segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Prédio histórico do antigo Seminário Claretiano se continuar abandonado corre risco de desabamento

Os prédios históricos, situados no bairro Claret em Esteio, onde já funcionou o Seminário Claretiano, viraram símbolo de abandono. O antigo Seminário foi construído em 1940, em terreno com área total de 11 mil metros quadrados, sendo 6.454 metros quadrados de área construída, que desde o ano de 2000 pertence a Prefeitura Municipal de Esteio. Na madrugada do dia 13 de agosto de 2005 um dos prédios foi incendiado e até hoje, todas as edificações encontram-se abandonadas.

O imóvel está em condições precárias e se continuar assim, abandonado, sem manutenção e vistorias periódicas, apresenta risco de incêndio e desabamento devido ao péssimo estado de conservação. Todos que passam pelo local admiram a obra imponente, mas, ao mesmo tempo, lamentam o descaso da prefeitura de Esteio, porque não existe nenhuma ação do poder público para recuperar o prédio.

Enquanto alguns otimistas comemoram projetos que não saíram do papel, moradores de Esteio ainda não sabem o destino do imóvel do antigo Seminário Claretiano.  O descaso do poder público e o abandono por grande parte da sociedade transformaram as antigas edificações num local inóspito e inseguro. Embora a imprensa local costumeiramente aborde o problema, e associações civis se mobilizem em defesa de uma imediata recuperação dos prédios, passado todo esse tempo e a degradação tendo atingido um grau de calamidade, ainda não se observa, com a força necessária, uma política pública capaz de solucionar o problema

O belo conjunto arquitetônico do ex-Seminário Claretiano além de outras áreas tem prédios que deveriam ser considerados cartões-postais de Esteio, mas se tornaram verdadeiros fantasmas da paisagem urbana do Parque Claret, um importante bairro da cidade. São grandes edificações abandonadas, que não conseguiram acompanhar o avanço da tecnologia e estão na contramão dos espaços que deveriam ser restaurados ou revitalizados pelo poder público de Esteio ou iniciativa privada.

A Prefeitura de Esteio e órgãos do Estado e da União, pelo que parece, não  se interessaram por esse imóvel. O prédio do antigo Seminário, Católico por muitos anos, foi ponto de formação religiosa, cultural e profissional de várias gerações, mas infelizmente, o único Seminário da região não teve um final feliz e fechou as portas. “Eu vinha aqui pelo menos uma vez por semana quando jovem. Aos sábados à tarde, no Seminário nós assistiamos cinema grátis. Até hoje continuo esperando uma solução do poder público para o destino do prédio”, recorda o carpinteiro Osvaldo Ferreira, de 68 anos.

O prédio abandonado, atualmente provoca saudosismo nos mais velhos, mas também críticas por parte da população. Ele era ponto de referência da região para o aperfeiçoamento cultural, religioso e profissional de muitos jovens. Hoje, o mato tomou conta, serve como depósito de lixo, areia, brita e outros materiais de construção, além de garagem para máquinas e caminhões de uma empresa, sendo um pavio curto para incêndio ou em contagem recressiva para desabamento.

O descaso com o ex-Seminário Claretiano de Esteio deixa indignado, principalmente os antigos moradores da cidade. “Estou morando em Esteio há 58 anos. Foi aqui que criei meus quatro filhos. Quem conheceu o seminário antes e vê agora fica muito triste”, desabafa um aposentado que tem 72 anos e prefere não se identificar.

Nenhum comentário: