sexta-feira, 13 de março de 2009

Estacionamento para deficientes






Em Esteio poucos motoristas respeitam a sinalização de trânsito e muitos estacionam em locais destinados aos deficientes físicos.


Em o Esteio o que muitos motoristas infratores não sabem é que os automóveis dos portadores de deficiência são identificados, desde Dezembro de 2003, através de um Cartão de Estacionamento para pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, cujo modelo foi aprovado pelo Decreto-Lei no 307/2003, de 10 de Dezembro e o referido Cartão deve ser colocado junto ao pára-brisas dianteiro do seu automóvel, de forma visível do exterior, sempre que este se encontre estacionado nos locais que lhe estão especialmente destinados.

Pudemos constar diariamente que na maioria das vezes, são pessoas perfeitamente normais, sem a menor deficiência física que estacionam nos locais de estacionamento destinados a deficientes, com sinalização, espalhados pela cidade de Esteio. Elas estacionam nesses locais apenas para não procurar mais um pouco ou porque está vago ou porque é apenas por 5minutos.

Conforme especialistas, os locais destinados ao estacionamento a deficientes deveriam ser pintados de maneira a reforçar a idéia de que é um lugar de estacionamento para deficientes e não para pessoas perfeitamente normais sem nenhuma deficiência. Nos estacionamentos paralelos as distâncias entre os veículos deveriam ser maiores, considerando que uma pessoa com deficiência física, no carro de ter uma cadeira de rodas e necessita de mais espaço do que uma pessoa sem limitações.

A secretaria responsável pelo trânsito em Esteio precisa endurecer o jogo com os motoristas que estacionam em locais próprios para deficientes. Inicialmente orientando com campanhas educativas e depois fiscalizando, multando e tomando todas as medidas cabíveis para fazer valer a legislação, com o objetivo de proteger aqueles que têm dificuldades para ter acesso aos locais públicos destinados aos deficientes.

Nenhum comentário: