sábado, 28 de fevereiro de 2015

Desafio de Juvir Costella: comandar a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul

“Sei que exercer a titularidade dessa pasta é um desafio, mas com trabalho e ações conjuntas entre o Governo do Estado, o Governo Federal e Parcerias Público Privadas e municípios tenho a expectativa de que podemos desenvolver um bom trabalho”, afirma Costella sobre a tarefa que lhe foi delegada.

Juvir Costella iniciou o ano de 2015 com uma nova missão e a expectativa de desenvolver um bom trabalho
  Costella iniciou o ano de 2015 com uma nova missão pela frente. Aos 55 anos casado e pai de dois filhos, Juvir Costella é natural de Guaporé. No entanto, há mais de quatro décadas fixou residência aqui em Esteio, município do qual foi vereador por dois mandatos. 

  Na oportunidade, Costella destacou a satisfação dos 31.739 votos que recebeu dos cidadãos gaúchos que confiaram nele para representá-los como agente político na Assembleia Legislativa. Em dezembro passado, ele assumiu, por meio de um convite do Governador Sartori, o comando da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, pasta criada a partir da unificação da Secretaria do Turismo com a pasta do Esporte e do Lazer do Estado.

Juvir Costella com a esposa Maira e os filhos Felipe e Guilherme

“  Sei que exercer a titularidade dessa pasta é um desafio, mas com trabalho e ações conjuntas entre o Governo do Estado, o Governo Federal e Parcerias Público Privadas e municípios tenho a expectativa de que podemos desenvolver um bom trabalho”, afirma Costella sobre a tarefa que lhe foi delegada.

   Focado nas metas da secretaria – que tem a finalidade de planejar, coordenar e executar os programas públicos do Estado para o desenvolvimento da atividade turística, esportiva e de lazer –, o Secretário defende o diálogo. “É preciso ouvir os segmentos do Turismo, Esporte e Lazer para traçar o nosso projeto para o Estado”, afirma. Nesse sentido, o secretário está ouvindo o trade do turismo e representantes do segmento do esporte e do lazer para buscar opiniões e sugestões. “O objetivo principal é zelar pelo bem-estar da sociedade gaúcha.” 

  Com relação a atual  situação econômica e financeira do Estado, Costella falou que precisamos agir com cautela, mas que todos nós precisamos olhar pra frente, com esperança e com projetos que alavanquem o Rio Grande do Sul e nos coloque em posições de destaque  que ora já ocupamos com relação ao PIB gaúcho, aos índices educacionais, as excelentes safras, enfim.

  
Juvir Costella
“Quanto aos aspectos econômicos, quero dar destaque ao turismo gaúcho: segundo dados do Ministério do Trabalho (estatística do final de 2013),  7% do total de empresas do RS são da atividade turística e representam 4% do total de empregos formais do estado. Esta atividade é a que emprega os mais diversos tipos de profissionais, pois tem ligado a si em torno de 52 atividades e além disso, é grande responsável pelo 1º emprego”.

  Além destes destaques, o titular da pasta de Turismo, Esporte e Lazer, salientou que o nosso Estado tem atrações turísticas bem variadas e para todas as épocas do ano. De fato, da Serra ao Litoral, do Pampa às Missões, os atrativos e belezas do Rio Grande são inúmeros e bastante distintos, capazes de atrair turistas com gostos e interesses dos mais variados. “Por isso é importante explorar ainda mais nosso potencial, e dar atenção inclusive aos destinos já consolidados, como a Serra Gaúcha, pois esses também têm demandas que precisam ser atendidas.”  

  Segundo Costella, é fundamental trabalhar com ações de impacto e que se orientem com o viés da   informação, da infraestrutura, da qualificação e da promoção, para que esta atividade ocupe lugar de destaque no cenário econômico gaúcho e além disso, é necessário tratar o turismo receptivo como instrumento fortalecedor do setor uma vez que temos como atrair os turistas dos outros estados, bem como os turistas dos nossos países vizinhos

O Esporte como ferramenta de inclusão social

   A educação do RS precisa de mudanças significativas para que os nossos jovens tenham expectativa de futuro. O esporte é um meio atrativo e com potencial para auxiliar no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Precisamos perceber que chegou o momento de vislumbrarmos a prática esportiva como meio de inclusão social, como fator de influência direta e de valorização na qualidade de vida, inclusive para adultos e idosos.

  O Esporte educacional ou educativo tem como finalidade contribuir na formação das crianças como seres autônomos, democráticos e participantes. As práticas esportivas educacionais auxiliam os projetos pedagógicos e oportunizam espaços de interação e de direito social para aqueles que estão em processo de amadurecimento. Portanto, as políticas sociais precisam olhar o esporte como ferramenta de mudança e de formação de grande parte da sociedade.

  Para Costella, o legado que a Copa 2014 deixou e com a chegada dos Jogos Olímpicos de 2016, que terão a participação de 10.500 atletas de 205 países,os representantes da comunidade gaúcha, precisam abraçar ainda mais as diversas práticas esportivas, inclusive o esporte de alto rendimento como ferramenta de melhoria, de expectativas de vida e de futuro para as crianças e jovens.

O esporte é considerado uma atividade física e sua prática em formatos variados pode oportunizar o lazer. É notório que o crescimento das políticas públicas de esporte e lazer ao longo dos últimos dez anos vem crescendo gradativamente. Nesse contexto, é importante segundo o Secretário, a integração cada vez maior entre a sociedade e os agentes públicos, no sentido de ampliar as políticas já existentes e universalizar o acesso à cultura-esporte-lazer.

  O lazer é, portanto, um elemento que contribui para uma boa qualidade de vida, garantido constitucionalmente, e não deve estar separado de outras metas e prioridades da vida dos cidadãos.

Governador José Ivo Sartori e o Secretário Juvir Costella 
   Para encerrar, Costella destaca que como agente político e cidadão está a serviço da comunidade Esteiense e gaúcha para que possa trabalhar e oportunizar melhor qualidade de vida para toda a sociedade.








Nenhum comentário: