segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Câmara de Esteio comemora os 75 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria

  
Padre Darleu Kummer, Leonardo Pascoal e Dom Jaime Spengler 

  Em solenidade marcada pela emoção, a Câmara de Vereadores comemorou dia 8, no Plenário, os 75 anos de fundação da Paróquia Imaculado Coração de Maria -padroeira de Esteio, de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal(PP). Com a presença de diversas autoridades, entre elas o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, vereadores e o vice-prefeito, Fladimir Perondi Costella, a  comunidade pode acompanhar a chegada da padroeira; a apresentação de cânticos do grupo de jovens;  do coral Terço dos Homens; do Coral Municipal e da leitura da Oração do Ano Jubilar.  O vídeo contando os detalhes sobre a colocação da pedra fundamental e a edificação da igreja, apresentado pelo historiador e jornalista, Miguel Luz, depoimentos de moradores, além das palavras enviadas por meio eletrônico do padre André  Boanerges Carbonera, que atualmente mora em Clevelândia, no Paraná, arrancaram aplausos dos participantes da cerimônia.

 
Ricardo Silva, Dom Jaime Spengler e o Padre Darleu Kummer
 
  Durante o evento, conduzida pelo presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), o vereador Pascoal lembrou a importância da paróquia na contribuição para o desenvolvimento da comunidade. "Foi o trabalho missionário de muitas pessoas que permitiu, em 1940, quase 30 anos após a chegada dos primeiros moradores, que o então arcebispo metropolitano Dom João Becker, autorizasse a criação da Paróquia Imaculado Coração de Maria", disse, lembrando que sua trajetória está intimamente ligada à paróquia. "Foi nesta comunidade que passei e vivenciar e exercitar minha fé", salientou.

   Dom Jaime Spengler falou que a tradição e a história de cada povo, conquistados à duras penas, devem ser preservadas. "Dignidade e direitos humanos são valores que orientam nossa história", afirmou.  Também falou sobre estado laico. "O estado sempre será laico. Onde a política e a religião se misturam, a história nos confirma, não há bons resultados", falou.

Também o presidente da Câmara, Leo Dahmer, afirmou  a necessidade de resgate da história da comunidade esteiense. " Certamente os lugares coletivos, as paróquias construíram o sentido de comunidade e de municipalidade. A história do Imaculado Coração de Maria está intimamente ligado a emancipação desta cidade", ressaltou. 

   Já o padre Darleu Kummer, sob aplausos e pedidos de "fica" - deve ser transferido em janeiro -, agradeceu a participação e o empenho da comunidade, dos grupos de jovens e dos homens e mulheres do Terço. "Nada poderíamos realizar sem a participação desta comunidade", afirmou.

Professor José Hauck e o vereador Leonardo Pascoal 
   Participaram da solenidade os vereadores Harri Zanoni (PSB), Beatriz Lopes(PT), Felipe Costella (PMDB), Jaime da Rosa(PSB), Jane Battistello(SD), Marcelo Kohlraush(PDT), Michele pereira (PT) e Rafael Figliero (PTB). (Terezinha Bobsin)

Nenhum comentário: