sábado, 28 de fevereiro de 2015

Que tal iniciar o ano letivo com ferramentas a mais para ir bem na escola?

Ana Paula Toniolo Zampetti



  O yoga é uma maravilhosa ferramenta para aumentar a potencialidade do aprendizado do seu filho, também os mantém ágeis e tonificados. Isso é muito importante, já que as crianças investem mais tempo do que nunca em atividades sedentárias como ver televisão, escutar músicas ou estar no computador. A longo prazo, esse sedentarismo se reflete na saúde física como obesidade, diabetes e um mal funcionamento do coração e dos pulmões entre outros malefícios; e na saúde mental, diminuindo a concentração e memória.

  Melhora a postura: Praticar yoga com regularidade fortalece a coluna e quando nossa coluna está alinhada, melhora o fluxo de energia do nosso corpo. Ou seja, má postura resulta em preguiça. Além disso, uma boa postura melhora a respiração e a digestão. 

  Melhora a consciência corporal: A maioria das posturas do yoga se repetem em ambos os lados do corpo. Acredita-se que trabalhando assim harmonizamos os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. A capacidade de distinguir entre esquerda e direita é a base da consciência postural e se desenvolve até os sete anos, quando se domina o movimento das mãos. Muito importante para os pequenos que estão iniciando a alfabetização.

Melhora a respiração:  Quando somos bebês respiramos profundamente desde o diafragma (principal músculo respiratório), mas à medida que crescemos e o estresse vai aumentando, tendemos a uma respiração mais superficial que acontece no peito. Ensinar as crianças a respirarem melhor permite que elas tenham mais energia no aprendizado.  É importante ressaltar que uma respiração debilitada prejudica seriamente o aprendizado, pois ela tem uma ligação direta com a mente e as emoções.

  Melhora a concentração: os exercícios de concentração e visualização do yoga ajudam as crianças a evitarem as distrações externas. Quando elas adquirem essa habilidade conseguem ficar mais atentos e receptivos durante as aulas.

  A prática do yoga desde cedo também pode ajudar o seu filho a aumentar a autoestima e a criatividade. Trabalhamos posturas de animais, acompanhadas de histórias que incentivam a criatividade e a concentração. 

Acesse www.youtube.com.br e pesquise vídeos do Virando Bicho com Yoga de Ana Paula Toniolo Zampetti e veja como trabalhamos com os pequenos. Namastê!




Nenhum comentário: