quarta-feira, 29 de abril de 2015

O homem que apaga o espírito

José Mazzarollo

 “Um homem para manter-se no equilíbrio, necessita  zelar pela saúde do corpo, e alimentar de virtudes a alma.”

 
José Mazzarollo
 Quando o tema é espiritual, poucos dentre a população dedicam tempo e meditação para avançar no invisível mundo do espírito. Uma viagem em que os membros do corpo não participam, senão somente a alma, e isto é cansativo e desgastante para a mente.  Todos os seres humanos tem direito a um espírito vivo, mas o mesmo pode morrer por inanição. Jesus foi taxativo a um discípulo que lhe solicitou dispensa para ir a um sepultamento: “Deixa os mortos, o sepultar seus mortos”(Mt 8.22). É deprimente observar pessoas saudáveis no corpo, estão mortas no espírito. Qual a alegria? Qual a esperança? Qual  a  felicidade daquele que tem em si um espírito morto? Seu corpo pode estar produzido e perfumado, mas seu interior cheira a morte. O acúmulo de maldade no coração, tira o brilho da vida, e não são poucos os que se enfeitam exteriormente mas se embriagam de prazeres para aparentar felicidade.

  O espírito necessita constantemente de alimento para viver. Sem exercitar as virtudes da fé cristã o corpo espiritual começa a definhar e atrofia. O apóstolo Paulo também recomendou cuidados especiais para a saúde espiritual: “Não apagueis o Espírito” (I Ts 5.19). Temos com isso a certeza de que muitos abandonam o espírito e este se apaga. O nosso corpo necessita de exercícios constantemente para manter os membros em atividade, do contrário a atrofia alcança os inativos. A relação é exatamente igual ao corpo espiritual, o que diferencia é somente a o tipo de exercício. Para manter o corpo em bom funcionamento é necessário movimentar constantemente todos os membros em particular ou em academias,  para  avivar o espírito, uma igreja verdadeira que ensine viver na fé é o principio de avivamento espiritual.

  Um homem para manter-se no equilíbrio, necessita  zelar pela saúde do corpo, e alimentar de virtudes a alma. A sociedade atual vende uma receita exagerada de cuidados físicos para o embelezamento do corpo, contudo não há no mercado clinicas especializadas em produzir vitaminas para o espírito. Por isso, há tantos desconsolados e tristes, além de outros depressivos e suicidas, que por abandonarem os valores da fé, perderam a alegria da vida, chegando ao triste estágio, em que todos os bens da terra, são insuficientes para devolver-lhe o prazer de viver.

  Não podemos nos enganar; a carne carrega insaciáveis desejos e fantasias, mas só o espírito pode receber a felicidade, a esperança e o amor. Um ser com espírito atrofiado, não pode ser feliz e muito menos amar.  Mesmo que o amor bata a sua porta, não terá como abrigá-lo. Temos razões para espiritualizar a nossa alma e o mundo que vivemos ganhará mais luz. Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.

Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h.






Nenhum comentário: