terça-feira, 21 de julho de 2009

Calçadas obstruídas em Esteio é sinal de perigo para pedestres













Em Esteio, os pedestres fazem malabarismo para desviar dos obstáculos que encontra nas calçadas da cidade. Mercadorias de grande porte expostas no passeio público, materiais de construção, veículos, podas de árvores, lixo, bueiros sem tampa, buracos e muitas bugigangas em geral, que obstruem o trânsito dos pedestres nas calçadas. Em alguns trechos simplesmente não sobra nenhum espaço para andar e o jeito é seguir pela rua.

A obstrução nas calçadas resultante de eventuais reparos subterrâneos nas redes de água e esgoto, obras de substituição de pisos ou outro motivo que cause a obstrução temporária, quando não existir alternativa é aceitável, mas estacionar veículos, depositar materiais de construção, lixo ou colocar obstáculos, não é nada legal e (com a notificação da fiscalização que em Esteio não existe) deveria ser evitado.

Nesta questão da obstrução do passeio público em nossa cidade fica o jogo de empurra-empurra entre os esteienses e a municipalidade. A Prefeitura alega que os cidadãos não devem obstruir as calçadas, e tem toda razão. Mas a prefeitura também deveria dar bom exemplo, fiscalizando e realizando a limpeza de todas as vias públicas.

Nenhum comentário: