segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A FIDELIDADE

José Mazzarollo

José Mazzarollo
  Quem é, pois, o servo fiel e prudente a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes sustento a seu tempo? (Mt 24.45). A fidelidade é uma virtude exaltada por Deus, é a base de toda a religiosidade e também das relações humanas duradouras. Na proximidade ou na distância, o fiel demonstra o amor ao cumprir o acordo estabelecido. Nenhuma proposta  demove o fiel dos seus princípios de fidelidade, embora conviva com as mesmas tentações do infiel. Infelizmente a nossa geração é a mais infiel de todos os tempos. A infidelidade é proclamada sem constrangimento, inclusive com o incentivo público da legislação. Homens infiéis as suas esposas são exaltados nos seus atos. Jovens trocam constantemente de parceiros sem a mínima responsabilidade sentimental. É com toda a naturalidade que instituições governamentais incentivam a distribuição gratuita de preservativos nos colégios e postos de atendimento. Por que não doutrinar e exercitar desde a mocidade o valor da fidelidade?

Extinguiram-se os fiéis da terra. Os infiéis do passado ainda que resistiam por algum tempo e venciam algumas tentações. Hoje, a aliança amorosa é quebrada várias vezes no mesmo dia. Troca-se de parceiro com mais velocidade, que troca-se de roupa. Como alguém conseguirá ser fiel a igreja, se não for fiel a namorada ou esposa? Como poderá alguém ser fiel ao amigo ou ao patrão se não honra a sua palavra mediante um acordo com seu igual? O diabo vende a infidelidade embalada em pacotes enfeitados de jovialidade e beleza exterior, com sabor imediatista. Deus coloca o amor no coração do fiel, este experimenta o verdadeiro sabor do amor que lhe proporciona uma eterna felicidade.

“ Por isso todos os homens foram criados com um só coração, para que cada um se entregue de corpo e alma a uma só causa. ”

A fidelidade é uma virtude do coração, independe da proximidade dos olhos alheios. Nisto está a liberdade proposital que Deus concede ao seu povo, uma prova de amor ao Criador. As virtudes praticadas por constrangimento, de nada valem. O ladrão preso na cela não furta ninguém, mas é pela falta de oportunidade e não por ser honesto.  Deus aceita somente os fieis de coração. Por isso todos os homens foram criados com um só coração, para que cada um se entregue de corpo e alma a uma só causa. Tecnicamente temos condições de amar plenamente um só cônjuge e um só Deus.

Nota-se perfeitamente esse fenômeno, quando um esposo ou namorado divide seu amor com a mulher estranha, mesmo as escondidas, sabe-se que o autor da infidelidade é o diabo, e não tardará aparecerem os sinais da discórdia e contenda. A fidelidade proporciona plena realização e felicidade. O infiel ao satisfazer os desejos do corpo, abre um vazio espiritual no coração, que o leva a solidão e angústia. Comprova-se nesta geração o crescente número de consultórios de terapia tentando devolver a confiança e felicidade aos desconsolados.

Para ser fiel temos que seguir os passos de Jesus Cristo, pois, ele recusou todas as propostas do diabo para ser infiel ao Pai que o enviou com uma missão. Fazendo morrer a natureza terrena é que alcançamos a natureza divina. A terra nos oferece o prazer e a morte. O céu derrama alegria e imortalidade sobre os fiéis. Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu. 


mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min; E na TV Urbana, assista ao Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 22h às 22h30min na TV Urbana (UHF 55 e NET 11) 





Nenhum comentário: