sábado, 30 de abril de 2016

Opinião Livre: Um belo porvir

Por Joceane Gasparetto (*)  

Joceane Gasparetto 

 Nossa Esteio acaba de completar 61 anos de vida. É a melhor idade chegando e, junto com ela, crescem os desafios de uma cidade que se desenvolve a cada dia, mas que precisa avançar cada vez mais, a passos largos. 

   Entre estes desafios, talvez o maior a ser superado é o déficit nas áreas de infraestrutura, macro-drenagem e drenagem urbana. Com 61 anos, as nossas ruas e redes necessitam de manutenção permanente e sistemática. Possuímos graves problemas de brocas e, por conta do crescimento urbano desregrado e da densa ocupação em áreas irregulares às margens dos arroios, grande parte da capacidade natural de drenagem do solo se perdeu. Impermeabilizado, nosso território necessita de investimentos em drenagem na casa dos milhões.

   Importantes avanços já foram conquistados. O Plano Diretor de Drenagem Urbana, contratado em 2015 e pioneiro na região, entregará um diagnóstico preciso das redes de macro (passagens sobre os arroios) e micro-drenagem (bocas-de-lobo, canos, etc.), além de apontar as obras necessárias para qualificar o escoamento das águas em Esteio. Pela primeira vez, também desde 2015, o Município tem equipamentos próprios para realizar a dragagem e limpeza dos cursos d´água, bem como a operação tapa-buracos.

   A conclusão da Avenida Brasil, que perfaz um dique ao longo do Arroio Sapucaia, e o revestimento em concreto em diferentes trechos dos Arroios Esteio e Sapucaia para acelerar a vazão das águas, também são medidas importantes. Mas é preciso mais. 

   Estamos discutindo, no governo e com a sociedade, a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e do Código de Obras, com a proposta de tornar mais rígidas as regras de reservação de água em novos empreendimentos e para a implantação de novos loteamentos. A reservação, por exemplo, deverá ser obrigatória em construções com mais de 500 m² de área construída.

   É preciso investimentos robustos também na nossa malha viária e, acima de tudo, um esforço conjunto de toda a sociedade esteiense para lutar pelo repasse de recursos para o combate às cheias. Desde agosto de 2014 há um pedido protocolado em parceria pelas Prefeituras de Esteio e Canoas, bem como o Governo do Estado, junto ao Governo Federal, para liberar recursos necessários para a construção de grandes bacias de contenção (a maior delas tem uma área superior a do bairro Novo Esteio). Esta intervenção é necessária para completar o sistema de combate às cheias nas duas cidades vizinhas.

   É preciso avançar rumo a um novo caminho, com inovação e crescimento econômico e urbano sustentável. Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, desburocratizamos processos e reduzimos o tempo necessários para o licenciamento de novos empreendimentos, sem cortar etapas importantes para garantir a segurança ambiental. Também precisamos implantar o Distrito Industrial, que já possui dezenas de empresas interessadas na sua instalação, para garantir a viabilidade econômica da cidade em um futuro próximo, com mais renda e mais empregos. O futuro é agora. Se trabalharmos unidos, teremos um belo porvir! 

(*) Secretária Municipal de 
Desenvolvimento Urbano e Habitação.



Nenhum comentário: