quarta-feira, 29 de abril de 2015

Esteio: Secretaria da Saúde coloca duas novas ambulâncias em circulação

  


Chegaram a Esteio as duas novas ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde.

  Os veículos foram entregues no último dia13 e já estão sendo utilizados. Um deles tem como base a Fundação de Saúde Pública São Camilo, enquanto o outro permanece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Claret. No total, a Prefeitura de Esteio investiu R$ 284,8 mil na aquisição dos equipamentos, recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal.

   As ambulâncias estão equipadas com maca, desfibrilador, oxigênio, colete cervical, cinto para imobilização, suporte para soro, materiais para curativos, entre outros, com espaço para que até quatro pessoas possam acompanhar o paciente. Além disso, os veículos têm tamanho e estrutura para serem transformados em UTI Móvel, com a colocação de equipamentos portáteis, em caso de necessidade de atendimento em situações mais graves.

Novos veículos se somam à unidade do SAMU
   O Município dispõe, ainda, de uma unidade do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), que completou quatro anos no final de março. O Samu funciona 24 horas por dia e atende em residências, locais de trabalho e vias públicas. As ligações são gratuitas, feitas pelo número 192.

   Quando uma pessoa liga para o Samu pedindo ajuda, a ligação cai numa Central, em Porto Alegre. Um médico regulador pega as primeiras informações e então as repassa para a Central em Esteio. Por esse motivo, é muito importante que a pessoa que está pedindo ajuda forneça todos os dados que o médico está solicitando, como estado da vítima, sintomas e localização, preferencialmente com um ponto de referência para facilitar que os socorristas encontrem o endereço da ocorrência.

   SAMU:principais ocorrências
Emergências clínicas: acidentes/traumas com vítimas, choque elétrico, falta de ar intensa, intoxicação e envenenamentos, convulsões, desmaios, hemorragias, fraturas ou cortes profundos, dores no peito repentinas, que podem ser sintomas de problemas cardíacos e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. Emergências traumáticas: colisão, queda e atropelamentos.

(Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de  Esteio).


Nenhum comentário: