quarta-feira, 3 de julho de 2013

Durante o Protesto “Esteio Acordou” o esteiense Vinicius inicia greve de fome e se acorrenta na Câmara de Vereadores.


Vinicus resolveu ficar acorrentado nas cadeiras do auditório do Legislativo esteiense. (Foto Clíck indiscreto do dia-a-dia)

Ontem o apartidário Movimento Esteio Acordou foi à sessão Câmara de Vereadores para protestar e o jovem Vinicius ainda está lá, em greve de fome, acorrentado nas dependências do Legislativo esteiense


Ontem, dia 02 de Julho, ás 18h o apartidário Movimento Esteio Acordou foi à sessão câmara de Esteio para protestar, tendo em mãos uma carta de reivindicações. Alexandre Maluf, recente morador de Esteio, ocupou a tribuna por dez minutos onde apresentou as exigências da população esteiense, dentre elas a revogação de duas leis e a criação de dois anteprojetos para o executivo. 

Alexandre Maluf ocupou a tribuna e apresentou algumas exigências do Movimento Esteio Acordou colhidas entre a população esteiense. (Foto: clíck indiscreto do dia-a-dia)

Para a surpresa dos vereadores já informados das pautas que seriam ditas, por constarem nas redes sociais, a última exigência que pedia a redução dos salários dos vereadores foi deixada de lado e o jovem Alexandre aproveitando-se disso solicitou o apoio dos parlamentares para que unissem forças com os munícipes em representação no executivo, uma vez que a última exigência passou a ser uma solicitação de melhoria imediata para o setor da saúde pública.

Com a presença de muitos cidadãos no Legislativo esteiense, ficou acertada então uma solicitação por parte de todos os vereadores para realizar uma reunião com o prefeito municipal. Vale ressaltar que a maioria dos Edis estaria disposta a ajudar os cidadãos e o movimento nessas justas reivindicações, ficando bem claro o poder que a população tem de interferir quando se sente lesada por alguns membros do Poder Público. 

O público no auditório durante a sessão. (Foto Clíck indiscreto do dia-a-dia)
O público no auditório durante a sessão. (Foto Clíck indiscreto do dia-a-dia)

O plenário da Câmara de Vereadores de Esteio. (Foto Clíck indiscreto do dia-a-dia)

O público no auditório durante a sessão. (Foto Clíck indiscreto do dia-a-dia)


Durante a sessão o Movimento Esteio Acordou distribuiu uma carta popular, que transcrevemos na íntegra:

“Carta de reivindicações dos protestantes de Esteio.

Esteio, 29 de Junho de 2013.

Caros vereadores eleitos pelo povo, para representá-lo na Câmara Municipal.

O povo esteiense já não aguenta mais a situação da cidade, a ponto de saírem de suas casas para protestar. Nós pessoas do bem, não podemos deixar a situação tomar proporções danosas à sociedade, portanto reivindicamos que os senhores representem a vontade do povo e revejam os seguintes assuntos levantados pela população em regime de urgência.

Pensem no coletivo e no bem estar geral da cidade, pois ela precisa de vocês, assim como vocês precisam do nosso voto.

1° Revogar a alteração da Lei 5.607/2012, que passou a ser chamada pela população de “CC burro”, por conta de permitir que Cargos Comissionados não mais exijam uma escolaridade mínima, dando também o prazo até dezembro de 2014 para os contratados se adequarem as exigências. Alteração votada no dia 02/04/13;

2° Criação de anteprojeto para que sejam reduzidos os cargos comissionados em todos os setores da administração municipal, bem como a fiscalização por parte do legislativo no destino de verbas que o executivo destina para o pagamento de CC’s e CC-FG’s;

3° Revogar em regime de urgência a Lei 5728/2013 que se refere ao condomínio Bolognesi e que seja retomada para vigor a Lei 5.588/2012, respeitando suas disposições originais.

4° Baseados nas leis de responsabilidade fiscal, atuarem dando a população respostas e melhorias imediatas no âmbito da saúde, uma vez que este é um serviço primário para a população. Bem como atuarem junto à população em busca da valorização de médicos e profissionais da saúde para que estes sejam através de concursos, mantidos trabalhando na cidade. 

Para que efetivamente possamos melhorar a cidade para todos munícipes.

“Movimento Esteio Acordou, representando o povo pacífico e ordeiro.”

O Movimento Esteio Acordou que se organiza pela internet de forma totalmente apartidária agora espera a reunião com o prefeito municipal para que sejam apresentadas respostas concretas, baseadas em prazos e metas para as reivindicações.

Segue link do vídeo do pronunciamento na tribuna:
 http://www.youtube.com/watch?v=oN2eylVL-Nw


Vinícus resolveu ficar acorrentado nas cadeiras do auditório do Legislativo esteiense

Vinicius é um antigo morador  de Esteio que se acorrentou nas cadeiras do auditório da Câmara de Vereadores e iniciou greve de fome em protesto por "justas reivindicações", disse. (Foto Clíck indiscreto do dia-a-dia)

 Logo após o encerramento da Sessão da Câmara de Vereadores de Esteio, o jovem Vinicius Seibt resolveu ficar acorrentado nas cadeiras do auditório, segundo ele, iniciando uma greve de fome, por prazo indeterminado ou até que seja forçado a parar com a sua manifestação. “Estarei no meu lugar, junto ao povo de minha cidade, desejando que Esteio seja um lugar mais digno de viver”, disse.

Hoje (3), pela manhã conversamos com o Vinícius e ele voltou a afirmar que o Brasil é uma República democrática e a Câmara de Vereadores é casa do povo.  Ele passou a noite acorrentado em uma cadeira do plenário e ainda estava lá pela manhã.

“Não sei até quando vão me permitir permanecer pacificamente nas depandências da Câmara? Nesta primeira noite fui muito bem tratado pela direção da casa. Tenho somente elogios e agradecimentos”, complementou.

Vinicius recebeu pela internet vários rótulos, para alguns é considerado "abobado", outros dizem que "ele não precisa" e para outros um "louco", mas de grande parte da população têm recebido total apoio e muitas visitas durante o dia, inclusive de vários políticos e alguns veículos de comunicação. Durante a entrevista constatamos que ele deseja que uma única coisa fosse muito bem esclarecida. “Desejo que Esteio seja uma cidade melhor para viver e o Brasil um País digno, sem corrupção”, afirmou. 


Após a primeira noite acorrentado no auditório da Câmara de Esteio, Vinicius agradeceu o apoio da maioria dos internautas e disse que foi bem tratado por todos. (Foto Clíck indiscreto do dia-a-dia)
“Eu não tenho partido, não sou CC, Não apoiei nenhum candidato a prefeito nas ultimas eleições. (Afinal foi uma semi-democracia, onde 16 partidos se uniram para apresentar opção A ou B, democracia de interesse pelo poder).

Sou cidadão brasileiro, esteisense, que pago meus impostos, gero mais de 40 empregos. Que quando preciso de serviços "públicos" sofro como todo povo com o descaso de nossos gestores. Isso inclui ser vítima de enchente, responsabilidade de TODOS os que já governaram nossa cidade.

Se você vive este mesmo problema te convido a denunciar, para que sejamos tratados com mais dignidade. Naão podemos ser coniventes, com tanta omissão, malandragem e desrespeito!”, Vinicius publicou recentemente no face book.


Ele é morador de Esteio há quarenta anos, administrador de empresas, filho de um médico e uma advogada (ex-vereadora), profissionais conceituados no Estado, disse ao clíck indiscreto que não tem a menor pretensão política, nem quer ser mártir. Sua única intenção é de protestar e sua manifestação pública é a de um simples cidadão esteiense desejando que ela traga bons frutos ou pelo menos, boas sementes. Espera que suas reivindicações sejam bem recebidas por todos. Agradeceu as pessoas que de uma forma ou de outra proporcionaram a ele a possibilidade de provar que existem formas pacificas de manifestação, sem violência.

Vinicius protesta por uma série de reivindicações, entre outras a redução do grande número de cargos confiança da prefeitura de Esteio, por mais investimentos na área da saúde pública, melhoria e reconstrução das ruas do Município, a revogação de duas leis esdrúxulas, a da “Avenida dos Milhões", e a lei que permite aos Cargos Comissionados (CCs) serem admitidos com escolaridade mínima, dando prazo de 24 meses para adequação.   “A lei da Avenida dos Milhões, por exemplo, transfere para a prefeitura a responsabilidade pela infraestrutura de uma área que foi doada para o Município por uma construtora”, afirma.

"Pretendo ficar muitos dias por aqui, a não ser que seja colocado pra fora", afirmou Vinicius. (Foto: Clíck indiscreto do dia-a-dia). 
Durante o momento que estivemos com o Vinícius ele aproveitou para agradecer a todos que apoiaram o seu protesto. Disse que não vai desistir da greve de fome. “Vou continuar lutando, por uma cidade digna, onde as leis sejam escritas para beneficiar a população, leis que não sejam modificadas para beneficiar "conchavos". Leis que arrumem nossas ruas e não que gastem dinheiro em obras particulares” Que CCs, sejam contratados para construir uma cidade melhor" e não cabides de emprego "politiqueiros" como nos últimos anos ocorre em nosso deficiente Hospital São Camilo. 

Que mantém por questões desconhecida parente de ex-prefeito ou ainda ex-vereador, que passam o dia atrapalhando o trabalho dos profissionais de saúde. Que já reclamaram em suas entidades de classe, mas que a administração, não consegue eliminar este desperdício de dinheiro, mantendo pessoas que não contribuem em nada para a melhoria dos pacientes por não serem técnicos. Que é o que mais falta em nosso hospital. Gerando ainda gastos aos escassos recursos da Fundação que administra o nosso querido Hospital.

Quando nossos governantes vão apresentar os devidos projetos, para que os recursos dos 100% SUS cheguem a Esteio? Afinal, onde está o dinheiro do SUS, que não chega a Esteio?

Não sou político e nem tenho pretensões de ser. Sou cidadão, nascido em Esteio e desejo que nossa cidade seja "um exemplo de civismo e de valor" como canta nosso hino. Que Deus nos Ilumine”, finalizou.



Nenhum comentário: