quarta-feira, 29 de abril de 2015

Recanto da Família Doebber virou Museu em Esteio

   
O casal Guido Alberto Doebber e Ana Maria Ludwig Doebber apaixonados por colecionar objetos antigos


   Uma experiência incrível é conhecer o trabalho dos casal Guido Alberto Doebber e Ana Maria Ludwig Doebber, apaixonados por colecionar objetos antigos.



   Esteio é sem dúvidas uma cidade onde existe muitas pessoas que, às vezes, extrapolam positivamente as expectativas de qualquer um, até de quem as conheça, talvez porque ninguém espera muito delas, mas quando se deparam com o seu dia-a-dia é uma linda e inesquecível experiência.

   Uma experiência incrível é conhecer o trabalho dos casal Guido Alberto Doebber e Ana Maria Ludwig Doebber, apaixonados por colecionar objetos antigos.

  Eles iniciaram um museu particular em 1975 com poucos recursos, mas receberam centenas de doações acumulando verdadeiras relíquias, que mantém até hoje com muito trabalho, cuidado, carinho e dedicação. 

   A maioria dos esteienses não sabe que bem no centro do município de Esteio, na rua José Machado Lopes, existe um pequeno lugar criado com a intenção de preservar um acervo de objetos que fizeram parte da história. É realmente satisfatório e gratificante, saber que no local temos a possibilidade de conhecer peças com mais de 100 anos, em perfeito estado de conservação. Documentos, fotografias, relógios, adagas, câmeras fotográficas, máquinas de datilografia, instrumentos musicais, móveis e utensílios domésticos,  entre  muitos outros objetos estão entre as raridades.  As peças expostas no  antigo espaço da família Dobber, utilizado para confraternização entre amigos, que se transformou em um lindo museu, não estão organizadas por setor e ainda não foram catalogadas.  O  espaço dedicado para confraternização familiar e com amigos, agora recebe também os apreciadores de antiguidades.

O interesse de Guido pela história das peças expostas é tão grande, que ele não se importa em explicar tudo, entre um chimarrão e outro.

   A ideia de transformar o recanto da família em um pequeno museu surgiu depois de terem juntado e gastado em muitas aquisições em antiguidades para formar um acervo pessoal. O casal contraiu empréstimo bancário e construiu um espaço maior (que já está ficando pequeno) para guardar o acervo que é compartilhado com os visitantes. Anexo ao espaço dedicado ao museu (totalmente sem fins lucrativos), amigos que apreciam boa conversa, churrasco, chimarrão, café e música gaúcha ficam bem à vontade. 

   O museu foi idealizado e construído com o esforço do casal Guido e Ana, mas a maior parte do acervo foi doação de amigos. O espaço não é muito grande, ocupa apenas o primeiro piso da nova construção e a escada de acesso. Na parte térrea do prédio em que se localiza, estão dezenas de antigos objetos de maior porte. O planejamento interno e externo apresenta uma linda decoração, em ambiente muito bem cuidado, acolhedor e aconchegante.

  O antigo recanto da família Doebber há muito tempo que virou museu, atraindo visitantes de todas as idades. Entre eles destacamos a presença de artistas, músicos, políticos, empresários, estudante de escolas municipais e estaduais, entre outros. Até programa de rádio já foi transmitido do local: “O recanto da família Doebber, aos poucos se transformou em um lindo museu que futuramente será atração turística e parada obrigatória em Esteio”, disse um visitante.

O tradicional recanto da família Doebber se transformou em“cápsula do tempo” idealizada e construída por Guido e Ana para  expor os objetos adquiridos e as doação de amigos.




Visitando o museu de antiguidades Jane Battistello,  presidente do Legislativo esteiense, seu filho Luciano com sua esposa Rochele Moreira 
e assessora Lislei Petry.


 Peças expostas no antigo  espaço da família Dobber que se  transformou em museu

   Muitas pessoas, inclusive moradores de Esteio e região, não conhecem e nunca ouviram falar do pequeno grande museu da família Doebber. Muitos outros já contribuíram  enviando objetos antigos, mas ainda não tiveram a oportunidade de visitá-lo por desconhecer a grandiosidade do acervo que está sendo preservado. 

   A família Doebber  preserva, as suas dispensas, um grande patrimônio de raridades. Segundo Guido, eles resolveram construir este local para guardar algumas recordações de seus ancestrais e hoje se transformou em pequeno museu que vale a pena ir lá para conhecer, pois é muito interessante. O acervo do museu está sendo conservado, principalmente pelo esforço e dedicação da senhora  Ana Maria.

   O espaço para visitação é muito limitado, o patrimônio artístico, cultural e as belas obras exposta para serem vistas e admiradas, as visitas devem ser previamente agendadas através do telefone (51) 9773.7458. As visitas são monitoradas pelo senhor Guido, em dia e horário a combinar.

  Sem grande estrutura o local pode ser visitado somente por pequenos grupos de pessoas em horários que o casal está com disponibilidade de tempo para recepcionar os visitantes. A entrada é grátis.

   O recanto da família que aos poucos se transformou em pequeno museu, caracterizado pela multiplicidade do acervo, abarcando um grande espectro de campos de interesse, se dirige para uma crescente qualificação de suas atividades deixando de ser um passivo local onde se acumula objetos para assumir um papel importante na interpretação da cultura e na educação das novas gerações, fortalecendo o respeito pela história de nossos antepassados.

   O município deveria incentivar a criação e atuação de museus de pequeno porte na cidade, respeitando os interesses e particularidades de cada um, preservando a nossa história e criando uma relação proveitosa com a comunidade. 





Com reservada 
emoção muitos 
visitantes do 
"Recanto da 
família Doebber"
parabenizam 
o casal Guido e Ana pela 
iniciativa em preservar 
parte da nossa memória, 
tão negligenciada pelo 
poder público.


No museu muitas peças com mais de 100 anos, em perfeito estado de conservação.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu conheci a família a uns 3 anos atrás, em visita a parentes que tenho em Esteio, fiquei horas olhando cada peça, em estado de encantamento, são pessoas maravilhosas e receptivas, visitei o site, mas vcs deveriam fazer uma pagina no Facebook, fica mais acessível, abraço a família Doebber.