segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mensagem para o nosso dia-a-dia: As curas no sábado

José Mazzarollo

"A dor não marca hora, logo a cura também não pode esperar pelo dia seguinte, quando pode agravar-se e matar o paciente".
por José Mazzarollo

   
   Qual é o melhor dia para fazer uma cura? Segundo os fariseus não poderia em hipótese alguma ser no sábado. Jesus quebrou o paradigma do fanatismo, sem violar o sagrado mandamento fazendo milagres e prodígios em qualquer dia, inclusive no sábado. “De novo entrou Jesus na sinagoga, e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos. E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem” (Mc 3.1-2). E realmente Jesus o tomou pela mão e o curou, afirmando ser lícito fazer bem também aos sábados. O próprio Cristo ampliou o conceito de santificação do sétimo dia, que para os fariseus resumia-se a parar de trabalhar.

   A dor não marca hora, logo a cura também não pode esperar pelo dia seguinte, quando pode agravar-se e matar o paciente. Os fundamentalistas religiosos, cauterizados em seus abotoados conceitos não penetram no real sentido espiritual da fé que imaginam professar. A religião e a fé são poderosas armas para a libertação. Aquele que faz da sua fé um ídolo, anula-lhe todo o poder que poderia conduzi-lo ao mais elevado estágio de entendimento, prestando com isso, um péssimo serviço a verdadeira religião.

   Temos que ter bem presente, o dever de fazer o bem, especialmente no sábado, pois, é o único dia santificado da semana, o demais contém bênçãos, mas o sábado tem o acréscimo de ser santo. Com esse fanatismo idolatrado os fariseus conseguiram criar argumentos para as igrejas, primeiramente para igreja católica e depois nas evangélicas um conceito de que Jesus anulou o sábado por trabalhar e fazer curas.  Em lugar algum da Bíblia encontramos qualquer referência a esse respeito. A semana continua com seus sete dias intactos desde o princípio. Todos sabemos qual é o primeiro dia da semana e também o sexto dia.

   Basta pensar um pouco, desenhando um cenário imaginário desde acontecimento, imaginando, entrando um pouco no olhar dos fariseus e o desserviço que prestaram a humanidade com seus invejosos olhares. Não conseguiram ver a felicidade e alegria do homem curado, e por ele teriam admirado Jesus. Não o invejoso, precisa depreciar o trabalho alheio a qualquer preço. Essa lição nos serve como alerta, especialmente na geração que nos pertence, onde admirar e apoiar a obra alheia tem sido cada vez mais raro.   Não sejamos fariseus, mas cristãos autênticos e que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.


Contato: Mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópolie AM 1570, às 8h e 18h.



Nenhum comentário: