sábado, 6 de julho de 2013

Esteio elege demandas que vão para votação na Participação Popular

  
Foto: Eduardo Baratto Leonardi

Os esteienses que participarem da votação do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã (Consulta Popular) poderão optar entre nove demandas municipais e quatro regionais (confira abaixo). As propostas foram definidas no último dia 24, durante a Assembleia municipal da Consulta Popular, na Câmara de Vereadores.  A eleição começa no dia seis de agosto, no site da Participação Popular (www.participa.rs.gov.br), e segue no dia 7, na Internet e em urnas que serão distribuídas em Esteio.

  Com a participação de 150 pessoas no evento da segunda-feira, Esteio obteve direito a cinco delegados municipais para representar a cidade no processo. Além disso, uma delegada regional já havia sido eleita anteriormente pelo Município.

  O Sistema de Participação Popular permite escolher quais são as prioridades da cidade para o orçamento estadual de 2014. Quanto maior a participação da comunidade, mais dinheiro é liberado para o Município investir nas prioridades com mais votos.

   Em 2012, a participação da população esteiense na Consulta Popular, com mais de 10 mil votos, garantiu R$ 1,62 milhão em recursos para a cidade. Esteio foi o terceiro município que mais conquistou investimentos da região do Vale dos Sinos, ficando atrás somente de Canoas e Novo Hamburgo.

Foto: Eduardo Baratto Leonardi

Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã 2013/2014 Demandas municipais de Esteio para votação: 

 Regularização Fundiária, Saneamento e Urbanização de Comunidades: Aquisição de Equipamentos e Melhorias para a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo); Laboratório de Informática e Sala Funcional (EEEM Maria Sirley Vargas Ferraz; Aquisição de Equipamentos para a Defesa Civil Municipal; Políticas Públicas para a Juventude: Aquisição de Equipamentos para a implantação da Casa do Hip Hop; Desenvolvimento e Incentivo ao Esporte Municipal; Promoção de Políticas Ambientais: Aquisição de Veículo para Transporte de Animais de Rua; Aquisição de Veículo Especializado e Equipamentos de Salvamento para o Corpo de Bombeiros e Promoção para Captação de Recursos ao Restauro do Seminário Claretiano.

  Demandas regionais do Vale dos Sinos para votação: Ampliação do Polo Universitário da UERGS em Novo Hamburgo; Políticas de Gênero: Casa de Passagem para as Mulheres Vítimas de Violência; Política Habitacional: Reassentamento de Famílias que residem às margens da RS-118 e Centro de Treinamento Regional para os Bombeiros

  Delegada Regional: Maria Rosane da Costa Couto. Delegados Municipais: Nelson Dalamaria, Luiz Carlos Bastos Terra, Cleber Sganzerla, Hilde Tatila Ferreira e Geovani Rodrigues.

Demandas de Esteio contempladas em edições anteriores da Participação Popular: Reforma da EEEM Bairro do Parque; Reforma da EEEM José Loureiro da Silva; Aquisição de mobiliário e equipamentos para laboratório de informática e eletrônicos – EEEM Dyonelio Machado; Equipamentos – Procon Esteio; Aquisição de caminhão auto bomba tanque para Corpo de Bombeiros; Aquisição de motocicletas para Brigada Militar; Aquisição de ambulância de resgate para Corpo de Bombeiros; Programa com equipe multidisciplinar para atendimento a mulheres em situação de violência; Aquisição de equipamentos para Hospital São Camilo e Reforma do Hospital São Camilo

Nenhum comentário: