quinta-feira, 8 de junho de 2017

Número de crimes tem queda de 23% em Esteio no primeiro quadrimestre

Após observar, pelo sistema de videomonitoramento, uma movimentação suspeita de quatro pessoas no Centro, equipe da Guarda Municipal foi acionada e evitou o arrombamento de uma loja de eletrodomésticos

  As ações do programa Guarda Mais Presente, que colocou os agentes da Guarda Municipal para atuarem diretamente nas ruas, aliadas ao trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil resultaram na redução dos indicadores de violência em Esteio. Na comparação dos quatro primeiros meses de 2017 com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 19%. Os crimes no geral diminuíram em 23% enquanto as contravenções caíram 14%. Outras ocorrências violentas também reduziram em 14%. Os números foram repassados no dia 25, pela Polícia Civil ao Gabinete do Prefeito.

  Para o prefeito Leonardo Pascoal, os dados mostram o acerto das políticas públicas da área, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU). “Com integração com a Brigada Militar e participação efetiva da administração municipal, conseguimos esses bons indicadores. Nós definimos, no início de nossa gestão, que não iríamos ficar apenas nas queixas em relação à Segurança Pública, na teoria responsabilidade do Estado, mas que também trabalharíamos nesta área. Em pouco tempo, já tivemos um bom resultado, fruto também desta nossa atuação”, afirma o chefe do Executivo.

  Entre os números detalhados pela Polícia Civil, alguns chamam ainda mais a atenção. Os crimes de ameaça caíram de 355 no primeiro quadrimestre de 2016 para 221 de janeiro a abril deste ano, uma queda de quase 38%. O furto de veículo caiu 47%, lesão corporal reduziu em 36,61% e homicídio doloso teve decréscimo de 25%. O furto qualificado também apresentou uma redução de 19%. Outro dado que chama a atenção foi o aumento de 550% no número de presos recapturados em Esteio, passando de dois nos primeiros quatro meses do ano passado para 13 no mesmo período de 2017.


Diferentes ações contribuíram
  Novos turnos de trabalho dos agentes da Guarda Municipal, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Estas são algumas das medidas implementadas pelo programa Guarda Mais Presente, coordenado pela SMSMU, lançado oficialmente no dia feira 6 de fevereiro. Com a reestruturação da Guarda Municipal, agora as praças e pontos de maior movimento do Município contam com a ronda ostensiva das viaturas e agentes, que foram capacitados para manusear as “armas de choque” não-letais, modelo Spark.

  Um fato que exemplifica a integração ocorreu na madrugada do último dia 21. Após observar, pelo sistema de videomonitoramento, uma movimentação suspeita de quatro pessoas no Centro, equipe da Guarda Municipal foi acionada e evitou o arrombamento de uma loja de eletrodomésticos. Três homens e uma mulher foram detidos.

   Esteio hoje conta com 42 agentes da GM, duas motos e três viaturas. Uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos. (Fonte: Prefeitura de Esteio - Djalma Corrêa Pacheco)

Ocorrências
1º quadrimestre 2016
1º quadrimestre 2017
Redução
Contravenções
144
124
13,89%
Crimes
2.265
1.743
23,05%
Outros fatos
1.752
1.503
14,21%
Total
4.161
3.370
19,01%

Nenhum comentário: