terça-feira, 17 de agosto de 2010

Meio ambiente é ignorado no lixão das barreiras em Esteio




Fotos do lixão das barreiras - hoje, terça-feira, dia 17/08/2010, em Esteio.

Hoje, dia 17/08/2009, à tarde, passando pelo lixão das barreiras, vi uma cena impressionante. Ainda me impressiono com as coisas de Esteio, sim. Cachorros de rua deitavam e rolavam no lixo  Era um banquete servido ao ar livre. Os taxis lotações, motos, carros e pedestres passando e os cães banqueteando.
 
Mas, o detalhe que mais me chamou a atenção não foi o dos cães degustando o que encontravam. Foi a de meia dúzia de crianças no meio do lixo, assistindo tudo. Não sei afirmar se elas admiravam os cães que faziam  a digestão ou se esperavam a vez para fazer parte do farto e variado banquete. Uma cena inesquecível para comover até o mais simples e humilde ambientalista.

Por muitos anos, o lixão das barreiras envergonha  os moradores de Esteio. Além dos problemas de saúde causados pelo lixo a céu aberto. Quando os caminhões, carroças ou carrinhos coletores de lixo, “clandestinamente” chegavam para despejar resíduos, os catadores, ás vezes até crianças, se aglomeram em busca de materiais recicláveis que podem valer alguma coisa.

Infelizmente, a situação não muda. Entra e sai governo e a situação continua a mesma. A prefeitura não soluciona definitivamente o problema e as pessoas arriscam a saúde no meio da sujeira.

A prefeitura de Esteio deveria promover a mudança de local do atual depósito “clandestino” de lixo, passando para local adequado. Providenciar o cercamento imediato do atual depósito, a fim de evitar o acesso do público e, especificamente, da população que vive nos arredores do lixão.

O município de Esteio deveria promover a notificação do proprietário da área para a desativação imediata do lixão, que continua poluindo o meio ambiente, desobedecendo às normas e princípios relativos à proteção ambiental, sendo utilizados para colocação de resíduos industriais, pneus, entulhos, animais mortos, sucatas de fundição, móveis, lâmpadas, baterias, além de materiais provenientes lancherias, de poda de árvores, resíduos de produtos sem identificação, entre outros, acumulando grande quantidade de lixo no local; tais resíduos estão sendo depositados de forma irregular e permanecem, por vários dias a céu aberto no local.





Fotos do lixão das barreiras - hoje, terça-feira, dia 17/08/2010, em Esteio.
 Se você mora em Esteio, no Parque Primavera ou se já passou alguma vez pelo lixão das barreiras e tem alguma declaração a dar, aproveita a oportunidade, poste um comentário, talvez alguma autoridade veja, fique com  vergonha e resolva o problema definitivamente.

Nenhum comentário: