sexta-feira, 29 de abril de 2016

Opinião Livre: No horizonte, renovação.

Por Leonardo Pascoal*  
Leonardo Pascoal 

    A situação do país não está fácil para os brasileiros. Mergulhados em uma crise econômica e política, federação, estados e municípios passam por extrema dificuldade. Ao mesmo tempo, há uma arma poderosa nas mãos do povo em 2016, capaz de transformar o Brasil: as eleições será responsável pelo futuro da cidade.

   Como cidadãos verdadeiramente preocupados com a evolução de nossa cidade, precisamos estar atentos ao que os candidatos propõem. Mas o inegável é que há dois modelos claramente apresentados à população, que são o da velha e o da nova política.

   Todos já conhecemos os resultados práticos da velha política. O governo federal, representado por Dilma Rousseff e seus aliados, oferecem os maiores exemplos desse modelo: gastos desenfreados do dinheiro público, aumento de impostos, Estado inchado,  inflação descontrolada, dentre outras medidas impopulares - e extremamente maléficas ao bolso do povo, há de se dizer - que prejudicam a todos, principalmente aos mais pobres. 

   E quanto à nova política? Ela é baseada no debate, nas proposições e nas discussões de ideias. A imagem do político trancado em seu gabinete está em ruínas. O povo quer diálogo, quer ver aqueles que trabalham por eles. É por isso que atuamos no município com a proposta do Gabinete na Rua. É necessário ir até as pessoas, receber suas demandas e agir.

   Mas, como diria o ditado, nem tudo são flores. Para que haja mudança efetiva no Brasil e em nossa cidade, precisamos fazer a escolha certa. É impossível desejar uma nova política votando em velhos políticos, que não acompanham mais as mudanças da sociedade.

  Não é difícil saber qual escolha fazer: basta analisar os resultados práticos das administrações anteriores. Você acha que sua cidade serve de exemplo para as outras? Você se orgulha dela hoje? O dinheiro de seus impostos tem sido bem investido em melhorias na sua vida? Portanto, se a resposta for negativa para essas e outras perguntas, é hora de mudar, e sua escolha eleitoral. 


* Leonardo Pascoal é vereador em Esteio, presidente estadual da Juventude Progressista Gaúcha e diretor da Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e de Administração Pública.



Nenhum comentário: