segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Duo de violonistas no MusiCâmara de agosto promoção da PRESTO Produções e Promoções Artísticas

Daniel Wolff (esquerda) e Daniel Göritz encantaram a platéia na igreja do relógio em São Leopoldo

Com a presença de muitos esteienses nos dias 21 e 22  foram realizadas mais duas edições do projeto MusiCâmara, uma em Novo Hamburgo e outra em São Leopoldo, respectivamente 

  
Tendo como propósito de trabalho apresentar obras de compositores germânicos, o duo de violonistas Daniel Göritz (Alemanha) e Daniel Wolff (Brasil) foi convidado do mês de agosto do projeto MusiCâmara – promovido pela PRESTO Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura.

  As edições foram realizadas com a presença de grande público  nos dias 21 e 22 de agosto, em Novo Hamburgo e São Leopoldo, respectivamente. O concerto do dia 21, na Igreja Três Reis Magos (Rua Júlio Kunz, 75 – Bairro Hamburgo Velho). No dia 22, o mesmo programa foi apresentado na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro), em São Leopoldo. Ambos os concertos iniciam-se às 20h, com entrada franca.



Os violonistas Daniel Göritz (Alemanha) e Daniel Wolff (Brasil) foram convidados do mês de agosto do projeto MusiCâmara – promovido pela PRESTO Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura do Brasil
Daniel Wolff (esquerda) e Daniel Göritz encantaram a platéia na igreja do relógio na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Os concertos da semana também prestam homenagem aos 190 anos da imigração alemã no estado

  Como vem ocorrendo em todas as edições do MusiCâmara deste ano, os concertos da semana também prestam homenagem aos 190 anos da imigração alemã no estado.
  Os músicos Daniel Wolff e Daniel Göritz se conheceram na Manhattan School of Music de Nova Iorque, onde ambos eram os únicos violonistas aceitos no curso de Doutorado. Logo iniciaram a parceria, tendo como objetivo expandir o repertório para dois violões por meio do desenvolvimento de transcrições inovadoras, executadas por ambos em concertos na Alemanha, Grécia e Estados Unidos.

  Wolff e Göritz têm como foco as peças de Johann Sebastian Bach, Franz Schubert, Robert Schumann e Ludwig van Beethoven. O repertório apresentado nos concertos do MusiCâmara contemplou obras dos três primeiros citados.

  Entre as apresentações de suas performances, os violonistas atualmente trabalham na gravação de suas transcrições. O primeiro CD, New Transcriptions for Two Guitars - Vol. 1 (Kreuzberg Records) contém obras de Beethoven, Chopin e Schubert.


Daniel Wolff  e Daniel Göritz
   Daniel Göritz – Professor associado da Hochschule für Musik Hans Eisler em Berlim, ele atuou junto a importantes orquestras e grupos de câmara europeus, tais como a Filarmônica de Berlim, Orquestra Sinfônica da Alemanha e Orquestra Filarmônica da BBC.
  Como compositor, obteve a encomenda anual do Senado de Berlim para uma obra para orquestra de câmara e o Grande Prêmio no concurso de composição do Festival Internacional de Música Contemporânea de Huddersfield (Inglaterra).

  A crítica internacional alçou seu nome no cenário musical, como sendo “um mestre tanto no violão como na composição”, de acordo com o jornal Berliner Zeitung.


  Daniel Wolff – Com vários discos gravados, Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu, sendo o primeiro Doutor em Violão do Brasil. Em Nova Iorque fez Mestrado e Doutorado em Música.
  O violonista foi o criador do curso de Mestrado em Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Frequentemente é convidado para apresentações e ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música na América do Sul, Europa e Estados Unidos.
  Wolff é vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão. Além de violonista, atua também como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Destaca-se também com atuações solistas em importantes orquestras.


Projeto MusiCâmara é uma promoção da PRESTO Produções e Promoções Artísticas e a Coordenação artística de Lúcia Passos

MusiCâmara
  Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 79 concertos.

  Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

  O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.


Para mais informações, o contato com a escola de música PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pode ser feito  pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro de São Leopoldo/RS. e-mails: presto.arte@gmail.com.br, site www.prestosl.com.br 




Nenhum comentário: