quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Através do esporte o Esgrimista Jovane Guissone superou obstáculos e com determinação entrou para a história


Medalhista de ouro Jovane Guissone é recepcionado na Prefeitura de Esteio
 
Tendo a frente o caminhão do Corpo de Bombeiros, a carreata seguiu pelo centro
 da cidade, onde o atleta foi aplaudido pela população. 
Na foto: Queli, Jovane, Jovane Junior e Amanda. Imagem Adriano Rosa da Rocha - Assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio.
Medalhista de ouro Jovane Guissone é recepcionado na Prefeitura de Esteio. Na foto Queli, Jovane, Jovane Junior e Amanda. Imagem: Adriano Rosa da Rocha - Assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio.
 O atleta Jovane Guissone dia 11 viveu mais um dia de emoções. Campeão na modalidade Esgrima sobre Cadeira de Rodas, categoria Espada, das Paralimpíadas de Londres, o campeão foi recebido com festa em Esteio, cidade onde mora. O morador da Rua Dalva de Oliveira, no Parque Primavera, recebeu, na frente da Prefeitura, um certificado de Honra ao Mérito, entregue pela secretária municipal de Educação e Esporte, Carla Mantay.
 
  Emocionado, Jovane agradeceu o carinho dos servidores municipais, familiares, amigos e moradores da cidade que foram cumprimentá-lo. “Eu fiz valer a pena o tempo que estive longe de casa, os momentos de treinos, longe da família. Temos que ter força de vontade para vencer”, comentou, entre aplausos o atleta de 29 anos.
 
  Depois, o medalhista paralímpico foi até o Centro de Convivência Território de Paz, no Parque Primavera. Tendo a frente o caminhão do Corpo de Bombeiros, a carreata seguiu pelo centro da cidade, onde o atleta foi aplaudido pela população. No caminho, o grupo passou pela casa do medalhista no Parque Primavera.
 
  Jovane foi recebido com aplausos e cartazes no Território de Paz pelos alunos da Escola Estadual CAIC e representantes do programa Primeira Infância Melhor (PIM).
 
  A secretaria Carla Mantay disse que é um orgulho para o Município receber o medalhista. “A gente só tem a agradecer pelo ouro e pelo grande exemplo de vida e de força de vontade”, declarou.
 
  No Território de Paz, Jovane deu um recado para as pessoas que foram recepcioná-lo.“Só quero agradecer a minha família que sempre me ajudou a lutar. Eu já saí com o objetivo de ganhar a medalha. Treinei muito e tinha certeza que ía fazer tudo valer a pena. Não foi fácil, mas jamais desisti. É preciso acreditar nos seus sonhos, ter força de vontade e batalhar pelos seus objetivos”, destacou.


        Homenagens também em Porto Alegre  
  O dia de Jovane foi longo. Às 11h, ele desembarcou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, recepcionado pela mulher Queli Sinara Guissone, e os filhos Jovane Júnior (1) e Amanda (11). Familiares, amigos e colegas da Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência (Asasepode) e da Brigada Militar, entidades que apoiam o atleta, também estavam no saguão do aeroporto para aguardar pelo campeão. Depois dos abraços e de muitas fotos com pessoas que estavam no aeroporto, embarcou em um caminhão do Corpo de Bombeiros e foi, em carreata, até o Quartel General da Brigada Militar, onde foi homenageado.
 

Imagem: Adriano Rosa da Rocha - Assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio.
Tendo a frente o caminhão do Corpo de Bombeiros, a carreata seguiu pelo centro
 da cidade, onde o atleta foi aplaudido pela população. 
Na foto: Queli, Jovane, Jovane Junior e Amanda. Imagem Adriano Rosa Assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio.
No Território de Paz, Jovane deu um recado para as pessoas que foram recepcioná-lo.“Só quero agradecer a minha família que sempre me ajudou a lutar.Foto: Kleyton Fantin - Assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio.
Jovane Guissone: “Quero agradecer a minha família que sempre me ajudou a lutar...” Foto: Kleyton Fantin - Assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio.

Ao garantir a  medalha de ouro inédita para o Brasil o atleta Jovane Guissone  entrou para história

Em frente ao prédio da prefeitura de Esteio, o esgrimista recebeu um certificado de Honra ao Mérito, entregue pela secretária de Educação, Carla Mantay. Na oportunidade, o atleta agradeceu o carinho dos servidores e amigos. "Fiz valer a pena o tempo que estive longe de casa, especialmente os momentos de treinos", disse emocionado.

  Para homenagear o atleta, o vereador Felipe Costella apresentou na sessão do Legislativo esteiense uma proposta concedendo o Título de Cidadão Benemérito: “ A Câmara de Vereadores não poderia deixar de reconhecer os feitos deste atleta na conquista da medalha de ouro", relata.

   A história de recordes começou antes de Londres. No ano de 2011, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na esgrima adaptada, em uma competição internacional. O paratleta foi bronze na modalidade espada, na Copa do Mundo de Montreal, no Canadá. Neste ano, melhorou seu desempenho e ficou com a prata na Copa de Malchow, na Alemanha. 

Reconhecimento popular

Primeira Paralimpíada

   Em sua primeira participação nos Jogos, o atleta, natural de Barros Cassal, conquistou uma medalha inédita para o país ao derrotar na final Chik Sum Tam, de Hong Kong, por 15 a 14. Único esgrimista brasileiro na Paralimpíada, Jovane começou a praticar o esporte em 2007. Atualmente ele treina no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, e já obteve outras conquistas inéditas, como o primeiro pódio brasileiro num torneio internacional de esgrima, com o bronze na Copa do Mundo do Canadá, em 2011, e a medalha de prata no mundial realizado na Alemanha neste ano.
  Fonte:Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação da Prefeitura de Esteio.


Jovane Silva Guissone é ouro

Sem  patrocínio o paratleta  se supera para chegar ao ouro na Paralimpíada e fazer história ao vencer a final da prova de espada da esgrima em cadeira de rodas, nos Jogos Paralímpicos de Londres

 Jovane Guissone é um bom exemplo para todos, mas não tem patrocínio para se manter na Esgrima


 O esgrimista Jovane Silva Guissone, 29 anos, nasceu em Barros Cassal no dia 11 de março de 1983, morador da Rua Dalva de Oliveira, no  Parque Primavera em  Esteio conquistou a medalha de ouro na esgrima em cadeira de rodas, categoria espada, nos Jogos Paralímpicos de Londres. Em sua primeira participação nos Jogos, o atleta conquistou uma medalha inédita para o país ao derrotar  Chik Sum Tam, de Hong Kong, por 15 a 14, na final.



O esgrimista Jovane Silva Guissone, 29 anos é morador da Rua Dalva de Oliveira, no  Parque Primavera em  Esteio



O esgrimista e um amigo sofreram uma tentativa de roubo no trânsito no dia 19 de novembro de 2004, em Porto Alegre. durante a fuga, um dos assaltantes atingiu Jeovane com um tiro nas costas. A bala atingiu o pulmão direito, quebrou duas costelas, deixou estlhaços nos braços e afetou a coluna, o que lhe tirou o movimento das pernas.No ano de 2006 iniciou no basquete em cadeira de rodas. Em 2008, foi para esgrima revelando suas habilidades e mostrando que é possível superar limites físicos. 

 A luta de Jovane Guissone por uma nova vida,  mesmo sem ter uma reabilitação adequada,  culminou em medalha de ouro para o Brasil

  O dia-a-dia de Jovane é assim; Ele acorda às 7h, toma o ônibus urbano aproximadamente às 7h15, segue para a estação do Trensurb, pega o trem às 8h05, depois  viaja em mais dois coletivos para estar no Grêmio Nautico União, em Porto Alegre às 10h30 e iniciar os treinos que termina às 16h, contando com a orientação dos técnicos voluntários Eduardo Nunes, Alexandre Teixeira e o Coronel Silvio Dadia Sampaio, que se revezam e doam seus tempos voluntariamente para ensinar e cuidar da preparação de Jovane e outros 10 atletas, esgrimistas portadores de necessidades especiais, no seu dia-a-dia. Depois Jovane faz o caminho de volta usando as mesmas conduções para chegar em sua casa às 19h30 e rever a família.
  No Grêmio Nautico União, em Porto Alegre ele começou a sua história de recordes muito antes de Londres onde Jovane foi o único representante brasileiro na esgrima nesta Paralimpíada.

   Jovane já obteve outras conquistas inéditas, entre elas destacamos o primeiro pódio brasileiro em um  torneio internacional de esgrima, medalha de bronze na Copa do Mundo do Canadá, em 2011, e a medalha de prata no mundial realizado na Alemanha neste ano.

   A sua significativa vitória representa para todos que acreditam que o esporte e o apoio da família, mesmo com a indiferença de algumas autoridades,  pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Ele não tem nenhum patrocínio. O apoio que consegue do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) se restringe somente para custear as competições internacionais. Em torneios internos, a despesa sai do próprio bolso Jovane vive com os R$ 900 que recebe mensalmente do Bolsa-Atleta.


 “Eu pensei que a medalha era minha. Decidi arriscar, fui para cima e venci!”, afirmou jovane. A  conquista da primeira medalha de ouro também foi comemorada na cidade de Barros Cassal onde reside alguns familiares do atleta.

 Jovane Guissone agradece seus apoiadores

Jovane Guissone. Foto divulgação/CBP

No último ponto, não pensei duas vezes: fui para cima e consegui o toque. Quero agradecer a toda minha família, aos meus amigos e aos torcedores. Essa medalha é do Brasil, disse o campeão.


Jovane, para quem ainda não sabe, viveu uma infância feliz e livre, sem as novas tecnologias e maldades atuais. “Graças a Deus!”, ele agradece. “Hoje em dia vejo crianças envolvidas com o que não deve ou em frente ao computador. Eu, no entanto vivi uma infância alegre, mas com responsabilidade, pois aprendi a trabalhar para ajudar meus pais nas lavouras, no caso a lidar com as plantações de fumo. Durante o trabalho tudo era diversão o que era normal, em uma cidade do interior”, disse o filho da dona Maria.

  Maria Iraci Guissone, foi uma mulher trabalhadora que dedicou sua vida ao trabalho, esposo  Sebastião Guissone (falecido)e as filhos; Luciano, Jovane, Cristiano, Juliano, Alessandro e Adriana, que lhe deram muito trabalho e muitas alegrias.

  O pai Sebastião foi uma boa pessoa, que soube educar seus filhos pregando os bons costumes. Era um homem conservador e rígido, quando necessário, de personalidade forte, justo e digno. Jovane aprendeu a valorizar as qualidades do pai e graças a ele se considera uma boa pessoa. “Pretendo sempre oferecer aos meus filhos, além de muito amor, carinho, atenção e bons ensinamentos, porque hoje em dia está difícil orientar os filhos em um caminho certo”, complementou.

  Jovane agradece as pessoas que possibilitaram a sua conquista. Destacamos, entre elas, seus pais: Maria Iraci e Sebastião, irmãos Luciano, Cristiano, Juliano, Alessandro e a irmã Adriana, os técnicos voluntários Eduardo Nunes, Alexandre Teixeira e o Coronel Silvio Sampaio, cunhados Rafael Berté, Cleuza Pinheiro, a sobrinha Luiza e a Andressa que deu um novo rumo a vida do seu mano Juca. Ele agradece também a sua sogra Tania Mara Cheverria que zelou pela sua esposa e filhos nos 36 dias em que esteve em Londres, preparando-se para as Paralimpíadas.  A sua enteada Amanda S. Pereira, que considera uma filha muito querida, disse: “Quero que ela saiba que além de ser “o papito” serei sempre um amigo. Desejo que ela cresça e continue sendo sempre educada e simpática com todos. Ao Jovane Junior dedico meus dias, meus sonhos, minhas vitórias e minha medalha de ouro, que prometi quando fui à Londres, felizmente pude cumprir a promessa e trazê-la de presente em seu 1º aniversário, graças a Deus”.  A promessa só pode ser cumprida depois de passar por muitas dificuldades nessa sua caminhada rumo ao pódium.

  O atleta aproveita a oportunidade para agradecer a Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência -ASASEPODE, do Rio Grande do Sul, em que faz parte e sempre, junto com os demais, tem proporcionado sua alegria, oferecido apoio e muita força aos esgrimistas, seus amigos. Ele agradece outras pessoas que também fazem parte das suas conquistas; Fábio Luis Damaceno, Maurício Stempniake, Lauro Nrachtvogel, Bruno Martins, Venderson Chaves, Airtom Pinto, Rudinéia Mônica, Suellen Rodolpho, Mônica Santo e a outros esgrimistas que torceram por ele, no Brasil e em vários outros países. “Aceitem o meu abraço e a minha admiração a todos que sempre estão comigo. Em 2016 estaremos juntos para conquistarmos medalhas inéditas para o Brasil”, disse Jovane.

  Fábio Damaceno, amigo e compadre de Jovane, mereceu um agradecimento muito especial, por ser o responsável pelo convite para participar da Esgrima em cadeira de rodas. “Hoje somos grandes amigos. Eu e minha esposa apadrinhamos o filho dele e ele e a sua esposa “Preta” apadrinharam o nosso filho. O Fábio a “Preta”, a Kerolyn, o Kevin e o nosso afilhadinho Murillo fazem parte da nossa família. Nós adoramos eles!”, e  complementou dizendo: “ Ah! E o café da comadre Preta, é o melhor do melhor do mundo!”, (risos).

  Jovane agradeceu a Deus por que em seu caminho sempre apareceram pessoas especiais, assim como o vereador Felipe Costella e seu assessor Cristiano que inúmeras vezes tem auxiliado. “Eles sempre colocaram um veículo a minha disposição para me transportar, em  qualquer dia e horário, facilitando a minha acessibilidade à vários locais. São meus grandes parceiros e amigos”, afirmou.

“Agradeço ao povo de Barros Cassal pela grande recepção que fizeram na minha chegada na cidade. Jamais esquecerei. Foi muito linda! Aos esteienses que assistiram e assistem de perto as minhas dificuldades diárias e sempre torceram por mim, aos gaúchos e brasileiros agradeço de coração pelo apoio. A todos muito obrigado”.

  Acima de tudo Jovane continua agradecendo a Deus por suas vitórias e pela grande esposa  Queli, companheira e amiga que Deus lhe deu. Dizem que ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher. “Com certeza que Deus me deu uma companheira que está comigo, estamos sempre juntos nos piores e melhores momentos. A sua presença e auxílio, com certeza são indispensáveis. Nos momentos mais difíceis ela sempre tem alegria de viver  que para mim é contagiante. Obrigado amor, por fazer parte da minha vida e pelo presente que você me deu; o nosso filho Jovane Junior que foi tão esperado e desejado, agora faz a diferença em nossa vida. Que Deus nos abençoe eternamente”, concluiu.





Nenhum comentário: