sábado, 28 de fevereiro de 2015

O Grupo Esteio Fotos Antigas é uma espécie de “cápsula virtual do tempo que faz sucesso no Facebook desde 2013

Esteio revivendo as boas lembranças


Rafael Silva Gonzales Ortiz idealizador do Grupo que faz sucesso em Esteio

   Hoje o Grupo Esteio Fotos Antigas, é parte da história do nosso Município. Contamos a história através das fotos antigas, postadas pelos participantes do grupo que já chegam a 6.600 amigos. A cada dia uma nova foto, um novo encontro, uma lembrança distante, um local  que marcou a nossa  vida, um  amor do passado, um casamento realizado, a vida que seguiu o seu rumo fazendo a sua própria história.  

   Atingimos o nosso objetivo na criação deste grupo, democratizando o conhecimento do passado e sua memória no registro real, da imagem  fotográfica, história não contada por um profissional da imprensa ou  na visão de um narrador dos fatos,  mas pelos comentários  de seus participantes em preto  e branco.

   A busca da informação pelos jovens tem me animado a pesquisar  o nosso passado recente, estou aprendendo muito, com  novos fatos. Incentivo a participação dos que amam o passado, como alicerce para o futuro. Como avaliar a importância e o valor sentimental para aquelas pessoas que guardaram seus tesouros de recordações  e não sonhavam com está maravilha moderna das redes sociais,  para divulga-las.  Imagens e lembranças que por  muito tempo ficou dentro do baú, amareladas pelo tempo. 

   O passado ficou presente para todos, não excluímos pessoas, fatos, ideologias de qualquer natureza, zelamos para não nos desviar do foco do grupo, que é de registrar a história e a memória no contesto social,  antes e depois da emancipação política e administrativa da cidade.

   Nesta matéria especial publicada na Revista Popular, quero agradecer a participação e o apoio de todos na divulgação do nosso grupo, trazendo fotos, documentos e informações referente a antiga história da comunidade esteiense e seus feitos. Acredito que muitos cidadãos, mesmo distantes de Esteio também estão qualificados  para publicar fotos e falar da história de nossa cidade.
   Obrigado a todos,
Rafael Ortiz. 

Grupo Esteio Fotos Antigas do Facebook. 



O Grupo Esteio Fotos Antigas é uma espécie de “cápsula  virtual do tempo que faz sucesso no Facebook desde 2013 

  
Antigo pórtico de Esteio. Veja mais fotos antigas do Município no Grupo Esteio fotos antigas - facebook

   Esteio continua vivendo através do Facebook um período em que a população compartilha suas antigas fotografias,  histórias, sentimentos e emoções que ainda continuam preservados.  Rafael Ortiz agitou o Facebook com a criação do Esteio Fotos Antigas, desde 2013, o grupo já recebeu mais de 6.600 adesões e cada vez aumenta mais o número de participantes que postam uma variedade imensa de fotos antigas de pessoas, do município de Esteio e comentários mostrando como era a cidade há vários anos atrás. As postagens relembram os bons momentos de um período em que a comunidade iniciava a construção da cidade. O projeto idealizado por Rafael Ortiz busca resgatar antigas fotografias que reconstroem a história do município, tornando-se um grande acervo coletivo para compartilhar recordações.

  Segundo Rafael, o grupo começou de uma idéia que já estava sendo discutida após a publicação de uma foto bem antiga do inicio da Villa do Esteio. Essa foto chamou à atenção, daí então ele publicou outras fotos antigas e recebeu inúmeros comentários. As fotos foram publicadas e depois veio o sucesso, Rafael resolveu criar um grupo para que, além dele, outros integrantes pudessem postar fotos e fazer comentários a fim de ativar a memória dos esteienses para trazer as boas lembranças da cidade e de seus antigos moradores.  Um expressivo número de postagens de fotos antigas foi surgindo, muitas fotos curtidas e comentadas com tantos detalhes que isso chamou à atenção de várias pessoas que passaram por Esteio e hoje moram em localidades distantes, inclusive no exterior. Uma das idéias de Ortiz é divulgar a história, costumes antigos e preservar a memória que aos poucos a cidade estava se perdendo. Grande parte da população de Esteio começou a revirar o fundo dos baús dos seus pais e avôs e começaram a postar as fotos dos seus acervos particulares e até hoje, pessoas estão aderindo ao grupo.

   Nas imagens os integrantes do grupo vão se identificando com os lugares e reconhecendo as pessoas que estão nas fotos e relembrando as suas histórias. 

 
Irmãs Camilianas prestaram relevantes serviços ao Hospital Municipal São Camilo

Segundo Ortiz, o objetivo principal desse grupo é a preservação da história  de Esteio e manter a sua memória viva para as futuras gerações, para todos aqueles que nasceram ou moraram em Esteio e atualmente estão distantes por algum motivo, para aqueles internautas que ainda não conhecem a  história do nosso dia-a-dia, contada por seus moradores e também para aqueles que querem reencontrar amigos e relembrar as lindas histórias que aqui viveram, em alguma época de suas vidas.

            Esteio se revela no preto e branco das fotos antigas. "Capelinha" 1941

O Grupo mostra aos mais jovens e para aquelas pessoas que vieram morar recentemente na cidade, as mudanças que aconteceram e tem a oportunidade de ver como Esteio era antigamente.

   Esteio Fotos Antigas é um grupo de amigos que está tomando proporções que ninguém imaginava e sua importância se tornou muito significativa para a preservação da história do município. Além de preservar a sua memória,  está possibilitando a descoberta de momentos inesquecíveis que, até então, eram reservados às famílias detentoras das fotografias preservadas em álbuns, gaveta, cofres ou malas. O grupo está possibilitando o acesso a todos que gostam e se interessam pela antiga história da população esteiense, o que até pouco tempo era uma tarefa quase impossível de se conseguir.   A bem da verdade, a ilustres escritora Lufredina de Araújo Gaya autora dos livros “Esteio – obra e progresso de um povo, volumes I e II (III pronto, mas até hoje não publicado), e o não menos ilustre Jornalista Miguel Luz , bem antes de ser utilizada a plataforma do Facebook, um novo arquivo eletrônico da memória de Esteio, eles preservaram a história do município através de suas publicações. O livro “Ao Longo dos Trilhos” e o Museu Miguel Luz -de Esteio, preservam a história da cidade sem o apoio das autoridades municipais. 

   Para quem tem amor pela cidade e ainda não participa, fica o convite para visitar e colaborar para a reconstrução memorial de um município que cultiva há 60 anos uma grande história de trabalho, progresso, civismo e valor. Para participar do grupo Esteio Fotos Antigas, vá para a página e clique em participar do grupo no canto superior direito. O grupo é aberto para todos que querem participar, principalmente as pessoas que nasceram, trabalharam, moraram, ainda moram ou simpatizam com Esteio.   O grupo não entra em conflitos políticos, esportivos ou religiosos, como o que acontece na maioria das páginas no facebook, além disto não discrimina pessoa, origem, raça, crença, cor, estado civil, situação familiar, posição social, idade, sexo, ideologia política, filosofia religiosa ou orientação sexual, valorizando sempre a liberdade, a igualdade e a fraternidade, além de outras regras de postagens que você encontrará na página para ser observadas e obedecidas. 

ônibus da "Empreza Amador" de transporte coletivo. Linhas: Porto Alegre a Vila Esteio - Porto Alegre a São Leopoldo, Concessão do DAER. Horários: de meia em meia hora. Proprietário Amador doa Santos Fernandes - Rua São José, 364. Telefone: 45. São Leopoldo (1944)

Ary Leite - Artefatos de cimento.

   O Grupo Esteio Fotos Antigas, tem como finalidade consolidar a memória da cidade, levar aos jovens um pouco da história, não só pelo aspecto político social, mas também dos homens e mulheres que acreditaram nesta terra, e dela fizeram  o seu desenvolvimento. Oportunidade de amigos espalhados por todo o Brasil e no exterior se reencontrarem, após muitos anos afastados e de resgatar a saudade dos momentos vividos em sua juventude com amigos.  As fotos publicadas são na maioria das vezes originais e retratam as várias faces do vilamento do município. O material divulgado, além de arquivos de família vem de registros da imprensa  que juntos formam um rico acervo  recontando a trajetória do Município e de sua antiga população. Uma espécie de cápsula virtual do tempo. 

Quem deseja postar 
fotografias antigas que 
retratam a história, 
a memória de Esteio 
e de sua população, 
basta postar na página 
do grupo ou  
enviar cópia das fotos 
de preferência 
comentadas para 
e-mail:rafael.ortiz.1422@facebook.com.   

As fotos publicadas 
nesta edição foram postadas 
na Internet por 
amigos e integrantes 
do Grupo 
Esteio Fotos Antigas .


Monumento em homenagem ao Expedicionário brasileiro

Nenhum comentário: