domingo, 7 de março de 2010

Placa de metal alusiva ao tombamento da figueira foi furtada.

O canteiro onde está à figueira que virou patrimônio histórico de Esteio serve como depósito terra, lixo e entulhos descartados em cima da pedra que abrigava uma placa de metal que foi furtada.

Agora, estão utilizando o canteiro central onde está plantada a figueira, que é patrimônio histórico do município, como depósito de terra, lixo e restos materiais de construção. A placa comemorativa foi furtada. Até hoje, o monumento vazio entristece moradores e amigos que lutaram pelo inédito reconhecimento da majestosa e antiga  árvore que sempre encantou os esteienses.

 A polícia local não foi avisada para encontrar a placa que fazia alusão ao tombamento da figueira.  O objeto que ficava em um pedestal de pedra na via tem paradeiro desconhecido. Para as antigas autoridades esteienses, certamente que a recuperação da placa furtada seria uma questão de honra. A fiscalização do município não aparece por lá para impedir que coloquem aterro, lixo e caliça no local.

“Para mim é difícil passar por ali e não ficar chateado. Lutamos tanto pelo tombamento da figueira, é uma pena que a placa de metal tenha sido vítima desse furto. E nem era um metal valioso. Estamos tentando faz mais de cinco anos, junto à prefeitura, colocar outra. Quem sabe de resina, para não atrair vandálos e ladrões”,  diz Ana Claudia Barroso (54) moradora de Esteio

Nenhum comentário: