sábado, 21 de março de 2009

A eficácia dos panfletos entregues na Avenida Presidente Vargas









Agora em Esteio virou moda a onda de entregadores de propaganda, avisos da Secretaria Municipal de Trânsito, panfletos ou notificações nas sinaleiras, digo, semáforos, no centro da cidade. A questão é muito simples, o motorista na maioria das vezes não lê o papel quando pega, simplesmente amassa e joga fora, sujando ainda mais a cidade.




Em minha opinião entregar propaganda aos pedestres é completamente inútil e não colabora em nada para manter a cidade limpa. Uma pessoa que passa na calçada, certamente deseja ir a algum lugar, geralmente está com pressa, não vai ficar lendo o panfleto, no máximo vai dar uma olhadinha para saber do que se trata e se livrar dele com urgência.



Além de inútil, (para os condutores de veículos) as notificações e controles de estacionamento que os agentes municipais de trânsito colocam no pára-brisa dos veículos é simplesmente um chute no saco e às vezes, representa a mão no bolso dos proprietários. Quem não se livra da papelada e passa o dia no centro da cidade, acaba com o carro lotado dessas drogas. Panfleto de propaganda, notificação e aviso poderiam simplesmente não ser aceito, mas é bem mais fácil aceitar do que ficar dando explicações, falando "não" ou "ignorando" o pessoal que também necessita trabalhar.



A maioria das pessoas diz que não vale a pena, mesmo que seja uma mídia barata e que pode atingir diferentes classes sociais, mas são poucas as pessoas que realmente analisam o panfleto, se lembram na hora de adquirir um produto ou serviço. A grande maioria é completamente contra os panfletos e principalmente contra as notificações que são totalmente inconvenientes, sem necessidade alguma e ainda mais, emporcalha a cidade.



Quando tem gente distribuindo panfleto no centro de Esteio, alguns garis dizem que ficam decepcionados com a atitude das pessoas que pela falta de educação, não esperam alguns minutinhos para jogar o lixo nas lixeiras espalhadas por toda a extensão da avenida principal da cidade.



A distribuição de panfletos em Esteio, além de configurar poluição visual contribui para que as ruas da cidade fiquem sujas e os bueiros entupidos. Alguns panfletos, à noite, são colados em pontos de ônibus, telefones públicos (orelhões), postes ou em qualquer outro bem público ou privado, o que é expressamente proibido por força de lei. No entanto, poucos têm conhecimento da legislação que é comumente descumprida e ignorada. Outro fator que acaba incentivando a prática aqui na cidade é a total falta de fiscalização.

Nenhum comentário: