção das autoridades municipais para o grave problema que já se arrasta por vários anos.

O protesto contou com mais de uma centena de moradores que se manifestaram contra as enchentes que já se tornaram um pesadelo para todos. Indignados mostram que a população não aceita mais as desculpas dos governos de que as enchentes são apenas um fenômeno inevitável causado pelas chuvas ou por lixo jogado nas ruas, exigindo a solução do problema.

Segundo um morador do bairro, governos anteriores não solucionaram o problema e sempre fizeram uma incansável campanha de que a população de Esteio seria responsável pelas enchentes, pois o lixo na rua entupiria os bueiros impedindo o escoamento da água. O próprio prefeito Gilmar Rinaldi  em visita ao local, se encarregou de desmentir essa informação, uma vez que admitiu que o problema é de infra-estrutura da rede de esgoto pluvial e prometeu resolver com urgência.

Moradores da Rua Roque Gonzáles, mesmo desanimados, tentam retomar a vida depois das chuvas que deixaram alguns desalojados, sem móveis, dignidade e pouca esperança. 

Depois da enchente muitos moradores estão preocupados com o risco de contaminação pela água suja.

Segundo especialistas o risco de contaminação por leptospirose, hepatite A e outras doenças aumentam em decorrências das enchentes. A chance de contrair vírus ou bactéria pode ser ainda maior com oa água da chuva e o  calor. A leptospirose, transmitida pelo leptospira, um micro-organismo que pode contaminar a água das chuvas a partir da urina de ratos e de cães, principalmente. A existência de ferimentos é outro fator que aumenta a contaminação quando a pessoa entra na água suja. O diagnóstico é bem simples, mas alguns casos são graves, a atenção precisa ser rápida e a recomendação é procurar imediatamente um médico.

Prefeito de Esteio assina termo de compromisso para obras na rua Roque Gonzales
Após a realização de um estudo técnico, o local receberá ações para resolver o problema dos alagamentos
Após os prejuízos ocasionados pela cheia na rua Roque Gonzales, no bairro Santo Inácio, o prefeito Gilmar Rinaldi reuniu-se com os moradores do local para definir ações para solucionar o problema da rede de drenagem, que há mais de uma década causa transtornos à comunidade. Durante o encontro, realizado na Secretaria Municipal de Obras e Viação, na noite de quarta-feira (24), Gilmar assinou um termo de compromisso que prevê a realização de um estudo técnico e o início das obras em um prazo de cerca de 60 dias.
O prefeito e o secretário de Obras, Flávio Hiller, explicaram aos moradores a importância da elaboração de um estudo técnico, para evitar transtornos em outras regiões e resolver o problema de escoamento da Roque Gonzales. “A solução deve ser estudada em detalhes para que seja definitiva”, afirma Gilmar. “Somente com o estudo será possível apontar a melhor medida a ser adotada”, acrescenta Hiller. O prefeito informou ainda que irá disponibilizar colchões e reparos nas residências para os moradores mais atingidos. Depois dos esclarecimentos, os moradores fizeram questionamentos e sugestões.
Para o mecânico de manutenção, Adão Cláudio Vicente Benge, 46 anos, o prazo de 60 dias é razoável, visto que o problema se estende há tantos anos, “confio que o estudo seja a melhor maneira para fazer um serviço bem feito”. Adão revela que teve menos prejuízos com a última cheia, mas sabe o que os vizinhos estão enfrentando. “Já perdi muitas coisas, estofados, armários, e até meus certificados e trabalhos de cursos que fiz. O trabalho que a gente faz com amor vai todo embora”, descreve Adão.
Saiba mais:
Ligue para Prefeitura Municipal de Esteio - Secretaria Municipal Articulação Institucional e Comunicação (51) 3473.6705. Coordenador de Comunicação: Luiz Damasceno - (51) 8188.6946

Nenhum comentário: