sábado, 6 de julho de 2013

Força-tarefa em busca de escola técnica federal para Esteio

  


 O vereador Leonardo Dahmer (PT) e o deputado federal, Ronaldo Zulke, e o prefeito Gilmar Rinaldi, reuniram-se com o secretário estadual de Educação, José Clóvis Azevedo. Na pauta, o debate do ensino técnico para Esteio. A ideia, de acordo com Dahmer, é unir esforços e realizar uma ampla articulação envolvendo prefeitura, governos estadual e federal. "Entedemos que somente assim será possível trazer uma escola técnica federal para o município", disse. 

    Durante a audiência, o vereador destacou a importância do ensino para o município, em especial para a região, já que com a construção da BR-448, Esteio ganhará 1/3 de área urbanizada, espaço ideal para instalação da escola federal. "Essa nova área ficará entre a Rodovia do Parque e a BR-116, e próxima ao Trensurb, facilitando acesso à toda região", reforça. O deputado Zulke chamou a atenção para o fato de que, com a BR-448, a Rodovia do Parque, novos empreendimentos industriais surgirão na região. “Queremos garantir a ocupação dos postos de trabalho com profissionais da região, qualificados, e, portanto, a viabilização de um curso técnico na cidade torna-se fundamental”, afirmou.

    Dados do Ministério da Educação(MEC) apontam duas as alternativas para Esteio: ou estuda-se a extensão de um Instituto Federal, ou trabalha-se para incluir o município como a 8ª entre as sete cidades contempladas com escolas técnicas pelo governo federal. Representantes do MEC garantem, ainda, que, com a cedência do terreno, a pasta poderia apoiar com recursos. José Clóvis afirmou que o estado apoia a iniciativa da prefeitura, e sugeriu que o Executivo Municipal encaminhe, junto com o pedido, os estudos sobre o perfil dos profissionais que serão demandados pelas empresas do Distrito Industrial. O prefeito também sugeriu a utilização do prédio do antigo seminário claretiano, que atualmente está em reforma. 

Também acompanharam a reunião a assessoria técnica da secretaria estadual de Educação e a secretária de Educação de Esteio, Carla Mantay. (Terezinha Bobsin)


Nenhum comentário: