sexta-feira, 13 de março de 2009

Avenida Presidente Vargas: o “Cartão de visitas de Esteio”



































































Todas as fotos acima foram capturadas no dia 12/03/2009, exclusivamente na Avenida Presidente Vargas, a principal via urbana da cidade, onde está concentrado a maior parte do comércio esteiense, toda rede bancária, os dois maiores clubes sociais...



Os esteienses infelizmente estão se acostumando e alguns não percebem o abandono que vive o centro da cidade em vários dos seus aspectos, meio ambiente, obras e limpeza urbana. A nossa avenida principal, o “cartão de visita” da cidade está tristemente vandalizada e abandonada pelo poder público. Infelizmente acontece o mesmo em vários bairros e vilas do interior de Esteio. Exceto alguns pequenos esforços pelo pessoal da limpeza urbana em alguns (poucos) locais ao longo de algumas vias principais o resto do município está praticamente abandonado.



De qualquer maneira, a maioria dos esteienses paga os seus Impostos em dia (IPTU e Iluminação pública - à vista), e não fazem parte os inadimplentes. Eles têm todo o direito de reclamar, pedindo que a prefeitura faça melhorias, exigindo à troca das lâmpadas queimadas e o fechamento dos buracos abertos, desentupimento dos bueiros, a retirada dos animais abandonados na via pública e dos obstáculos que impedem a circulação dos pedestres no passeio público, restauração das praças e dos sanitários públicos e a limpeza geral do centro da cidade.



Os poucos garis destacados para a limpeza da Avenida principal da cidade, fazem o máximo possível para manter as calçadas limpas, mas a falta de educação de muitas pessoas multiplica o trabalho e os resultados são pequenos. Na verdade o centro de Esteio está abandonado pelas secretarias de obras e de limpeza urbana. Em alguns trechos, onde não existe a presença de garis, o lixo fica espalhado vários dias pela avenida, árvores sem podas há anos, buracos por todos os lados, alguns postes sem iluminação à noite e quase caindo, terrenos abandonados transformados em depósitos lixos e possíveis focos da dengue, praças abandonadas sem manutenção, sanitários em precárias condições, bueiros entupidos, sem tampas ou com tampas quebradas e por aí vai... um descaso total.



Alguns esteienses entrevistados dizem que sentem certa revolta, porque a prefeitura anuncia a contratação de conjuntos musicais caríssimos para realizar apresentações na cidade, gasta dinheiro em festas e não dá a menor importância para a recuperação das ruas e do meio ambiente. Falta leito no hospital, médicos na rede de saúde, fichas de atendimento nos postos de saúde e remédios na farmácia municipal, professores nas escolas. E dele festa! “Nenhum de nós” veio só para trazer indignação.

Descaso da prefeitura de Esteio com a Av. Presidente Vargas, mais conhecida pelos esteienses mais antigos como ”Faixa” ou “Faixinha”, deixa os moradores revoltados devido à precariedade da pavimentação em alguns trechos, animais abandonados, mendigos dormindo à noite, a falta de segurança, os obstáculos no passeio público, a falta de enxada e vassoura, e os amontoados de lixo que não para de crescer.

Nenhum comentário: