sábado, 27 de fevereiro de 2010

Trânsito em Esteio: se melhorar um pouco... bom, aí é o caos.

A cada dia as ruas de Esteio  ganham vários buracos novos. Carros, ônibus, caminhões, motocicletas, carroças, táxis e vans micro-lotações  circulam, entre pedestres, buracos, placas sinalizando “trânsito interrompido”, calçadas esburacadas e obstruídas exigindo cada vez mais paciência de todos.  A confusão do trânsito não escolhe classe social e atinge a população em geral.

 O caos no trânsito esteiense afeta a segurança de todos, parados nos congestionamentos os veículos são alvos fáceis para assaltantes. O caos no trânsito causa acidentes, polui o ar e gera prejuízos para a economia de toda região.  O problema é tão sério e preocupante que algumas pessoas chegam a pensar e responsabilizar os iresponsáveis.

Atualmente em Esteio o trânsito é um problema gravíssimo, mas que ainda tem solução. Exige imaginação, competência, fiscalização e coragem do poder público municipal para mudar o que está errado. Em alguns casos, apenas pequenas medidas, sem grandes impactos  e idéias radicais poderiam  amenizar o problema. Iniciativas simples, inteligentes e baratas podem causar efeitos imediatos nos engarrafamentos e melhorar a segurança das pessoas.

Tapar buracos, por exemplo, além de não causar acidentes e provocar avarias nos veículos, depois de tapados, os buracos diminuem a preocupação de todos, porque os carros não são mais obrigados a desviar deles. Desviar o trânsito para vias estratégicas sinalizadas corretamente pode fazer toda a diferença. O recapeamento do asfalto nas  ruas, imediatamente depois de realizada a colocação dos canos.  Pintar as faixas  de passagem de pedestres. Se o motorista vê a as ruas bem sinalizadas, dirige com mais segurança. Retirar a sinalização provisória e colocar as guias imediatamente depois de executar a obra, não deixar aterro, areia, caliça, máquinas e caminhões atravancando a via pública.

O caos nas ruas e avenidas de Esteio é manchete na imprensa, alerta para um problema grave não apenas no centro da cidade , mas nos bairros e vilas por falta de planejamento, fiscalização ou infra-estrutura viária para comportar tanto carro em tantas ruas esburacadas.   Nos cruzamentos e nos locais em obras, não encontramos nenhum guarda municipal de trânsito para controlar o grande fluxo de veículos em um lugar sem semáforo (sinaleira). Em Esteio, estacionar em cima do passeio público ou em outros lugares não permitidos gerando confusão no trânsito é quase cultural, a cidade se transformou numa omissão e irresponsabilidade, principalmente por estar colocando em risco diariamente a vida de muitas pessoas.  

Quando os esteienses abordam questões complexas tais como a desorganização do trânsito, a buraqueira na via pública, calçadas obstruídas, obras sem planejamento e suas conseqüências futuras pensam no sentimento de imunidade, muitos acreditam estarem isentos desses problemas que agora, com as obras do governo estadual (Corsan)  batendo em nossa porta, eles criam uma nova perspectiva para enfrentarmos de frente tudo isso, a conscientização deveria aparecer no espírito da comunidade, para não ficarmos estagnados, assistindo passivamente  o caos que nos engole gradativamente.

A idéia do Clíck indiscreto do dia-a-dia é a da população que é discutir e sugerir o que a municipalidade deve fazer para evitar que o trânsito em Esteio chegue ao colapso,  pois se melhorar só um pouquinho... bom, aí é o caos.
.

Nenhum comentário: