Alessandro Paulo administra a Service Park-Liquigás. uma distribuidora de água mineral e gás de cozinha - fone: 0800.645.6422, em Esteio. |
O Programa Gaúcho de Microcrédito, atuando em conformidade com o Plano
Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado, constitui-se numa enorme
ferramenta de alavancagem da economia
O Microcrédito é uma modalidade diferente de empréstimo. Focado nas famílias em condição de vulnerabilidade social, incentiva as pessoas empreendedoras, proporcionando financiamento para suas atividades, mediante taxas altamente compensadoras. O modelo, criado em Bangladesch por Muhamad Yunus, foi tão auspicioso que redundou na formação do poderoso Grameen Bank e o idealizador recebeu o Premio Nobel da Paz.
É diferente sob vários aspectos.. A começar pelo público alvo, ou seja, aqueles que, embora tenham visão empreendedora, operam à margem do sistema convencional, atuando na informalidade, sem conta em banco, etc. Também é diferente porque a aplicação do recurso recebido é acompanhado por um profissional chamado Agente de Microcrédito.
Além disso, o tomador recebe orientações básicas como planejamento, controle, arquivo, melhoramento nos sistemas de compra e venda, estocagem, preços de venda, tudo para melhorar o gerenciamento de sua atividade.
O valor recebido, que nesta modalidade e de modo geral, não ultrapassa a R$ 15.000,00 (Quinze mil reais), deve ser aplicado integralmente no negócio, podendo ser para capital de giro - compra de matéria prima ou para investimento- aquisição de equipamento, reforma da área física, etc.
Dentre o público alvo encontramos, por exemplo: costureiras, esteticistas, mecânicos, padeiros, ciclistas, borracheiros, bancas de frutas, artesãos, pequenos fabricantes dos mais variados produtos e assim por diante.
O microcrédito, assim entendido aquele empréstimo proporcionado às pessoas empreendedoras, desde os mais remotos tempos sempre foi uma mão na roda. A história registra vários exemplos de grupos sociais, que, premidos por terríveis apertos financeiros, encontraram a saída através deste. Do grupo, exige-se apenas uma atitude, mas fundamental: a solidariedade. É necessário que uns ajudem os outros, especialmente na questão do comprometimento em honrar os compromissos contratuais.
O Programa Gaúcho de Microcrédito, atuando em conformidade com o Plano Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado, constitui-se numa enorme ferramenta de alavancagem da economia em sua a raiz, ou seja, no microempreendedor, a maioria destes na informalidade, mas com o gene criativo pulsando nas veias.
O Programa Gaúcho de Microcrédito tem um forte conteúdo econômico, mas é um projeto social que contribui no resgate da auto-estima, injetando elevadas doses de otimismo naqueles ansiosos em progredir.
Assim aconteceu com Alessandro Paulo, na foto, que administra a Service Park-Liquigás, uma distribuidora de água mineral e gás de cozinha, em Esteio. Ele precisava muito de uma camioneta para ampliar seu negócio, Usando de uma reserva que já tinha, valeu-se do microcrédito para completar o valor do veículo e, assim, realizou seu sonho.
Sergio Drebes é Vice-Presidente Executivo do Instituto Frederico Markus Contato: ifmarkus@gmail.com Av. Padre Claret, 121/407
Telefone: 3033.3535
Telefone: 3033.3535
Nenhum comentário:
Postar um comentário