Daniel Wolff (esquerda) e Daniel Göritz encantaram a platéia na igreja do relógio em São Leopoldo |
Com a presença de muitos esteienses nos dias 21 e 22 foram realizadas mais duas edições do projeto MusiCâmara, uma em Novo Hamburgo e outra em São Leopoldo, respectivamente
Tendo como propósito de trabalho apresentar obras de compositores germânicos, o duo de violonistas Daniel Göritz (Alemanha) e Daniel Wolff (Brasil) foi convidado do mês de agosto do projeto MusiCâmara – promovido pela PRESTO Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura.
As edições foram realizadas com a presença de grande público nos dias 21 e 22 de agosto, em Novo Hamburgo e São Leopoldo, respectivamente. O concerto do dia 21, na Igreja Três Reis Magos (Rua Júlio Kunz, 75 – Bairro Hamburgo Velho). No dia 22, o mesmo programa foi apresentado na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro), em São Leopoldo. Ambos os concertos iniciam-se às 20h, com entrada franca.
Daniel Wolff (esquerda) e Daniel Göritz encantaram a platéia na igreja do relógio na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. |
Os concertos da semana também prestam homenagem aos 190 anos da imigração alemã no estado |
Como vem ocorrendo em todas as edições do MusiCâmara deste ano, os concertos da semana também prestam homenagem aos 190 anos da imigração alemã no estado.
Os músicos Daniel Wolff e Daniel Göritz se conheceram na Manhattan School of Music de Nova Iorque, onde ambos eram os únicos violonistas aceitos no curso de Doutorado. Logo iniciaram a parceria, tendo como objetivo expandir o repertório para dois violões por meio do desenvolvimento de transcrições inovadoras, executadas por ambos em concertos na Alemanha, Grécia e Estados Unidos.
Wolff e Göritz têm como foco as peças de Johann Sebastian Bach, Franz Schubert, Robert Schumann e Ludwig van Beethoven. O repertório apresentado nos concertos do MusiCâmara contemplou obras dos três primeiros citados.
Entre as apresentações de suas performances, os violonistas atualmente trabalham na gravação de suas transcrições. O primeiro CD, New Transcriptions for Two Guitars - Vol. 1 (Kreuzberg Records) contém obras de Beethoven, Chopin e Schubert.
Daniel Wolff e Daniel Göritz |
Daniel Göritz – Professor associado da Hochschule für Musik Hans Eisler em Berlim, ele atuou junto a importantes orquestras e grupos de câmara europeus, tais como a Filarmônica de Berlim, Orquestra Sinfônica da Alemanha e Orquestra Filarmônica da BBC.
Como compositor, obteve a encomenda anual do Senado de Berlim para uma obra para orquestra de câmara e o Grande Prêmio no concurso de composição do Festival Internacional de Música Contemporânea de Huddersfield (Inglaterra).
A crítica internacional alçou seu nome no cenário musical, como sendo “um mestre tanto no violão como na composição”, de acordo com o jornal Berliner Zeitung.
Daniel Wolff – Com vários discos gravados, Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu, sendo o primeiro Doutor em Violão do Brasil. Em Nova Iorque fez Mestrado e Doutorado em Música.
O violonista foi o criador do curso de Mestrado em Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Frequentemente é convidado para apresentações e ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música na América do Sul, Europa e Estados Unidos.
Wolff é vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão. Além de violonista, atua também como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Destaca-se também com atuações solistas em importantes orquestras.
Projeto MusiCâmara é uma promoção da PRESTO Produções e Promoções Artísticas e a Coordenação artística de Lúcia Passos |
MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 79 concertos.
Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.
Para mais informações, o contato com a escola de música PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pode ser feito pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro de São Leopoldo/RS. e-mails: presto.arte@gmail.com.br, site www.prestosl.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário