sábado, 30 de abril de 2016

Ponte da Avenida Brasil recebe nome do ex-prefeito Enéas Teredo Buscari

  
   O descerramento da placa de inauguração da ponte na divisa de Esteio e Canoas,  em homenagem ao ex-prefeito Enéas Teredo Buscari, na ponte sobre o Arroio Sapucaia, ocorreu no dia 26, com a presença do vereador Rafael Figliero (PTB), autoridades do Executivo Municipal e da família do homenageado, representada pela esposa, Noêmia Buscari, que completará 90 anos em março, além das filhas, genro e netos. A iniciativa da proposta, nomeando a ponte é do vereador Figliero, e foi aprovada em 2014. “Estou feliz e satisfeito, pois, é uma justa homenagem e um momento de valorização da história da cidade”, disse.Em nome da família, o genro Luiz Tortelli agradeceu a homenagem. “Ele merece muito pelo trabalho que realizou pela cidade”, completou.


 Enéas Teredo Buscari foi prefeito de Esteio de 1983 a 1989 e faleceu em 2 de outubro de 2014, aos 89 anos. Em sua gestão, destacam-se a construção do prédio do Centro Municipal de Educação Santo Inácio, reforma do Hospital São Camilo, conclusão do Parque Municipal Galvany Guedes, a inauguração da Praça Coração de Maria e do prédio da Secretaria Municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos.

Beto Albuquerque visita Câmara de Esteio

 
 
 O presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch, recebeu no inicio de abril o  presidente do PSB no Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, além do diretor Administrativo e Financeiro da Ceasa, Vanderlan Vasconselos e do presidente municipal do PSB, Sandro Severo.


   O presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch, recebeu no inicio de abril o  presidente do PSB no Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, além do diretor Administrativo e Financeiro da Ceasa, Vanderlan Vasconselos e do presidente municipal do PSB, Sandro Severo. No encontro, que contou com a participação dos vereadores Jaime da Rosa  e Harri Zanoni, ambos do PSB, foram discutidos os rumos da política nacional. Conforme Beto, está se encerrando um ciclo político e uma nova geração deve ocupar o espaço. A visita do socialista foi acompanhada pela ex-secretária de Educação de Esteio, Magela Lindner Formiga. Mais tarde, o presidente também recebeu a visita do deputado federal, Heitor Schuch.(Terezinha Bobsin)


Câmara de Esteio celebra os 100 anos do Banco do Brasil no RS


   O centenário do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, completado em 1º de março deste ano, foi celebrado no dia 29, na Câmara de Vereadores de Esteio, no Grande Expediente Especial. A iniciativa foi da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Marcelo Kohlrausch(PDT), Harri Zanoni(PSB), Rafael Figliero (PTB), Beatriz Lopes (PT), além do vereador Leonardo Pascoal(PP). A solenidade, que ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, contou com a participação de um  grande número de funcionários e ex-funcionários da agência de Esteio, inaugurada em 3 de julho de 1972. Em seu pronunciamento, o vereador Leonardo Pascoal, que é funcionário licenciado da instituição, salientou a importância do banco no estado no fomento à economia e ao desenvolvimento sustentável. "Em termos econômicos, não posso deixar de destacar que no Estado, o banco possui forte papel no apoio ao setor produtivo, além de ser referência em credibilidade, segurança e confiança. Esses detalhes fazem a diferença no Rio Grande", comemorou.

   Também o gerente da agência de Esteio, Paulo Silveira Schrank lembrou a trajetória do banco em Esteio, desde sua inauguração, que contou com a participação do prefeito da época, Clodovino Soares, bem como a aproximação com a comunidade. O gerente ainda fez referência as comemorações em todo o estado e alertou sobre a campanha de doação de sangue, lançada em fevereiro. "As comemorações pelos 100 anos do BB no RS estão sendo promovidas desde o início de 2016. Em janeiro, a 32ª Cavalgada do Mar contou com o piquete 100 anos do BB no RS. No dia 22 de fevereiro, foi lançada a campanha Doe Sangue com o objetivo de que o maior número de funcionários compareça voluntariamente aos bancos de sangue e hemocentros ajudando a elevar seus estoques", disse. Schrank também destacou as ações de voluntariado, concurso e exposições fotográficas, eventos esportivos e muitas outras atividades "todas carregando a importância da marca do Banco do Brasil e dos 100 anos de história de uma instituição parceira do povo gaúcho", finalizou.

   Durante a solenidade, a  gerência do Banco do Brasil recebeu uma placa alusiva à data, entregue pelo presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch e pelo vereador Leonardo Pascoal.

   História: No dia 1º de março de 1916, foi inaugurada a primeira agência do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul. Naquela data, a agência Porto Alegre abriu suas portas na esquina das ruas Sete de Setembro e Ladeira (General Câmara) para atender ao público gaúcho. 

 Atualmente, a instituição celebra a data com 379 agências e cerca de 2 milhões de clientes no Estado, além de escritórios da rede e mais de 5.700 funcionários.  Em Esteio, a agência localiza-se na Padre Felipe, 30, no Centro.  Em 2015, o banco completou 207 anos no país, sendo considerado o maior banco da América Latina.(Terezinha Bobsin)



Pascoal propõe mudanças na destinação de recursos de estacionamento rotativo do município

Anteprojeto de lei busca investimento direto em segurança pública

 Leonardo Pascoal
  
A Câmara de vereadores aprovou dia 16,  o requerimento do vereador Leonardo Pascoal (PP) propondo alterar a destinação dos recursos arrecadados a partir da implantação do estacionamento rotativo no município de Esteio. Nos próximos dias, o documento será encaminhado para análise do Executivo Municipal.

   Com o anteprojeto, Leonardo argumenta que, apesar de a legislação prever que 95% dos recursos devem ser destinados ao Fundo Municipal de Trânsito e Transportes (FMTT) para investimentos engenharia, educação, manutenção, prevenção e fiscalização de trânsito, e 5% para o FUNSEG para manutenção, atualização e expansão do sistema de videomonitoramento urbano, “o investimento direto em segurança pública, neste momento, é mais prioritário”.

   Na proposta do parlamentar, 50% do valor deve ser revertido em pagamento de horas extras ao efetivo ordinário da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros do município, por meio de convênio a ser firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. O percentual para o FMTT seria de 45%. Segundo Pascoal, “algumas cidades gaúchas, diante das dificuldades financeiras do Estado, bem como dos reduzidos quadros de pessoal das forças de segurança, adotaram tal prática de forma bastante exitosa”.

   A ideia partiu de visitas feitas a órgãos públicos municipais na tarde do dia 15. Na ocasião, representantes do 34º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil de Esteio relataram ao vereador problemas em relação à contratação de pessoal e gastos com horas extras, impossibilitando mais investimentos em segurança no município. Em reunião na manhã de ontem (16), Leonardo encaminhou as demandas à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.



Presidente da Câmara participa de cerimônia na OAB/Esteio

Ricardo Silva, Dina Trovo, Michele Pereira, Lucas, Juliana Vidal de Negreiros, Marcelo Kohlrausch e Higidio Dassi.

   O presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), prestigiou no dia 18, o ato de entrega da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/RS, para a vereadora Michele Pereira (PT). A cerimônia ocorreu na sede da OAB/Esteio, com a presença de familiares, amigos e colegas da Câmara de Vereadores. A entrega do documento, habilitando Michele para advogar, foi feita pela diretora da Escola Superior de Advocacia do RS, Rosângela Herzer dos Santos.

   Michele Pereira, vereadora há 16 anos, é natural de Esteio e formou-se  Bacharel em Direito pela Unisinos. Trabalhou como carteira e atualmente está em licença não remunerada da Corsan. No ano 2000 aos 22 anos, Michele foi eleita a vereadora mais jovem da história da cidade, e desde o início mostrou disposição para trabalhar em parceria com a comunidade. Com a AMPAG (Associação dos Moradores que circundam o Parque Galvany Guedes), colaborou na recuperação do Parque Municipal, que estava em total estado de abandono. Atualmente o Parque abriga a Sede do Grupo de Escoteiros Capitão Bressane, que além de zelar pelo espaço realizam um importante trabalho de conscientização ecológica e social. Em 2004, foi reeleita com a maior votação já alcançada por uma parlamentar do Partido dos Trabalhadores, culminando na parceria com a ADEVIC, Associação dos Deficientes Visuais de Canoas, que atende moradores de Esteio, auxiliando-os a ter uma vida com maior independência, resgatando a dignidade do ser humano. Em seu terceiro mandato, Michele Pereira marcou a história do Partido dos Trabalhadores, por ser a primeira parlamentar do PT a chegar a um terceiro mandato consecutivo e a primeira petista eleita para presidir o Legislativo Municipal. Na sua gestão como Presidente atuou com determinação para o fortalecimento do Poder Legislativo, inaugurando a primeira sede própria da Câmara Municipal e buscando a aproximação com a comunidade. Atualmente Michele desempenha a função de Líder de Bancada do PT na Câmara, Presidente da Comissão Permanente de Constituição Justiça e Redação, Michele presidiu as Audiências Públicas que resultaram nas Leis do Estatuto dos Servidores Públicos e do Prev-Esteio, organizadas em uma Cartilha e distribuídas a todos os funcionários municipais permitindo um melhor conhecimento da Legislação que rege desde o contrato de trabalho até a aposentadoria. Michele é proponente para a instalação das Academias da Saúde em toda a cidade.

O pai Raul Pereira, o filho Lucas, Michele Pereira, Rosângela Herzer dos Santos e a mãe, Angela Martins.

  Em 2009, a vereadora Michele Pereira recebeu a Medalha de Mérito Legislativo da deputada estadual Stela Farias (PT). A Medalha do Mérito Legislativo , da 52ª Legislatura,  é a segunda maior honraria do parlamento gaúcho oferecida a personalidades de destaque na vida pública. Michele Pereira é a primeira política de Esteio a receber a comenda.  Michele Pereira, foi reeleita para o quarto mandato alcançando 1.457 votos.



Protegendo a infância através da educação


LBV entrega kits pedagógicos e uniformes a estudantes

   No dia 1 de março, centenas de crianças e adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), em Porto Alegre, receberam kits de material pedagógico e uniformes da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!

    Em todo o Brasil, a ação beneficiará 15 mil estudantes. A campanha neste ano tem como slogan “O esporte inspira a vitória, e a educação ensina a vencer” e complementa o trabalho realizado pela LBV. A Entidade acredita que, juntos, esporte e educação transformam vidas e ajudam a construir uma sociedade justa, solidária e, portanto, melhor.

    Segundo Leonardo, 12 anos, que estava contente em receber a mochila nova, disse que agora ele pode ficar tranquilo, pois “está tudo perfeitinho, não preciso de mais nada. Ela (LBV) ajuda com os materiais que são caros e é tudo completo”.


    Muitos atendidos estamparam um largo sorriso em agradecimento à Instituição. A jovem Vitória, 11 anos, comentou que sem a Entidade ela não teria como estudar, e ainda revelou que o material é importante para ela “porque ficava com vergonha de pedir para o outro. Agora eu não tenho mais vergonha de pedir graças à LBV que me deu um kit completo de material escolar”. O pequeno Daniel, 12 anos, comentou que o material “é muito importante para as crianças, porque a gente precisa. Ele é importante para o futuro, para a gente aprender cada vez mais”.


   A LBV agradece a todos os colaboradores pelo apoio! Em Porto Alegre, o Centro Comunitário da Instituição está aberto à visitação na Av. São Paulo, 722 — São Geraldo. Informações: (51) 3325-7000 e www.lbv.org/nota10.

   Siga a LBV no Facebook (LBVBrasil), no Twitter (@LBVBrasil) e no Instagram (@LBVBrasil).



Comissão de Saúde debate relatório de gestão dos recursos do SUS

    

A Secretária de Saúde, Ana Paula Macedo, apresentou no início de março  aos vereadores da comissão de Saúde , Jaime da Rosa(PSB), Michele Pereira(PT) e Beatriz Lopes  (PT), o relatório da Gestão Municipal dos Recursos do SUS, relativo ao 3º quadrimestre de 2015.  Com a participação do vice-presidente da Câmara, Harri Zanoni(PSB), Ana Paula apresentou os dados sobre a execução da receita e da despesa, os recursos de fonte estadual e federal, e os investimentos que o executivo vem fazendo na área.
  
    Na oportunidade, o presidente da comissão, Jaime da Rosa, questionou a lista de espera para algumas especialidades. A secretária relatou que desde o final foi implementado um sistema de acolhimento de solicitações de ajuda efetuado por um médico regulador, com o propósito de triar, distribuir e monitorar de forma efetiva as agendas."Ele atendeu mais de 200 agendas da fila de espera", disse. Ana Macedo salientou, ainda, que as maiores dificuldades encontram-se nas especialidades de oftalmologia e ortopedia,  que juntas totalizam 1.977 pessoas aguardando na fila de espera (1.089 para oftalmologista e 888 ma ortopedia).   A ideia, segundo a titular da pasta, é criar um Centro de Especialidades com procedimentos em todas as áreas, especialmente ginecologia e informou a abertura de chamamento público para a contratação no valor Sus. 

     Questionada pelos vereadores, a secretária relatou, também, o problema nos aparelhos de ar-condicionado na Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo, nas áreas amarela e laranja e sobre a falta de medicamentos no hospital. "A rede é muito antiga e está sendo providenciada a troca. Também não há falta de medicamentos essenciais. O que pode ter ocorrido é atraso na entrega em função da falta de repasse da dívida do governo do estado com a fundação, que já chega a R$ 12 milhões, o que reflete no fornecedor", garantiu.  Ela afirmou que o Ministério da Saúde vem repassando à saúde municipal R$ 1 milhão mensalmente, e que 60% deste valor vai para o hospital. O recurso, conforme a secretária, auxilia na folha de pagamento, que atualmente está em torno de R$ 1,5 milhão. (Terezinha Bobsin)



Vereadora quer campanha de conscientização sobre utilização do novo Ecoponto

Michele Pereira

  
   A vereadora Michele Pereira (PT) solicitou ao Executivo Municipal que seja realizada uma ampla campanha de divulgação, com a utilização de carro de som e panfletagem, tendo por objetivo conscientizar a totalidade da população sobre a utilização correta do novo espaço do Ecoponto, para os descartes de materiais da comunidade. Segundo a vereadora, esse local foi inaugurado em dezembro de 2015, com o objetivo de coletar entulho gerado por carroceiros e pela própria população, assim evitando com que esses materiais poluam as ruas do município. “É necessário que a população seja informada, com maior brevidade possível, desse espaço de coleta”, disse.



Ari Zanoni parabeniza novo presidente da OAB Nacional

Harri Zanoni
   
   O novo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, empossado em 23 de fevereiro, vai receber uma homenagem da Câmara de Vereadores de Esteio. A iniciativa é do vereador Harri Zanoni (PSB), que teve o documento aprovado na sessão de ontem (1º de março), por unanimidade. Para o parlamentar, é de extrema importância o reconhecimento do legislativo ao primeiro profissional com carreira no Rio Grande do Sul a comandar a entidade. Além disso, Lamachia vem de uma grande geração de advogados. 

   Lamachia presidiu duas vezes a OAB Rio Grande do Sul e, em 2012, em pesquisa nacional, foi o presidente melhor avaliado entre todas as 27 seccionais do país, com 93% de aprovação da classe.  “Com 55 anos é visto como alguém duro na defesa dos interesses da advocacia, mas que não perde a ternura no trato com autoridades, servidores públicos e organizações da sociedade civil, e sabe reconhecer seus erros", disse.

   Para Zanoni, os feitos mais importantes de Lamachia à frente da entidade, no entanto, beneficiaram diretamente os advogados e a sociedade gaúcha. Uma das principais conquistas para a classe foi a das férias de fim de ano. Desde 2006, antes de assumir a presidência da OAB-RS, ele já tentava assegurar o recesso com suspensão de prazos processuais. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi o primeiro a acatar esse pedido em 2007, e outras cortes, como o TRF-4, o Tribunal de Justiça Militar e o Tribunal de Contas do Estado, não demoraram para seguir o exemplo. A medida foi copiada por outros estados e acabou inserida no Novo Código de Processo Civil, que garante o descanso profissional entre 20 de dezembro e 20 de janeiro. "Como cidadão brasileiro e vereador de Esteio, registro assim, o meu contentamento com a posse de Lamachia como o novo presidente da OAB Nacional, e rumo a um país melhor para todos”, completou.(Andressa)



Esteio: MEDCASA programa que faz a entrega gratuita de medicamentos em casa

Veículo próprio para a dispensa dos remédios

 O programa MedCasa, que leva medicamentos ao lar de pacientes esteienses, incluiu, entre os produtos distribuídos, fraldas e dieta enteral. O projeto é destinado a pacientes acamados permanentemente, pessoas que fazem uso de oxigenoterapia domiciliar, pessoas com deficiência (PCDs) e idosos acima de 80 anos.

   Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Farmácia Básica Municipal, o MedCasa já realizou a entrega de 116 kits para 88 pessoas cadastradas entre o início do projeto, no final de novembro, e a primeira quinzena de março. Deste total, 19 usuários têm com 80 anos ou mais, 24 estão acamados e 24 tem mobilidade reduzida. Sete pessoas recebem dieta enteral, 11, fraldas, e quatro, fitas de HGT (para controle de diabetes).


   Para ter acesso ao MedCasa, é necessário retirar, nas unidades básicas de saúde (UBSs), o formulário de inscrição no projeto. Caso o paciente atenda aos critérios, seus responsáveis deverão fazer o preenchimento da ficha. Após, o responsável deverá apresentar o formulário e os documentos exigidos (veja lista abaixo) na Farmácia Básica Municipal (esquina da Rua Dom Pedro com Aristides Stumph), base do MedCasa, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. A equipe do MedCasa vai analisar a documentação e, confirmada a necessidade de entrega em casa, o paciente receberá mensalmente os medicamentos, durante o período de validade da receita.


O programa MEDCASA entrega medicamentos de uso contínuo da Farmácia Básica Municipal na casa das pessoas com deficência, idosos acima de 80 anos, pacientes acamados com uso de oxigenoterapia

  Foi adquirido um veículo próprio para a dispensa dos remédios e a contratação de um farmacêutico e um auxiliar de farmácia está em andamento para atuarem especificamente no programa. A medida, além de oportunizar mais comodidade para pacientes e seus responsáveis, também busca reduzir o movimento na Farmácia Básica. Atualmente, são realizados cerca de 600 atendimentos por dia. Em 2015, outras ações foram tomadas para diminuir o tempo de espera para retirada de remédios, como a instalação de dois novos computadores e ampliação da equipe de trabalho.


Oportunizando mais comodidade para pacientes e seus responsáveis

Cadastramento para o Programa MedCasa

Local: Todas as UBSs do Município
- Preencher formulário disponibilizado nas UBSs
- Entregar formulário e documentos exigidos na Farmácia Básica
- Assinatura do médico responsável atestando a entrega dos medicamentos
- Receber os remédios em casa mensalmente.

Documentos exigidos

Paciente - Formulário de Cadastro devidamente preenchido, assinado e carimbado (disponibilizado no posto de saúde de referência)
- Receita Médica atual e original, proveniente de consulta realizada no SUS
- Cópia do Cartão SUS
- Comprovante de residência
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Para menores, apresentar a cópia da Certidão de Nascimento.
Responsável
- Cópia do RG e Cópia do CPF.


Endereços

UBS Centro - Com a UBS em reforma, o cadastramento ocorrerá na Secretaria de Saúde (Rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 102, 1º andar)

UBS Cruzeiro (Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52) Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Esperança (Rua Tricampeão, 132) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Ezequiel - Com a UBS em reforma, o cadastramento ocorrerá no Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAISM - Rua Machado Lopes, 58)

UBS Jardim Planalto (Av. Porto Alegre, 987, Jardim Planalto) Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

UBS Novo Esteio (Av. Celina Chaves Kroeff, 405) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Parque Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 8h às 12h

UBS Pedreira (Rua José Pedro Silveira, 404) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Primavera (Rua Orestes Pianta, 200) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Tamandaré (Rua Melvin Jones, 230) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

UBS Votorantim (Rua Ayrton Senna da Silva, 229) Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Farmácia Básica Municipal (Esquina da Rua Dom Pedro com Aristides Stumph) Horário de cadastramento: De segunda à sexta-feira, das 13h30min às 16h30min


Câmara de Esteio vai divulgar etapas seguintes do Prêmio Paulo Freire 2016 nos próximos dias

  
Beatriz Lopes

A Câmara de Vereadores vai divulgar nos próximos dias as etapas seguintes do Concurso “Prêmio Paulo Freire - Destaque Esteio/2016”. O prêmio  é uma iniciativa do Legislativo, através do Decreto Legislativo nº 382, de 11 de agosto de 2004, proposta pela ex-vereadora Daianny Costa e retomada em 2015 pela vereadora Beatriz Lopes (PT). Ao todo foram inscritos 15 trabalhos de diversos segmentos da sociedade, que serão avaliados pela comissão organizadora do prêmio. As inscrições encerraram em 30 de dezembro do ano passado. 

  O Prêmio, uma parceira entre Câmara de Vereadores,  Secretaria de Educação e Esporte e secretaria de Arte e Cultura,   tem como objetivo disseminar avanços do conhecimento e da prática social nas áreas de educação, da cultura popular e da educação social; divulgar projetos que sirvam de referência para outras iniciativas; oportunizar a troca de experiências que instrumentalizem a educação, cultura popular e a educação social.



Vereadores conhecem trabalho desenvolvido por associação beneficente em Novo Hamburgo


ABEFI deve executar projeto de acolhimento em favor de crianças e adolescentes de Esteio 

   Os vereadores Bia Lopes (PT), Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal (PP) e Michele Pereira (PT), , visitaram dia 15, a sede da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), em Novo Hamburgo. Eles conversaram com o diretor geral da entidade, Carlos Bock, e fizeram visitas às casas da ABEFI para compreender melhor o trabalho desenvolvido pela associação e como funcionará a atuação dela em Esteio.

   Durante a reunião, os vereadores discutiram detalhes do funcionamento da ABEFI, levantamento de gastos e demais propostas do serviço. A ideia foi de buscar informações para analisar o projeto de lei que autoriza o firmamento de termo de convênio e o repasse do auxílio, aprovado pelo Plenário.  De acordo com o diretor geral da ABEFI, “é excelente a iniciativa dos vereadores de virem aqui conhecer nossos serviços, pois isso nos confere unidade e é característica do trabalho do Legislativo no que diz respeito à fiscalização", disse.

   O Abrigo Institucional oferecerá acolhimento provisório para crianças e adolescentes de zero a 18 anos afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono ou que as famílias e responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio da família, atendendo no máximo vinte pessoas.

  Já a Casa Lar oferecerá acolhimento em unidades residenciais, onde pelo menos uma pessoa ou casal trabalha como educador/cuidador residente em uma casa que não seja sua, prestando cuidados a um grupo de crianças e adolescentes também afastados do convívio familiar, onde atenderá no máximo dez pessoas. As disposições estão expressas no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

  A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMDCS), que é responsável pela execução do serviço de acolhimento, buscou entidades que apresentassem interesse em executar este serviço, e duas entidades apresentaram propostas, a MITRA, através da Arquidiocese de Porto Alegre e a ABEFI de Novo Hamburgo. A Associação de Meninos de Esteio (Ame), que realizava o serviço para o município, vai mudar as atividades a partir de março.  Os funcionários do Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos, conforme o convênio, serão remanejados para a nova instituição.


Câmara de Vereadores vai homenagear cinquentenário da Apae em Esteio


Felipe Costella

A iniciativa, aprovada por unanimidade, é do vereador Felipe Costella 

A Câmara de Vereadores aprovou a proposta para realização de ato solene em homenagem aos 50 anos do Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Esteio, comemorado em 21 de abril. A iniciativa, aprovada por unanimidade, é de autoria do vereador Felipe Costella(PMDB). De acordo com o vereador, a Apae vem desenvolvendo atividades que buscam respeitar e atender as pessoas com necessidades especiais, considerando as especificidades de cada indivíduo "Todos conhecem o trabalho sério, de dedicação e de amor com que a Apae desenvolve suas atividades, de grande relevância para o município", destaca. A solenidade  vai ser realizada em 26 de abril, às 19h30min, na Câmara Municipal.

   História: Fundada em 21 de abril de 1966, a Apae é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e tem como missão promover e articular as ações na defesa dos direitos , incentivar a presença, orientar, prestar serviços, dar apoio à família, além de direcionar a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Localizada na rua Alegrete, 391, Parque Amador, a entidade tem à frente o presidente Afonso Tochetto, sendo que a diretoria executiva é composta por seis membros não remunerados e possui 241 usuários, entre eles, crianças, adolescentes e adultos, deficiência intelectual e/ou múltipla, além de condutas típicas.  Também é mantenedora da Escola de Educação Infantil Novo Horizonte. (Terezinha Bobsin)

BR 448: Kohlrausch cobra do DNIT as obras de drenagem junto ao acesso do Novo Esteio


Marcelo Kohlrausch

Conforme Kohlrausch, a conclusão da obra em relação à mobilidade urbana dispensa maiores argumentos.

  Desde que foram paralisadas as  obras de acesso da BR 448 a Esteio, em  2014,  especificamente no Bairro Novo Esteio, o vereador e presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), vem cobrando da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura Transporte (DNIT) no RS a retomada. Na proposição, aprovada pelo Plenário na última terça-feira (5), o parlamentar pretende que a superintendência informe a previsão de reinício das obras de drenagem na avenida Celina Chaves Kroeff,  junto à alça de acesso à rodovia BR 448. "O Dnit vem anunciando o contingenciamento de verbas em função da crise para econômica que assola o país para  explicar os recorrentes atrasos nas obras.  "Neste sentido, reiteramos nossa preocupação em relação a esta obra no Novo Esteio", destaca.

   Conforme Kohlrausch, a conclusão da obra em relação à mobilidade urbana dispensa maiores argumentos. "Porém, caso o sistema de drenagem seja desconsiderado, o resultado será o agravamento das inundações que frequentemente têm assolado a região", ressalta. O documento foi encaminhado ainda nesta semana ao Dnit.


EMENDA VAI BENEFICIAR HOSPITAL SÃO CAMILO, DE ESTEIO


Deputado federal Heitor Schuch 
fez a entrega de 250 mil 
ao São Camilo

Em visita à Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo, de Esteio,  o deputado federal Heitor Schuch(PSB/RS) fez a entrega formal da emenda parlamentar, no valor de R$ 250 mil, ao orçamento da União de 2016, destinada à instituição, a pedido do vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Jaime da Rosa (PSB). O documento foi repassado ao diretor administrativo interino, Norberto Bierhals.

  Schuch salientou que vem acompanhando os problemas financeiros da instituição e que por solicitação do vereador, protocolou a solicitação da verba. "A metade dos recursos totais das emendas impositivas devem ser direcionados para a saúde e nada mais justo que auxiliar a fundação, que vem enfrentando dificuldades", reforçou. 

Atualmente o Hospital São Camilo tem um gasto de 27 mil mensais em aluguel de uma torre de vídeocirurgia.

  Em princípio, de acordo com o diretor, o recurso poderá ser indicado para a compra de uma torre de vídeocirurgia. "Este procedimento é cada vez mais empregado por diversas especialidades médicas", afirmou. O custo do equipamento, de acordo com o diretor, é de R$ 300 mil.

  Segundo o vereador Jaime da Rosa, atualmente, a fundação tem um gasto de R$ 27 mil mensais em aluguel deste equipamento. Dentro de alguns dias a direção do hospital vai definir, exatamente, para que área deve ser destinado o recurso. 


Opinião Livre: Um belo porvir

Por Joceane Gasparetto (*)  

Joceane Gasparetto 

 Nossa Esteio acaba de completar 61 anos de vida. É a melhor idade chegando e, junto com ela, crescem os desafios de uma cidade que se desenvolve a cada dia, mas que precisa avançar cada vez mais, a passos largos. 

   Entre estes desafios, talvez o maior a ser superado é o déficit nas áreas de infraestrutura, macro-drenagem e drenagem urbana. Com 61 anos, as nossas ruas e redes necessitam de manutenção permanente e sistemática. Possuímos graves problemas de brocas e, por conta do crescimento urbano desregrado e da densa ocupação em áreas irregulares às margens dos arroios, grande parte da capacidade natural de drenagem do solo se perdeu. Impermeabilizado, nosso território necessita de investimentos em drenagem na casa dos milhões.

   Importantes avanços já foram conquistados. O Plano Diretor de Drenagem Urbana, contratado em 2015 e pioneiro na região, entregará um diagnóstico preciso das redes de macro (passagens sobre os arroios) e micro-drenagem (bocas-de-lobo, canos, etc.), além de apontar as obras necessárias para qualificar o escoamento das águas em Esteio. Pela primeira vez, também desde 2015, o Município tem equipamentos próprios para realizar a dragagem e limpeza dos cursos d´água, bem como a operação tapa-buracos.

   A conclusão da Avenida Brasil, que perfaz um dique ao longo do Arroio Sapucaia, e o revestimento em concreto em diferentes trechos dos Arroios Esteio e Sapucaia para acelerar a vazão das águas, também são medidas importantes. Mas é preciso mais. 

   Estamos discutindo, no governo e com a sociedade, a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e do Código de Obras, com a proposta de tornar mais rígidas as regras de reservação de água em novos empreendimentos e para a implantação de novos loteamentos. A reservação, por exemplo, deverá ser obrigatória em construções com mais de 500 m² de área construída.

   É preciso investimentos robustos também na nossa malha viária e, acima de tudo, um esforço conjunto de toda a sociedade esteiense para lutar pelo repasse de recursos para o combate às cheias. Desde agosto de 2014 há um pedido protocolado em parceria pelas Prefeituras de Esteio e Canoas, bem como o Governo do Estado, junto ao Governo Federal, para liberar recursos necessários para a construção de grandes bacias de contenção (a maior delas tem uma área superior a do bairro Novo Esteio). Esta intervenção é necessária para completar o sistema de combate às cheias nas duas cidades vizinhas.

   É preciso avançar rumo a um novo caminho, com inovação e crescimento econômico e urbano sustentável. Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, desburocratizamos processos e reduzimos o tempo necessários para o licenciamento de novos empreendimentos, sem cortar etapas importantes para garantir a segurança ambiental. Também precisamos implantar o Distrito Industrial, que já possui dezenas de empresas interessadas na sua instalação, para garantir a viabilidade econômica da cidade em um futuro próximo, com mais renda e mais empregos. O futuro é agora. Se trabalharmos unidos, teremos um belo porvir! 

(*) Secretária Municipal de 
Desenvolvimento Urbano e Habitação.



O Bom Samaritano lança a pedra fundamental do centro de evento e novos alojamentos


Familiares e amigos dos internos

 Em 2009 com o intuito de recuperar e ressocializar dependentes químicos, e com o apoio do saudoso pastor Bento Alcebíades Teixeira e da 1ª Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Sapucaia, Guilherme Orestes fundou o Crer Bom Samaritano, um centro de recuperação e ressocialização de dependentes químicos. Através de um programa terapêutico que visa à recuperação física, espiritual e psicológica, a instituição atende jovens e adultos, homens que necessitam de tratamento devido ao uso de drogas e de álcool.

   O Bom Samaritano oferece suporte emocional e espiritual para que os internos tenham capacidade de suportar as adversidades e dificuldades do cotidiano sem precisar se refugiar nos vícios.

   Guilherme Orestes, presidente da entidade, agradece a Deus, aos irmãos evangélicos, amigos e colaboradores que ajudar a tornar realidade esta obra que tem por objetivo específico, ajudar pessoas a reconstruir suas vidas com amor, respeito e dignidade, há sete anos. A missão do Crer Bom Samaritano é socorrer e zelar pela vida de seres humanos que estão sofrendo pela dependência química. 

   Segundo o presidente, é uma missão difícil, mas acredita que com a união de todos alcançarão os objetivos seguidos nestes sete anos de conquistas.

Bom Samaritano
   A entidade Bom Pastor recentemente realizou o lançamento da pedra fundamental do novo centro de eventos e alojamentos com maior espaço para hospedagem, na Estrada do Ramires, 2828, bairro Novo Horizonte, em Sapucaia do Sul. No ato foi homenageado o pastor Bento Alcebíades Teixeira (in memoriam).  O projeto estará oportunizando mais de 100 leitos para internação. Estiveram presentes no evento vários convidados, amigos e colaboradores. Entre eles destacamos os presbíteros João Vieira e Adalberto Dutra e o deputado federal Ronaldo Nogueira, um dos apoiadores da entidade que disse: ”Os princípios bíblicos que fundamentam as ações para o acolhimento e a ajuda saradora aos atendidos pelo Bom Samaritano são notados por toda a sociedade e, principalmente, pelos familiares destes que os conheceram antes e depois da passagem pela casa. Que Jesus Cristo e sua palavra continue sendo a base principal desta obra.”, finalizou.
Lacir Ramos, Getúlio Figueiredo, Pastores João Vieira, Adalberto Dutra, diretor Roberto Silva e o presidente Guilherme Orestes.
   Se você é usuário de drogas ou conhece alguém com este vício, entre em contato com o Crer Bom Samaritano. Ligue para Roberto Silva (51) 9669.8731 ou Mônica Lemos (51) 9659.4399. Eles poderão ajudar. A obra está apenas no início, há muito ainda para ser realizado, mas todos poderão colaborar com a construção, colaborando para resgatar vidas e reconstruir famílias.

O Bom Samaritano oferece serviços qualificados e inovadores de forma a ser referência municipal, estadual e nacional entre as comunidades terapêuticas. Sob orientação cristã evangélica oferecer tratamento, recuperação psicossocial e suporte aos usuários e/ou dependentes de substâncias psicoativas e aos respectivos familiares.

Se você é usuário de drogas ou conhece alguém com este vício, entre em contato com o Crer Bom Samaritano. Ligue para Roberto Silva (51) 9669.8731 ou Mônica Lemos (51) 9659.4399. Eles poderão ajudar.


Corsan atende pedidos do vereador de Esteio

 
Luciano Vieira Brandão e Rafael Figliero

 O vereador Rafael Figliero(PTB), visitou  o chefe da Unidade de Saneamento Esteio - Corsan, Luciano Vieira Brandão. Entre os assuntos debatidos, estiveram as demandas relativas à falta de sinalização eficiente em obras da Corsan - pedido já realizado pelo vereador e aprovado em Plenário, além do asfalto danificado em função de ligações de novas redes e conserto das antigas no município. Figliero aproveitou para destacar a necessidade de fiscalização mais rígida nas obras de responsabilidade da estatal. 

   Conforme Brandão, há, pelo menos, cinco novas ligações por semana, bem a carência de trabalhadores. Ele informou que é cláusula de cumprimento prioritário, firmado entre a Corsan e as empresas contratadas, a sinalização eficiente durante os momentos de mobilização e realização dos trabalhos, principalmente em vias públicas de trânsito de veículos e fluência de pedestres. "Entretanto, enviamos aos departamentos o pedido para atenção redobrada sobre a questão", afirmou. O chefe da unidade também informou que todas as terças-feiras, às 10 horas, é realizada uma reunião de trabalho com a prefeitura para ajustes das obras que estão acontecendo na cidade.

  Brandão falou, ainda sobre o  cercamento e revitalização da Estação de Tratamento Morada de Esteio, localizada na rua Rio Grande, 2.570, também solicitando pelo vereador. Segundo ele, a empresa contratada GLS Garcia Construções Ltda., está iniciando os trabalhos no local. Uma visita à ETE deve acontecer nos próximos dias, com a presença do vereador Rafael Figliero.