A vida da esteiense é dedicada à dança e ao sucesso que chegou na ponta dos pés
Mariana Cardoso, moradora de Esteio iniciou seus estudos de ballet aos dois anos de idade na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, e com seus três anos e muito talento, subiu ao palco pela primeira vez, depois de cinco anos estudando ballet com a professora Sabine, em Esteio. Necessitando de um estudo mais profissional, foi buscar aperfeiçoamento em São Leopoldo na escola "Primeiro Ato" e no ano seguinte a Porto Alegre incluindo em seu currículo um ano de dança contemporânea na escola "Ballethumano" onde ganhou seu primeiro solo o qual fez a abertura do espetáculo de Eduardo Severino no Teatro São Pedro.
A partir da indicação de seu professor, foi estudar ballet clássico em Novo Hamburgo no Domus Estúdio de dança, formando-se em 2010 no primeiro ciclo, nesta época já estaria estudando em três escolas ao mesmo tempo somando uma carga horária de 23 horas semanais distribuída entre ballet clássico, jazz, dança contemporânea e estreet dance.
Sorriso e simpatia são atributos de poucas pessoas e da para notar que na linda bairarina não faltam. |
Aos seus nove anos de idade, sentiu vontade de ir aos palcos com uma coreografia solo, então ela mesma coreografou seu primeiro solo de estilo livre com o nome de "Alegria", concorreu em um festival de Novo Hamburgo classificando-se em terceiro lugar, este seria o seu primeiro troféu estreando como coreógrafa e solista. Desde então com o passar dos anos em seus estudos, a bailarina de Esteio ja conquistou 28 troféus e 18 medalhas de coreografias solos, coreografadas por ela, coreografias solos coreografadas por outros coreógrafos, duos e também solos feitos por ela mesma e para outra bailarina, nunca saindo de um festival sem ganhar nenhuma premiação. Ela é considerada a melho do Estado em sua categoria.
A bailarina Mariana sonha com o futuro de sua carreira profissional. Considerando que a dança é uma das suas grandes paixões e também uma forma de vida profissional, deseja construir uma escola de dança, com profissionais capacitados e formar novos talentos.
Na escola, a dedicação é a mesma, apesar da falta de tempo em conta de sua grande dedicação os estudos do ballet. Ela sempre estudou quando havia tempo, entregava trabalhos atrasados, seus professores sempre lhe deram muito apoio em relação a isso, nunca repetiu de ano e suas notas continuam sendo muito boas.
"Mariana sempre Mariana" é um capítulo do livro "Sonho de Bailarina". Em sua categoria Mariana foi considerada a melhor bailarina do Estado. |
No ano de 2011, pode o contar com os recursos do FUNPROARTE, em conta de um projeto que sua mãe Ana Maria, como produtora cultural apresentou um projeto que foi julgado e aprovado pelo conselho da SMAC (Secretaria Municipal de Arte e Cultura).
Mariana recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Esteio. Na foto a bailarina e o vereador Rafael Figliero autor da proposição. |
Pela sua trajetória de determinação, coragem e anos de estudos aprimorados nesta área, hoje ela conquistou o reconhecimento da população como a primeira bailarina de Esteio, título concedido a uma brilhante bailarina que sempre se destacou na região, recebendo entre outros a Moção Honrosa da Câmara dos Vereadores, pela dedicação e sucesso em sua carreira e por elevar o nome da cidade de Esteio através da arte. “A coragem e a determinação da jovem que apesar da pouca idade, impressiona os especialistas no assunto”, registra o vereador Rafael Figleiro.
Muitos reconhecem o seu maravilhoso trabalho "Mariana sempre Mariana", um capítulo em sua homenagem escrito por Paulo Henrique dos Santos em seu livro sobre o cotidiano de uma nova sociedade e "Sonho de Bailarina" música feita por Daniel Mello em sua homenagem , um lançamento em seu novo cd.
Em 2012, no festival “Dançando em Novo Hamburgo”, na cidade de Novo Hamburgo, concorreu com 400 bailarinas e bailarinos e ficou classificada com duas das 12 melhores notas do festival com dois solos.
Segundo a bailarina de Esteio, na arte da dança existe muita renúncia e muita dedicação. Também existem frustrações e muitas dores, mas quando a gente ama o que faz, tudo isto vale a pena.
Em Santo Ângelo, foi selecionada para a final do festival após concorrer com 800 bailarinos com um dos seus solos; "Não me deixe só" de dança contemporânea. Recebeu também uma indicação à melhor solo e melhor dançarina de contemporâneo em minha categoria.
Segundo revista Expansão-RS Mariana também foi considerada a melhor bailarina do Estado na sua categoria, indiscutivelmente ela foi a bailarina que mais se destacou no ano de 2012.
Mariana, a primeira bailarina de Esteio (Foto: www.Claudioetges.com.br (51) 3024-7733 Porto Alegre/RS. |
Mariana Ja integrou o elenco de "Mezzanotti Show", "Luna Star produções" como bailarina. Representou o Município de Esteio participando em vários concursos, entre eles o Beleza Verão. Conquistou os títulos de Miss Esteio, Miss Senhorita Romântica, 1° princesa no Miss Rio Grande do Sul e Destaque no Embaixatriz Mirim. Foi manequim e modelo fotográfico. Estudou 4 anos na área do teatro avançado, trabalhou na "Cia do Riso" em Novo Hamburgo. Contratada como bailarina e coreógrafa durante três anos consecutivos, integrou o elenco musical "Em Busca da Fábrica Encantada" da Máxima produtora de Cezar Machado e foi única bailarina de Esteio a ser selecionada para compor o grupo "The Best Girls Dance Crew" de Rafael Reis.
Atualmente, com 15 anos de idade, Mariana estuda ballet avançado em Porto Alegre no "Ballet Concerto" com a professora Vitória Milanez, contemporâneo e estreet dance na "C'arpe goa" em Novo Hamburgo, além de estar cursando o primeiro ano do segundo grau na Escola Estadual Augusto Meyer, em Esteio.
Entre outros hobbyes, Mariana gosta de tocar violino, atirar de arco e flecha, desenhar. Suas tres grandes paixões são resumidas em Ballet, Rock e Animais.
Mariana, a primeira bailarina de Esteio, já conquistou 28 troféus e 18 medalhas por seu trabalho em coreografias e solos |
A bailarina prefere o livro "É tarde para saber" de Josué Guimarães, pois adora histórias românticas. Seu estilo musical é o rock e a banda favorita é "Thirty seconds to mars" e o cantor que mais admira é Gerard Way da banda "My Chemical Romance".
“Agradeço a todos do fundo do coração, pois não chegaria onde estou sem a ajuda, de todos” (Mariana) |
Ao longo de sua carreira profissional, ela sempre contou com a ajuda de pessoas muito importantes que lhe apoiaram para que ela pudesse realizar seus sonhos. Entre elas destaca o carinho de sua mãe e companheira de todos os momentos, auxiliando a quebrar todas as barreiras e obstáculos, oferecendo todo o tipo de apoio e com muito orgulho da filha. ”Para mim este é o maior apoio de todos”, disse Mariana. “Agradeço também a Lica Schamann que me guiou em um momento pelo qual quase desisti de dançar e ela me mostrou a dança dentro de mim que eu nunca ainda havia descoberto, descobriu meu potencial e me ensinou os caminhos corretos. Tony Marques, que depois de minha mãe considero como o começo de tudo, pois foi quem primeiro me valorizou e fez meu primeiro solo sempre acreditando em mim e em meu potencial. Minha dinda, Cibele Dilhes, que adotei como dinda por amar ela demais e por ter sido uma das pessoas mais importantes da minha vida, que me apoiou e me ajudou em meus solos. Também contei com o apoio de meu grande amigo Marcelo Duarte que contribui em muito para meu projeto do FUMPROARTE, Rafael Figliero que sempre foi um grande amigo dedicado à causa e ao Jornal Destaque que sempre acompanhou minha carreira e minhas conquistas”. Mariana concluiu dizendo; “Agradeço a todos do fundo do coração, pois não chegaria onde estou sem a ajuda, de todos”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário