quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Loja Maçônica completou 6 anos de atividades em Esteio

com o lema universal: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Onde não existem esses bens ali deverá estar a Maçonaria, sempre alerta e vigilante, lutando para conquistá-los, perseverante e silenciosa. Assim tem sido no desfilar incessante de povos e civilizações, há milênios!  A nova loja maçônica esteiense  consagra a perfeita igualdade dos seres humanos, criados homens e mulheres, como individualidades complementares, que constituem a Humanidade.

 Sede da Loja Maçônica Esteio de Luz, na Rua Cruz Alta, 90, zona central do Município de Esteio.

   Com a presença de várias autoridades maçônicas, no dia 8 de dezembro de 2006, uma nova Loja Maçônica foi entregue às mãos hábeis e seguras de alguns maçons esteienses, operosos e dedicados que nestes seis anos sempre souberam e puderam elevar bem alto a obra maçônica, sem a menor discriminação de homens e mulheres, sempre empenhados e dispostos a realizar um bom trabalho em benefício proprio, da comunidade e da Maçonaria Universal.

  Os membros da Loja Maçônica Esteio de Luz, reunem-se todas às quartas-feira e trabalham no Rito Escocês Antigo e Aceito de 1804, em uma sede exclusiva construida com sabedoria, força e beleza, adaptada exclusivamente para as finalidades a que se propõem, na Rua Cruz Alta, 90, em Esteio.

   A Loja Maçônica Esteio de Luz é uma sociedade civil, autônoma, com um modelo de trabalho constante, estudo, harmonia, fraternidade e sem nenhum impedimento de que possa entreter, em absoluta reciprocidade e igualdade de relações de amizade e reconhecimento com suas congêneres nacionais ou estrangeiras, mistas ou exclusivamente masculinas ou femininas. É a única loja maçônica em Esteio que congrega  maçons de lojas mistas, isto é: constituídas de homens e mulheres em absoluta igualdade de direitos e obrigações.

    Segundo o Estatuto da loja maçônica, ela é  uma instituição de caráter filosófico, espiritualista, cívico, filantrópico e cultural, sem finalidade lucrativa e regula-se pelos usos e costumes tradicionais da Maçonaria Universal,  Antiga, Livre e Aceita, expurgados de interpretações em conflitos ou incondizentes com o espírito e com os postulados essenciais e fundamentais da Instituição Maçônica, que se propõem a auxiliar e prestigiar a evolução pacífica da humanidade, sem nenhuma distinção de sexo, raça, cor, crença ou posição social.



Objetivos, fins e princípios da loja maçônica de Esteio


A Loja Maçônica Esteio de Luz é a única em Esteio que congrega maçons de lojas mistas, isto é: constituídas de homens e mulheres em absoluta igualdade de direitos e obrigações. Ela  consagra a perfeita igualdade dos seres humanos, criados homens e mulheres, como individualidades complementares, que constituem a Humanidade.



   A Loja Maçônica Esteio de Luz, fundada no dia 8 de dezembro de 2006,  além de respeitar  a Constituição, Regulamento Geral,  leis tradicionais da Ordem Maçônica Universal, usos e costumes, tem seu próprio Estatuto. Ela se dedica ao estudo das ciências físicas e espirituais, pesquisa todo e qualquer assunto que se relacione à evolução humana, na forma cultural, informativa, expositiva ou como necessário for, dentro da mais ampla liberdade de pensamento. Facilita a divulgação da cultura, assistência aos necessitados, menor carente, idoso desamparado, pessoas sem nenhum recurso material, auxilia todo empreendimento humanitário e altruísta, ecológico, cultural e desportivo. Ainda tem por finalidade o desenvolvimento moral, físico, emocional, mental e espiritual dos seus associados. É uma sociedade que se compõem por ilimitado número de sócios, sem a menor distinção ou discriminação de sexo, nacionalidade, cor, posição social, crença religiosa ou filosofia política. Não são remunerados, por qualquer forma ou hipótese, os cargos das diretorias, não distribui lucros, vantagens ou bonificação de qualquer espécie a nenhum membro das diretorias ou associados. É uma  Entidade absolutamente sem fins lucrativos. As demais finalidades da nova loja maçônica esteiense e a justificação de sua existência, desde 2006, estão explicitadas em documento que foi elaborado no início do processo de fundação, mas o seu principal lema é: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” que é exercido na sua plenitude.

   Maçons atuantes, filiados à várias potências maçônicas, com conhecimentos filosóficos, sentiram a necessidade de se unirem em uma loja simbólica, justa e perfeita, a fim de aí praticarem os ensinamentos adquiridos, não impondo nenhum limite à livre investigação da verdade, acrescentando mais luz ao simbolismo desta Loja. Essa realização permite um diálogo mais fecundo com o simbolismo, com os iniciandos e com a comunidade, servindo de modelo, que visa o aperfeiçoamento das relações maçônicas de um modo geral.

    A loja desenvolve atividades que contribuem para aumentar o acervo de bons trabalhos sobre a essência dos graus simbólicos, ação que se faz necessária também nos graus filosóficos. Com exemplos de cordialidade, tolerância, discrição e amor fraterno, os filiado daquela Oficina contribuiem para elevar ainda mais o conceito da Instituição, começando entre os próprios maçons, para depois chegar a comunidade.

   A  loja maçônica Esteio de Luz é uma associação fraternal de pessoas de ambos os sexos, emancipadas de convenções e preconceitos sociais, verdadeiramente livres, civis, fisicamente capazes e de bons costumes, intimamente unidos por laços de recíproca estima, confiança e amizade, tendo por objetivo promover a evolução pacífica da Humanidade pela compreensão e pelo entendimento entre os seres humanos. É importante célula de uma das maiores e melhores instituições da terra: a Maçonaria Universal que é uma  escola de aperfeiçoamento moral inigualável, onde a coletividade deve se sobrepor ao indivíduo e o personalismo, ceder lugar ao trabalho conjunto e contínuo em prol de um mundo mais fraterno onde as pessoas possam, com dignidade, ter as mínimas condições de vida, com civismo e liberdade, proclamar a liberdade de consciência como um direito inalienável de todo o ser humano. Professa a crença num Ser absoluto – Deus – concebido exclusivamente em espírito e verdade, rejeitando qualquer imposição, física ou moral, tendente a defini-lo ou limitá-lo. Consagra como princípios indispensáveis: a tolerância filosófica, o respeito mútuo, o altruísmo, o amor à verdade, a justiça e a sabedoria, que constituem a base do progresso e da civilização, devendo lutar incessantemente contra todas as manifestações de intolerância, da violência e da ignorância em todas as suas modalidades. Consagra também o amor à pátria, à família e a humanidade.

  É uma sociedade civil, autônoma, com um modelo de trabalho constante, estudo, harmonia, fraternidade e sem nenhum impedimento de que possa entreter, em absoluta reciprocidade e igualdade de relações de amizade e reconhecimento com suas congêneres que desejarem, nacionais ou estrangeiras, mistas ou exclusivamente masculinas ou femininas. É a única loja em Esteio que congrega maçons de lojas mistas, isto é: constituídas de homens e mulheres em absoluta igualdade de direitos e obrigações. Ela consagra a perfeita igualdade dos seres humanos, criados homens e mulheres, como individualidades complementares, que constituem a Humanidade.


Nenhum comentário: