sexta-feira, 29 de abril de 2016

Mulheres recebem homenagem da Câmara de Vereadores de Esteio

   
Alessandra Favero; Anita de Campos Freitas; Bernadete Frai; Carla Regina Cardias; Cristina de Souza Bortolini; Diamantina Flora Cardoso; Elisabet Corrêa da Silva; Graziela Oliveira Neto; Janaina Santos; Jane Mary Sommer Krahe; Jeanine Costa Godoi; Juliana de Freitas Teixeira Chagas; Lilia Mari Silva de Souza; Patrícia de Oliveira Mello

Para celebrar o histórico de lutas e avanços das conquistas femininas, comemorado em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Esteio realizou dia 8, à noite, no Plenário, ato solene alusivo à data. Durante o evento, de iniciativa da vereadora Michele Pereira (PT),  foram prestadas homenagem às  mulheres que se destacaram no município, ao todo 17, indicadas por diversos segmentos da sociedade. 

   Em sua fala de abertura, o presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PDT),  abordou sobre  as políticas públicas voltadas à mulher, que visam coibir os números alarmantes retratados no cenário brasileiro, onde o país aparece em 5º lugar no ranking mundial em número de homicídios de mulheres.  "Somos uma sociedade machista que sempre teve um ditado machista: por trás de um grande homem, existe uma grande mulher. Na realidade, ela está na frente do homem, ao seu lado ou no lugar que ela quiser estar", defendeu. Kohlrausch também lembrou da importância da lei Maria da Penha, considerada uma das mais positivas no mundo em ações na temática da política pública para as mulheres.

   A autora da proposição, vereadora Michele Pereira, citou as conquistas femininas ao longo da história e falou dos desafios a serem enfrentados. “Mesmo com todos os avanços, ainda sofremos com a violência doméstica. São 13 mulheres mortas por dia através de crimes bárbaros catalogados pela comissão Especial dos Direitos da Mulher na Assembleia legislativa. Que possamos combater  todas as formas de violência, sejam elas físicas, emocionais ou sexuais”, disse. 

   Diferente de anos anteriores, os vereadores também prestaram uma homenagem as vereadoras Michele Pereira(PT), Beatriz Lopes (PT) e Jane Battistello (SD) pelo trabalho desenvolvido no legislativo, a exemplo da vereadora Michele, com quatro mandatos consecutivos. As três parlamentares anunciaram a decisão de não concorrer nas próximas eleições. 

   A solenidade contou com a apresentação artística da cantora Gisele Bloete e da professora Graziela Oliveira Neto. As homenageadas receberam uma distinção do Legislativo. 

   Participaram da cerimônia, o prefeito Gilmar Rinaldi; o vice-prefeito, Fladimir Perondi Costella; o comandante do 34BPM, José Nilo Alves, além dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Beatriz Lopes (PT), Felipe Costella(PMDB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (SD), Leo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP), e Rafael Figliero (PTB). (Terezinha Bobsin)


Nenhum comentário: