sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Prédio histórico que foi vítima de incêndio em 2005 continua abandonado pela Prefeitura de Esteio.

A população e membros da Associação de Moradores do Parque Claret – Ampac, mais uma vez lembram, que hoje, sexta-feira, dia 13 de agosto de 2010 completou 5 anos do incêndio devastador que ocorreu no prédio do Seminário Claretiano de Esteio.

Os prédios históricos, situados no bairro Claret em Esteio, onde já funcionou o Seminário Claretiano, viraram símbolo de abandono. O antigo Seminário foi construído em 1940, em terreno com área total de 11 mil metros quadrados, sendo 6.454 metros quadrados de área construída, que desde o ano de 2000 pertence a Prefeitura de Esteio. Na madrugada do dia 13 de agosto de 2005 um dos prédios foi incendiado e até hoje, todas as edificações encontram-se totalmente abandonadas. O prédio histórico do antigo Seminário Claretiano se continuar abandonado corre sério risco de desabamento.

Segundo a senhora Carmen Pavão, Presidente da Associação de Moradores do Parque Claret o prédio do antigo Seminário Claretiano de Esteio é Patrimônio Histórico e Cultural tombado no ano 2000.

Depois de 20 anos da data em que o Seminário Claretiano foi desativado pela Instituição religiosa, os prédios ficaram aos “cuidados” da Prefeitura de Esteio e como pode ser constatado, continuam lá, a mercê do tempo, dos vândalos, dos meliantes e agora também da empresa Mac Engenharia que ocupou o local destruindo e alterando parte do patrimônio.

“O descaso, o descumprimento das liminares judiciais, a falta de valor histórico por parte dos governantes é inaceitável”, desabafou.

Nesta data, a presidenta Carmem, os demais membros da Associação, juntamente com a comunidade lembram com tristeza o incêndio ocorrido no dia 13 de agosto de 2005, mas anseiam e aguardam a solução deste conflito.

A Presidenta Carmem disse que a manifestação de hoje recebeu muitas adesões, o que impulsiona todos a cada vez mais continuar  buscando o que lhes é devido pelas autoridades municipais.

Segundo ela, a comunidade deseja um bom projeto de restauração dos prédios. "Queremos resgatar a história firmada nos altos do Parque Claret, centrados no município de Esteio, desde 1940, naqueles prédios que um dia acolheram pessoas que quiseram dedicar suas vidas para servir a Deus e ao povo de Esteio e arredores", disse.

A presidenta Carmem Pavão faz um pedido em nome da Associação: “Empenho, agilidade e diálogo com a comunidade que quer participar, construir uma cidade melhor, mais acolhedora, que não despreza sua história e valoriza o que ganhou no passado”. Finalizando, agradece a todos que aderiram a manifestação  e colaboram com a Associação. Destacou o trabalho da imprensa que  proporciona  espaço por onde os leitores acompanham a  trajetória de luta da Associação, sempre representando os anseios da  comunidade do Parque Claret de Esteio.

O imóvel do antigo Seminário Claretiano está em condições precárias e se continuar assim, abandonado, sem manutenção e vistorias periódicas, apresenta risco de incêndio e desabamento devido ao péssimo estado de conservação.

Todos que passam pelo local admiram a obra imponente, mas, ao mesmo tempo, lamentam o descaso da Prefeitura de Esteio, porque não existe nenhuma ação do poder público para recuperar o prédio sinistrado.

Enquanto alguns otimistas comemoram projetos que não saíram do papel, moradores de Esteio ainda não sabem o destino do imóvel do antigo Seminário católico. 

O descaso do poder público esteiense e o abandono por grande parte da sociedade transformou as antigas edificações num local inóspito e inseguro. Embora a imprensa local costumeiramente aborde o problema, e a Associação de Moradores do Parque Claret se mobilizem em defesa de uma imediata recuperação dos prédios, passado todo esse tempo e a degradação tendo atingido um grau de calamidade, ainda não se observa, com a força necessária, uma política pública capaz de solucionar o problema. 

É  U-M-A  V-E-R-G-O-N-H-A !!!

Nenhum comentário: