Motoristas de ônibus e caminhões, em algumas manobras na nova rotatória, dizem que são obrigados a se arriscarem atravessando os tacões que dão continuidade ao canteiro central que divide as duas vias ao longo da Avenida Padre Claret, principal acesso a Rua Rio Grande, no centro de Esteio.
Os segregadores ou tachões deveriam ser utilizados em sinalização, somente para divisão de fluxo de sentido opostos, com a finalidade de dificultar as ultrapassagens em lugares não permitidos, e simultaneamente, isolar pistas, delimitar vagas de estacionamento ou balizar a rota de tráfego, principalmente à noite, mas não deveriam ser utilizado como redutores de velocidade nas ruas e avenidas do município.
Segundo um comerciante, antigo morador de Esteio, um engenheiro que esteve no local, afirmou que a nova rotatória ou rótula da Avenida Padre Claret, esquina com a Rua Rio Grande não está de acordo com as necessidades do trânsito na via e que seria desmanchada definitivamente após o início das obras da Corsan para instalar a rede de esgoto.
A nova rotatória deveria ter a finalidade de ordenar o trânsito do local, mas segundo informações, para isto ali deveria haver recuo dos canteiros centrais , um poste de iluminação pública e alargamento da rua para acertar o acesso seguro para os caminhões e ônibus. “Agora que o serviço já está feito, a nova rótula deveria receber, pelo menos, placas de sinalização”, solicitou Ana Clara Martins (23), motorista.
Afinal, a nova rótula e a sinalização estão de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “transitar ou executar operação de retorno passando por cima de canteiro divisor de pista (tachões da Rio Grande e Claret?) é considerado infração gravíssima”. A punição para a irregularidade é de sete pontos na carteira, além de multa de R$ 574,00. Quando veículos se cruzarem em uma rotatória (desde que não haja sinalização), o veículo que estiver circulando por ela tem a preferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário