sexta-feira, 27 de março de 2009

Aqui tem uma placa da Farmácia Popular do Brasil, mas só uma placa


O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado pelo Governo Federal em junho de 2004 para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A prefeitura de Esteio alugou uma sala comercial para implantar o Programa, mas até hoje somente uma placa está indicando o local que nunca foi utilizado. Será que ainda estão pagando o aluguel?

Através do Ministério da Saúde Esteio está preparado para executar o Programa Farmácia Popular do Brasil para mais perto de você. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e parceria com farmácias e drogarias da rede privada, em um sistema de co-pagamento conhecido como “Aqui tem Farmácia Popular”. Agora, pelo menos uma farmácia da rede privada estabelecida na cidade funciona também como um posto da Farmácia Popular.

Nela, os esteienses encontram os principais medicamentos até dez vezes mais baratos. Os descontos vão de 50% a 90% e vale inclusive para os remédios genéricos. O Programa conta com 94 tipos de medicamentos destinados principalmente a saúde da mulher e de tratamentos contínuos. A instalação do estabelecimento de Farmácia Popular é uma parceria com o Município, mas por aqui, pelo que parece não está funcionando plenamente.

Para adquirir medicamentos, os participantes do Programa Farmácia Popular deverão levar o seu CPT e a receita assinada por um médico. O seu nome, o nome do médico, o CRM, a quantidade de medicamentos e o local onde foi feita a venda e demais informações constantes na receita serão catalogados em um sistema informatizado.

Muitos esteienses já acostumaram ver a placa colocada em um prédio da Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade indicando o local da Farmácia Popular do Brasil, mas já se passaram vários meses, a sala comercial continua fechada e os medicamentos ainda não estão a disposição da comunidade.


A Prefeitura de Esteio deve ter gasto muito dinheiro com o aluguel da sala comercial que nunca utilizou ou estar devendo por que não devolveu as chaves para o proprietário alugar para outro interessado. Muitos esteienses não sabem da existência do lugar e outros não compreendem porque o local ainda não foi utilizado.

A instalação do estabelecimento de Farmácia Popular é uma parceria com o Município, mas por aqui, pelo que parece não está funcionando plenamente.

Nenhum comentário: