sábado, 23 de outubro de 2010

Carros estacionados em cima da calçada: eu e você reclamando. Já somos dois.

(Foto - Clíck indiscreto, dia 21/10/2010 - Esteio/RS.)
Veículos estacionados em cima da calçada? Grande novidade. Estou acompanhando vários que tem mais de um ano estacionados irregularmente no centro de Esteio. Pensando bem, isso prova o quê, hein?

Veículos estacionados nas calçadas, em Esteio, são uma das maiores evidências da nossa desordem urbana do dia-a-dia. Veículos parados em locais proibidos obrigam o pedestre a caminhar na beira da pista, para desviar dos obstáculos indesejáveis instalados no meio do caminho; carros, lixo, material de construção... Ou seja: além de atrapalhar a vida da população (pedestres, cadeirantes...), este péssimo hábito cultivado por muitos motoristas esteienses também aumenta os riscos de atropelamento.
 
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito deveria orientar e fiscalizar os veículos que estiverem sobre as calçadas públicas em Esteio. A fiscalização poderia ser intensiva para flagrar casos de desrespeito à legislação de trânsito. 
 
Em Esteio a maioria dos motoristas sabe que estacionar em local proibido estará sujeito a multa, perderá pontos na carteira de habilitação e o veículo poderá ser guinchado, mesmo assim, por falta de fiscalização, a minoria não está nem aí.

Transitar com o veículo sobre o passeio público também gera multa, mas muitos motoristas não se preocupam, confiam no descaso da administração.

Nenhum comentário: