quinta-feira, 8 de junho de 2017

Super Fácil Consultas Médicas com novo serviço para a comunidade: PSICOPEDAGOGIA

Porque aprender é ir além do aprender a ler e escrever


O que é a Psicopedagogia?

Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio da família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento.

   O psicopedagogo contribui para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”.   O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.

Atendimento Psicopedagógico é composto de duas etapas
Diagnóstico: Busca através de coletas de dados, aplicações de testes e avaliações a fim de identificar as causas das dificuldades de aprendizagem as quais podem refletir-se em problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita, no pensamento lógico-matemático, mas poderá também identificar outros problemas podendo-se indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso. A avaliação é composta de aproximadamente 8 encontros semanais, sendo 6 sessões com a criança e duas com os pais. Na última sessão é entregue o resultado das avaliações com o parecer e possíveis indicações.

   Intervenção (tratamento): Essa é a segunda etapa do atendimento, após o diagnóstico. Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, utiliza se recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas .É solicitado, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando o a compreende-los.A criança ou adolescente irá encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem.

  Durante a intervenção os pais ou responsáveis terão devolutivas do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, progressos e resultados. A escola também receberá nossos relatórios e visitas como continuidade da parceria proposta na avaliação. 

Quando Procurar um Psicopedagogo?

   O Psicopedagogo deve ser consultado sempre que o indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem seja na infância, adolescência ou na vida adulta.

  Repetência; Transtornos Funcionais: Dislexia, Distúrbio do Processamento auditivo, TDAH; Distúrbio no raciocínio lógico (discalculia); Problemas relacionados com a leitura e escrita (disortográfica, disgrafia); Desmotivação falta de interesse nos estudos; Desorganização no trabalho; Lentidão na execução das tarefas; Caderno incompleto demora em realizar tarefas; Expressão confusa do pensamento; Queda do desempenho escolar; Atraso de desenvolvimento; Problemas na coordenação motora; Relacionamentos conflituosos.

Giani Mari Nunes
Giani é Socióloga, Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, Especialista em Neuroaprendizagem, Terapeuta Floral, Reikiana. 
Atendimento psicopedagógico (diagnóstico e Intervenção), palestras, consultoria educacional e empresarial, orientações para pais e professores.


Lívia é Bacharel



Lívia é Bacharel em Psicopedagogia Clínica 
e Institucional e Pedagoga.

ESCOLAS PARTICULARES: Devido a novaLei da Inclusão  contamos com uma equipe estruturada a disposição das Instituições: Lei 13.146/2015.






Clínica Super Fácil Consultas Médicas   Av. Sapucaia, 128, ao lado  da Estação Trensurb Luiz Pasteur Fone: 3458-4058 e 3459-5021.






Nenhum comentário: