terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mercúrio: perigo ambiental no lixão das barreiras em Esteio




Lixão das barreiras - hoje, terça-feira, dia 17/08/2010, em Esteio.
Sem um eficiente serviço de coleta e destinação de resíduos urbanos especializado em recolher lâmpadas fluorescentes e aparelhos eletrônicos em Esteio, está se tornando frequente o descarte desses materiais no meio ambiente.  Algumas pessoas ou estabelecimentos comerciais, de serviços que geram esse tipo de lixo simplesmente descartam-nos em lugares ermos e terrenos baldios.

É crime jogar lâmpadas fluorescentes queimadas (quando deixam de emitir luz) na via pública, por conterem mercúrio, um elemento químico perigoso para a saúde humana e para o ambiente. Não jogue  lâmpadas  televisores, computadores inutilizados fora, em qualquer lugar. A melhor saída é enviá-los para um posto de reciclagem.

O lixão das barreiras, um “aterro sanitário clandestino” situado no Parque Primavera em Esteio, é hoje o principal destino dos animais mortos lixo orgânico, eletro-eletrônicos e lâmpadas fluorescentes ao final de sua vida útil. Lá as substâncias bioconcentradas, contidas nas centenas de lâmpadas  quebradas contaminam o solo e, posteriormente, os cursos d’água.

Segundo os maiores especialistas existem vários elementos nas lâmpadas que podem causar impactos negativos ao meio ambiente, mais o maior ainda é o mercúrio, uma substância que em condições normais, rapidamente transforma-se em gás.

O maior problema com as lâmpadas fluorescentes é que em Esteio elas são jogadas no lixo. O mais preocupante é aquele pó branco que as lâmpadas contêm acabam contaminando o solo e, posteriormente os cursos d’água. 

Diariamente podemos constatar crianças (algumas com carrinhos coletores de produtos recicláveis), catando lixo no lixão das barreiras e o contato com ele (mercúrio) poderá ser a pior contaminação, principalmente se alguma criança sofrer um corte e o pó entrar na circulação sangüínea.

Lixão das barreiras - hoje, terça-feira, dia 17/08/2010, em Esteio.
Por conter mercúrio, uma substância tóxica, as lâmpadas fluorescentes deveriam ser descartadas em local apropriado, jamais descartadas na via pública, para não contaminar pessoas, animais e o meio ambiente.

No entanto, em Esteio não há uma política pública eficiente de coleta de lâmpadas fluorescentes ou eletro-eletrônicos, muito menos conscientização da população. A fiscalização não alcança esse tipo de crime contra o meio ambiente e a municipalidade não cobra nada de ninguém. Por este motivo, em minha opinião, o nosso meio ambiente está cada vez mais contaminado e o passivo ambiental por aqui está sendo socializado por todos esteienses.

Nenhum comentário: