sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Esteio quer ser a “Cidade mais Humana”, mas ainda não superou a grave questão social dos moradores de rua que incomoda a população e assusta os visitantes.

Mendigos que “vivem”  abandonados no entorno dos viadutos, passarelas, praças e calçadas é desafio para prefeitura que construiu barreira de pedras antimendigo em baixo do viaduto, mas não consegue resolver o problema .

Alguns moradores de rua que “vivem” sob os viadutos, passarelas e casas abandonadas em Esteio são pessoas castigadas pela miséria, desemprego e abandono.  No período da Exposição internacional de animas – Expointer, alguns moradores de rua foram obrigados a sair debaixo de viaduto próximo ao parque de exposições (para não assustar os visitantes) Colocaram pedras enormes para impedir os sem-teto de dormir no local, mas não adiantou nada,  só piorou a imagem da cidade que quer ser mais humana e não tem albergue ou casa de passagem.

Mesmo Esteio, querendo ser uma “Cidade mais Humana”, ainda não superou esta grave questão social, que incomoda a população e assusta os visitantes. Para piorar, Esteio não tem nenhum restaurante popular, abrigo, casa de passagem ou albergue municipal.

A municipalidade se mostra indiferente no combate ao problema - haja vista o número de pedras colocadas sob o viaduto de acesso ao município, na rodovia BR 116, defronte ao Parque de Exposição Assis Brasil (Expointer), a fim de impedir os mendigos e andarilhos de utilizarem o local.

Alguns moradores de rua são consumidores de bebidas alcoólicas, sem instrução nem emprego, eles habitam viadutos, passarelas, calçadas, bancos de praças e viram um alvo fácil para as drogas e a criminalidade. Os leitores do Clíck indiscreto do dia-a-dia reclamam principalmente da insegurança, sujeira e do mau cheiro. “Em grupo, às vezes, eles passam à  noite cheirando cola, dormem durante o dia, fazem necessidades fisiológicas e alguns ameaçam transeuntes”, recamou um morador do Bairro Novo Esteio.

Em meio à noite, em baixo dos viadutos em Esteio é fácil confundir um morador de rua com o lixo que a população descarta irregularmente na via. Qualquer saco plástico ou um amontoado de papelão,  pode estar protegendo um morador de rua que certamente desejam buscar um contato maior com pessoas da comunidade, que moram tão próximas, mas de realidade tão distinta.


Não esqueçam que pedir esmola, desde julho de 2009, não é mais contravenção. A mendicância deixou de ser ilegal no Brasil.


Fotos moradores de rua em Esteio - 2010 
Clíck indiscreto do dia-a-dia 2010 - arquivo


Nenhum comentário: