quinta-feira, 8 de junho de 2017

Arroios recebem manutenção preventiva para combater cheias


A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) está dando continuidade ao longo desta semana ao processo de manutenção dos arroios que cortam a cidade. No dia 31, a máquina alugada pela pasta municipal atuou na limpeza do Arroio Esteio nas proximidades da rodovia BR-448, área que vem apresentando problemas de enchentes nos últimos tempos.

   A escavadeira hidráulica, conhecida como Pescoçuda, foi contratada pela SMOSU para realizar os serviços de limpeza nos leitos dos arroios, ao longo de sua extensão por Esteio. Durante a tarde desta quarta, a máquina limpará o Arroio Sapucaia, no trecho entre a rodovia e do Rio dos Sinos. Estão previstos que outros pontos recebam a Pescoçuda para realização do trabalho de retirada de lixo, sujeira e excesso de vegetação flutuante nas margens e no leito destes locais.

   De acordo com o diretor de Drenagem Urbana, Leomar Teichmann, as intervenções de limpeza seguirão pelos próximos dias para garantir a fluidez necessária para as águas. “Como a previsão é de chuva forte para o final desta semana, vamos aproveitar a várzea até então seca do Rio dos Sinos para conseguirmos desobstruir e retirar o assoreamento dos canais”, afirmou.

   A máquina foi contratada por cem horas para auxiliar nos trabalhos do Programa Permanente de Manutenção Preventiva que a Prefeitura de Esteio executa nos arroios e redes de drenagem do Município para evitar cheias. A limpeza garante velocidade de escoamento das águas do Arroio Esteio. Isso reduz o risco do arroio extravasar (transbordar) em dias de chuvas. (Fonte PM Esteio)


Nenhum comentário: