sábado, 30 de abril de 2016

Esteio: MEDCASA programa que faz a entrega gratuita de medicamentos em casa

Veículo próprio para a dispensa dos remédios

 O programa MedCasa, que leva medicamentos ao lar de pacientes esteienses, incluiu, entre os produtos distribuídos, fraldas e dieta enteral. O projeto é destinado a pacientes acamados permanentemente, pessoas que fazem uso de oxigenoterapia domiciliar, pessoas com deficiência (PCDs) e idosos acima de 80 anos.

   Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Farmácia Básica Municipal, o MedCasa já realizou a entrega de 116 kits para 88 pessoas cadastradas entre o início do projeto, no final de novembro, e a primeira quinzena de março. Deste total, 19 usuários têm com 80 anos ou mais, 24 estão acamados e 24 tem mobilidade reduzida. Sete pessoas recebem dieta enteral, 11, fraldas, e quatro, fitas de HGT (para controle de diabetes).


   Para ter acesso ao MedCasa, é necessário retirar, nas unidades básicas de saúde (UBSs), o formulário de inscrição no projeto. Caso o paciente atenda aos critérios, seus responsáveis deverão fazer o preenchimento da ficha. Após, o responsável deverá apresentar o formulário e os documentos exigidos (veja lista abaixo) na Farmácia Básica Municipal (esquina da Rua Dom Pedro com Aristides Stumph), base do MedCasa, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. A equipe do MedCasa vai analisar a documentação e, confirmada a necessidade de entrega em casa, o paciente receberá mensalmente os medicamentos, durante o período de validade da receita.


O programa MEDCASA entrega medicamentos de uso contínuo da Farmácia Básica Municipal na casa das pessoas com deficência, idosos acima de 80 anos, pacientes acamados com uso de oxigenoterapia

  Foi adquirido um veículo próprio para a dispensa dos remédios e a contratação de um farmacêutico e um auxiliar de farmácia está em andamento para atuarem especificamente no programa. A medida, além de oportunizar mais comodidade para pacientes e seus responsáveis, também busca reduzir o movimento na Farmácia Básica. Atualmente, são realizados cerca de 600 atendimentos por dia. Em 2015, outras ações foram tomadas para diminuir o tempo de espera para retirada de remédios, como a instalação de dois novos computadores e ampliação da equipe de trabalho.


Oportunizando mais comodidade para pacientes e seus responsáveis

Cadastramento para o Programa MedCasa

Local: Todas as UBSs do Município
- Preencher formulário disponibilizado nas UBSs
- Entregar formulário e documentos exigidos na Farmácia Básica
- Assinatura do médico responsável atestando a entrega dos medicamentos
- Receber os remédios em casa mensalmente.

Documentos exigidos

Paciente - Formulário de Cadastro devidamente preenchido, assinado e carimbado (disponibilizado no posto de saúde de referência)
- Receita Médica atual e original, proveniente de consulta realizada no SUS
- Cópia do Cartão SUS
- Comprovante de residência
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Para menores, apresentar a cópia da Certidão de Nascimento.
Responsável
- Cópia do RG e Cópia do CPF.


Endereços

UBS Centro - Com a UBS em reforma, o cadastramento ocorrerá na Secretaria de Saúde (Rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 102, 1º andar)

UBS Cruzeiro (Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52) Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Esperança (Rua Tricampeão, 132) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Ezequiel - Com a UBS em reforma, o cadastramento ocorrerá no Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAISM - Rua Machado Lopes, 58)

UBS Jardim Planalto (Av. Porto Alegre, 987, Jardim Planalto) Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

UBS Novo Esteio (Av. Celina Chaves Kroeff, 405) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Parque Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 8h às 12h

UBS Pedreira (Rua José Pedro Silveira, 404) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Primavera (Rua Orestes Pianta, 200) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Tamandaré (Rua Melvin Jones, 230) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Votorantim (Rua Ayrton Senna da Silva, 229) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Farmácia Básica Municipal (Esquina da Rua Dom Pedro com Aristides Stumph) Horário de cadastramento: De segunda à sexta-feira, das 13h30min às 16h30min


Nenhum comentário: