quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Em Esteio: Microcrédito Produtivo e Orientado


Alessandro Paulo administra a Service Park-Liquigás. uma distribuidora de água mineral e gás de cozinha -  fone: 0800.645.6422, em Esteio.

O Programa Gaúcho de Microcrédito, atuando em conformidade com o Plano Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado, constitui-se numa enorme ferramenta de alavancagem da economia


 O Microcrédito é uma modalidade diferente de empréstimo. Focado nas famílias em condição de vulnerabilidade social, incentiva as pessoas empreendedoras, proporcionando financiamento para suas atividades, mediante taxas altamente compensadoras.  O modelo, criado em Bangladesch  por Muhamad Yunus, foi tão auspicioso que redundou na formação do poderoso Grameen Bank e o idealizador recebeu o Premio Nobel da Paz. 

   É diferente sob vários aspectos.. A começar pelo público alvo, ou seja, aqueles que, embora tenham visão empreendedora, operam  à margem do sistema convencional, atuando na informalidade, sem conta em banco, etc. Também é diferente porque a aplicação do recurso recebido é acompanhado por um profissional chamado Agente de Microcrédito. 

   Além disso, o tomador recebe orientações básicas como planejamento, controle, arquivo, melhoramento nos sistemas de compra e venda, estocagem, preços de venda, tudo para melhorar o gerenciamento de sua atividade. 

   O valor recebido, que nesta modalidade e de modo geral, não ultrapassa a R$ 15.000,00 (Quinze mil reais), deve ser aplicado integralmente no negócio, podendo ser para capital de giro - compra de matéria prima ou para investimento- aquisição de equipamento, reforma da área física, etc.

   Dentre o público alvo encontramos, por exemplo: costureiras, esteticistas, mecânicos, padeiros, ciclistas, borracheiros, bancas de frutas, artesãos, pequenos fabricantes dos mais variados produtos e assim por diante. 

  O microcrédito, assim entendido aquele empréstimo proporcionado às pessoas empreendedoras, desde os mais remotos tempos sempre  foi uma mão na roda. A história registra vários exemplos de grupos sociais, que,  premidos por terríveis apertos financeiros, encontraram a saída através deste. Do grupo, exige-se apenas uma atitude, mas fundamental: a solidariedade. É necessário que uns ajudem os outros, especialmente na questão do comprometimento em honrar os compromissos contratuais. 

   O Programa Gaúcho de Microcrédito, atuando em conformidade com o Plano Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado, constitui-se numa enorme ferramenta de alavancagem da economia em sua a raiz, ou seja, no microempreendedor, a maioria destes  na informalidade, mas com  o gene criativo pulsando nas veias. 

   O Programa Gaúcho de Microcrédito tem um forte conteúdo econômico, mas é um projeto social que contribui no resgate da auto-estima, injetando elevadas doses de otimismo naqueles  ansiosos em progredir. 

   Assim aconteceu com  Alessandro Paulo, na foto, que administra a Service Park-Liquigás, uma distribuidora de água mineral e gás de cozinha,  em Esteio. Ele precisava muito de uma camioneta  para  ampliar seu negócio, Usando de uma reserva que já  tinha, valeu-se do microcrédito para completar o valor do veículo e, assim, realizou seu sonho.


Sergio Drebes é Vice-Presidente Executivo do Instituto Frederico Markus Contato: ifmarkus@gmail.com Av. Padre Claret, 121/407
Telefone: 3033.3535

Nenhum comentário: