segunda-feira, 8 de março de 2010

O Centenário de dona Maria Isabel “Vó Belinha”

Segundo o IBGE, no Brasil, são mais de 11 mil idosos assim como ela, que chegam aos 100 anos ou mais. 
O segredo da longevidade de dona Maria Isabel é viver a vida com alegria, sem exageros e boa alimentação.

 A dona Maria Isabel Vargas Velter, “Vó Belinha”, como é carinhosamente chamada, nasceu dia 9 de janeiro de 1910, em Triunfo, neste Estado e apesar da idade avançada, continua muito lúcida e fazendo suas atividades domésticas diárias, como já é hábito. Ela é filha de agricultores, perdeu a mãe ainda menina, assumindo a criação de seus irmãos mais jovens.

 Contraiu matrimônio aos 22 anos com  Nicolau Velter, com quem teve três filhas: Nair, Clair e Osvaldina. No ano de 1943, viúva, mudou-se para Porto Alegre com as filhas ainda pequenas, vencendo mais uma vez as dificuldades que a vida lhe apresentava.  Em 1975, depois do casamento das filhas “Vó Belinha”, mudou-se para Esteio, onde vive até hoje, juntamente com as filhas Clair e Osvaldina em verdadeira harmonia, recebendo muito carinho dos netos, bisnetos e trinetos.

   “Vó Belinha”  é irmã gêmea com Antoninha, faz trabalho voluntário (tricotando), colorada, adora flores  e viaja bastante de  motor home. Nas festas, com sua elegância e seu simpático sorriso, ainda é muito cortejada pelos “gurís”, com mais de 80 anos de experiência.

  A comemoração dos 100 anos da dona Maria Isabel foi realizada  com muita festa nas dependências do Salão de Festas do Clube Aliança em Esteio, no dia 16 de janeiro, com a presença de muitos amigos e familiares, entre eles 8 netos, 15 bisnetos e 1 trineta. Este dia foi muito especial para todos porque “Vó Belinha” é uma pessoa muito querida e não é todos os dias que se comemora 100 anos.

Lúcida e bem-humorada aos 100 anos, “Vó Belinha” sempre viveu em função de sua família e transformou esta dedicação em uma forma de manifestar amor e carinho aos familiares.

   A data é especial, por isso, Maria Isabel, “Vó Belinha”, para os mais conhecidos, vestiu uma linda roupa, deixou o cabelo bem penteado e um batonzinho só para realçar. E lá foi a aniversariante para o “Clubão” receber os convidados, que não foram poucos e muitos que vieram de longe.   Somente o salão cheio reuniu a quantidade de aniversários que “Vó Belinha” comemorou  com muita disposição. Foram 100 anos de luta, de batalha, para uma mulher muito virtuosa, que ensinou e educou as filhas na simplicidade, mas com conceito de religião, de moral muito grande e tudo isso sem perder o bom-humor, alegria pela vida, conquistando o respeito, amizade e o amor de todos. Lúcida e bem-humorada aos 100 anos, “Vó Belinha” sempre viveu em função de sua família e transformou esta dedicação em uma forma de manifestar amor e carinho aos familiares.
Maria Isabel “Vó Belinha” a aniversariante, que recebeu os parabéns dos seus  familiares, filhos netos, bisnetos e amigos.

   A insquecível festa no Aliança foi a família que preparou um banquete para comemorar os 100 anos de vida de “Vó Belinha”, no ritmo da sua alegria. Então ela que estava lindíssima, arrebentou no salão, tomando até champanhe como nos velhos tempos. Com a “missão cumprida” e de mãos dadas com o prazer pela vida, “Vó Belinha” durante um século pintou o retrato da felicidade em família. Para exemplos assim, só nos resta dizer: Parabéns a você!

Nenhum comentário: