quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As péssimas condições de acessibilidade nos passeios públicos de Esteio, constatadas pelo Clíck indiscreto do dia-a-dia.





Em Esteio existem várias calçadas que até parecem estacionamentos particulares, alguns motoristas, impunemente, estacionam em cima das calçadas, em frente às garagens ou casas comerciais. Por falta de orientação e fiscalização a maioria das pessoas prejudicadas não sabem como devem proceder ou a quem recorrer nesses casos.
 
Com a multiplicação de veículos transitando nas ruas de Esteio, a falta de garagens passou a alarmar e alguns motoristas veem-se apavorados sem terem onde estacionar seus carros. Por falta de fiscalização não se multiplicam geometricamente as multas por estacionamento em local não permitido, mas aumentam as construções de garagens em cima das calçadas.
 
Há casos espantosos de proprietários de veículos que constroem garagens, até para dois veículos, bem em cima da calçada. Será que calculam ser mais barato construir e colocar grades no passeio público do que pagar a multa por estacionamento irregular: principalmente quando pretendem ficar à noite inteira com os carros estacionados em “segurança”. 
 
Em Esteio, só passa por transtornos quem anda pelas calçadas, pois muitas delas são mal sinalizadas, estreitas e esburacadas. Para pessoas idosas, cadeirantes ou deficientes visuais, que dependem de condições especiais de acessibilidade, a situação é ainda mais grave, pois  raras são as calçadas que seguem as determinações previstas na lei onde estão estabelecidas as normas gerais  para  promoção da acessibilidade.
 
Deveria haver uma cartilha ou um guia prático apresentando a forma correta para a construção de calçadas em Esteio, seguindo as normas exigidas em lei para acessibilidade.



Em Esteio, muitas pessoas dependem de condições especiais para transitar pelas calçadas. 

Destacamos os cidadãos com mobilidade reduzida, entre os quais se incluem  idosos, obesos e gestantes. Para estas pessoas, andar nas ruas de Esteio é praticamente impossível. Aqui os transeuntes dividem o espaço com equipamentos públicos, como telefones, postes, hidrantes e painéis, faixas táteis, placas publicitárias, veículos, garagens, churrasqueiras...

Alguns pedestres e moradores, reclamam da falta de espaço em alguns  trechos das calçadas onde foram construídas diversas churrasqueiras e garagens. Segundo eles, os pedestres e a maioria crianças são obrigados a caminhar na beira da pista. Além disso, ainda de acordo com os moradores, a pouca extensão de calçada existente, está tomada de mato, lixo, entulho e há muitos veículos estacionados inadequadamente, o que prejudica a circulação.
 
As péssimas condições de algumas calçadas oferecem risco de acidente - É perigoso, porque às vezes, para desviar dos obstáculos, pessoas passam na beira da pista. A prefeitura de Esteio devia intervir, já que se trata da segurança da população. Deveria fazer com mais freqüência a fiscalização de obras irregulares, a manutenção, como capina e retirada de entulhos – que prejudicam ainda mais a circulação de pedestres.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, veículo estacionado em cima da calçada é infração grave com penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo. Mas, garagem? Sei lá, não sei... Entende?

Nenhum comentário: